top of page

HENFIL LEVA ESTUDOS SOBRE TEATRO MUSICAL BRASILEIRO À ESPANHA

Artista e pesquisador, @henriquefho desenvolveu estudos sobre o percurso do teatro musical do Brasil. Fruto dessa pesquisa, um artigo foi publicado em revista acadêmica espanhola.

Henfil em foto de Matheus Alves

O teatro musical brasileiro exerceu um papel decisivo na formação da nossa cultura. Foi por meio do desenvolvimento histórico do Teatro Musical que a profissionalização das artes cênicas tornou-se possível na país. Até a música popular brasileira, nosso MPB, teve sua consagração conquistada graças ao teatro musical. Apesar desse protagonismo na cultura brasileira, os principais gêneros dessa arte vêm do estrangeiro – tanto o Teatro de Revista quanto o Teatro Político Musical.


O fascinante percurso do teatro musical no Brasil ganhou as páginas da última edição, de número 48, da revista “Estudis Escènics” de Barcelona. Henfil, nome artístico de Henrique Barbosa Curado Filho, é o autor por trás dessa publicação inédita. O artista mineiro multifacetado percorre pelos campos do audiovisual, do teatro e da pesquisa acadêmica, e atua no cenário cultural do Distrito Federal há mais de 10 anos. Apaixonado por musicais, deu seus primeiros passos na música e no teatro ainda pequeno, em Minas Gerais, e seguiu carreira artística quando se mudou para Brasília em 2010, fazendo cursos de teatro e performando em espetáculos na cidade.


Essas vivências o instigaram a aprofundar seus estudos na área, dessa vez como pesquisador. O mestrado em Estudos Teatrais pela Universitat Autònoma de Barcelona deu vida à tese “Teatro Musical Brasileño: una historia de rituales antropofagicos”. No trabalho, Henfil se aprofundou na história do teatro musical brasileiro autoral, analisando a produção nacional de espetáculos com texto e músicas originais. Após identificar um padrão na forma que esse teatro era consolidado, o investigador mineiro escreveu sua dissertação relacionando a história do teatro musical brasileiro com a Antropofagia cultural teorizada por Oswald de Andrade.



Arte por Henfil*

A publicação da dissertação em formato de artigo acadêmico para a edição 48 da “Estudis Escènics” foi a forma que Henfil encontrou contribuir com a difusão da história do teatro musical brasileiro. De acordo com o pesquisador, esta foi a primeira vez que o tema foi abordado na renomada revista, referência em assuntos sobre investigação teatral em todo território europeu:


“Foi uma tentativa decolonial de apresentar o nosso teatro musical sem utilizar teorias ou modelos importados da Europa ou Estados Unidos. Além disso, busquei resgatar o passado rico do nosso teatro musical original - tanto para aqueles na Europa que o desconheciam, como para refrescar a memória dos agentes culturais aqui no Brasil, que atualmente está dominado de adaptações de peças da Broadway”, conta Henfil.


COMO TER ACESSO À PESQUISA?

O artigo pode ser encontrado nos links abaixo e está disponível no original em espanhol e com tradução para o inglês.


Teatro Musical Brasileño: una historia de rituales antropofagicos

Henrique Barbosa Curado Filho - @henriquefho

Estudis Escènics 48 (2023) Barcelona, Espanha


*Arte com fotos de Peter Kunold, Aymoré Marella, Derly Marques e Bruno B Castro.

Comments


bottom of page