top of page

LIVRO COM PEÇAS DE FERNANDO CARVALHO É LANÇADO

O ator, diretor e pesquisador Fernando Carvalho lança seu primeiro livro. Neles, estão dois textos de teatro: "Ovelha Dolly" e "Zoológico a céu aberto".

Fernando Carvalho é ator, palhaço, diretor e pesquisador brasiliense. Integrante do Grupo Liquidificador, é responsável pela realização de algumas obras teatrais na cidade, como as recentes "A Irresistível Ascensão de Arturo Ui" (2019) e "Jardim das Delícias" (2018). Em 2015, o artista morou na Argentina, onde estudou Direção e Dramaturgia com Emílio García Wehb por algum tempo. E foi justamente nesse período que nasceram as peças "Ovelha Dolly" e "Zoológico a céu aberto"


A ideia do livro surgiu a partir da participação de Fernando no evento Janela de Dramaturgia, projeto dedicado a promover leituras dramáticas através de discussões, apontamentos e reflexões com novos dramaturgos de Belo Horizonte de outras cidades do Brasil. O ator enviou seus textos para a equipe de curadoria e foi chamado para a edição de 2016 do projeto. Houve uma boa aceitação entre os artistas e dramaturgos participantes. As trocas teatrais culminaram em parcerias com outros profissionais e na publicação de duas peças pela Editora Javali, dentro da Coleção Teatro Contemporâneo.


"Ovelha Dolly" já é uma obra conhecida pelo público. Inspirada no famoso caso científico do animal clonado em 1996, a versão teatral é uma bufonaria humorística com os grandes campos simbólicos em que a história da ovelha se encaixa (transitando entre ciência, arte e religião). A peça foi montada e dirigida por Fernando em Brasília em 2017, tendo como protagonista Micheli Santini. Essa versão com Micheli já foi apresentada em diferentes temporadas e festivais, como o Festival do Fundão (Riacho Fundo/DF), Festival 1/4 de Cena (Brasília/DF) - onde recebeu título de melhor obra pelo juri popular - e Festival de Teatro da Amazônia (Manaus/AM). Em Salvador/BA, "Ovelha Dolly" foi montada com a atriz Maria Marighella sob direção de Jorge Alencar e Neto Machado. Ao que tudo indica, haverá também uma nova montagem em Manaus e a ideia, claro, é deixar que a peça circule pelo país inteiro.

Fernando Carvalho

Já "Zoológico a céu aberto" é totalmente inédita. Ainda não foi levada aos palcos. Trata sobre a tragédia da social democracia brasileira, levantando questões trágicas, patéticas e patológicas da contraditória classe média de nossa sociedade contemporânea.

Para os amantes da arte, o livro é uma ótima pedida e uma boa maneira de dialogar com os novos e atuais autores e fazedores de teatro do Brasil. O prefácio é assinado por Leonardo Shamah, artista multifacetado que transita entre o teatro, a performance e as artes visuais. Os livros são vendidos em Brasília e pela internet, com envio para qualquer estado do país.


PROGRAME-SE

PRODUTO: "Ovelha Dolly e Zoológico a Céu Aberto" - Coleção Teatro Contemporâneo

AUTOR: Fernando de Carvalho

EDITORA: Javali

ANO: 2019

QUANTO: R$25,00 para entrega em Brasília e R$30,00 para outros estados

FALE COM O AUTOR:



bottom of page