top of page

INSCRIÇÕES PARA OFICINAS GRATUITAS DO CINEMA É RALAÇÃO II

Ao todo, são disponibilizadas 60 vagas nas oficinas de Maquinária e Elétrica, Som Direto e Operação de Câmera, com foco na profissionalização de realizadores periféricos. Prazo vai até quarta-feira, 27



O Projeto "Cinema é Ralação" está com inscrições abertas para a segunda edição de suas oficinas formativas e profissionalizantes na área audiovisual. Voltadas especialmente para jovens da periferia, pessoas negras, mulheres, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência auditiva e visual, o projeto visa promover a inclusão e diversidade dentro da indústria cinematográfica. As inscrições ficam abertas até a próxima quarta-feira, 27 de março, por meio do site www.cineseaudiovisual.com.br.


As aulas serão realizadas entre os dias 8 e 26 de abril, no Estúdio da AICON, localizado no SIA, e no IFB - Campus Recanto das Emas. “O nosso campus está localizado em uma região periférica que respira cultura. Então o projeto tem uma aderência muito grande com aquilo que a comunidade busca em termos de formação. Além de ser gratuito, pode contemplar tanto os alunos do IFB que já estão nessa trajetória, nesse itinerário formativo, como também pessoas da comunidade que tenham interesse ou afinidade com audiovisual. Então, o Cinema é Ralação está muito alinhado com a nossa proposta pedagógica, com nosso objetivo de formar profissionais na área do audiovisual aqui no Distrito Federal.", afirma o Prof. Germano Cruz, Diretor-Geral do IFB Recanto das Emas.


Em um ambiente de ensino presencial, os participantes terão a oportunidade de vivenciar experiências práticas e imersivas, refletindo a dinâmica real de um set de filmagem. Cada oficina terá duração de 5 dias, com 4 horas de aulas diárias, totalizando 20 horas de aprendizado em cada oficina. São elas: Maquinária e Elétrica com Messias Filho (DF), Som Direto com Olivia Hernández (CUBA) e Operação de Câmera com Joanna Ramos.


O projeto é realizado pela Cinese Audiovisual em parceria com a Candiá Produções e Aicon Ações Cinematográficas e conta com apoio do Instituto Federal de Brasília (IFB) - Campus Recanto das Emas. Tem patrocínio da Neoenergia Brasília e do Instituto Neoenergia - Edital Transformando Energia em Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC-DF). “Apoiar projetos como o Cinema é Ralação confirmam o nosso compromisso de contribuir para o desenvolvimento das organizações da sociedade civil e colaborar com as metas da Agenda 2030 da ONU nas regiões onde a Neoenergia está presente”, explica Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.


LeoMon, idealizador e coordenador do projeto, destaca a importância dessas iniciativas para grupos historicamente sub-representados na indústria audiovisual: "Quando pensamos em atividades formativas nesse setor, os conhecimentos práticos e técnicos relacionados à produção audiovisual não são facilmente disponibilizados no Distrito Federal ou, quando são, possuem custo elevado, dificultando o acesso. Nosso objetivo é oferecer oportunidades gratuitas de capacitação e inserção profissional para esses grupos, promovendo uma verdadeira transformação no cenário audiovisual”, contou o profissional. 



PROGRAME-SE

Inscrições das Oficinas do Cinema é Ralação, 2ª edição

Período de inscrições: 11 a 27 de março de 2024

Onde se inscrever: No site www.cineseaudiovisual.com.br



Comentários


bottom of page