• Josuel Junior - Editoria

GUINGA E AS VOZES FEMININAS - 4 ESPETÁCULOS NO CCBB

Série de shows que celebra os 70 anos do músico traz para o CCBB Brasília as cantoras Mônica Salmaso, Leila Pinheiro, Gioia Persichetti e Anna Paes e os violonistas Jean Charnaux e Thiago Amud.

De 26 a 29 de março, o Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília recebe a série de quatro espetáculos “Guinga e as Vozes Femininas”, em que o músico e compositor se apresenta com uma cantora diferente por noite, apresentado diferentes repertórios e arranjos. A programação começa no dia 26, quinta-feira, quando Guinga recebe a cantora Mônica Salmaso e o violonista Jean Charnaux. No dia 27, sexta-feira, é a vez de Guinga receber Leila Pinheiro com Jean Charnaux. No sábado, 28, Gioia Persichetti e Jean Charnaux. E no domingo, 29 de março, encerrando o projeto, a cantora Anna Paes e o violonista Thiago Amud sobem ao palco com Guinga.  Os shows acontecem às 20h no Teatro do CCBB Brasília.


Idealizado e produzido por Fernanda Vogas, que também assina a direção do espetáculo, “Guinga e as Vozes Femininas” celebra a trajetória de vida e obra de Guinga, não só um dos mais importantes violonistas da história da música brasileira, como um dos compositores mais singulares de todos os tempos. A identificação de Guinga com as vozes femininas é algo que lhe é bastante característico e que vem de há muito tempo, desde a década de 1970: primeiro com Clara Nunes e Elis Regina, depois com Elza Soares, Nana Caymmi, Alaíde Costa, Zezé Gonzaga, Miúcha, Maria João, Leila Pinheiro, Mônica Salmaso, entre outras.


Com mais de 50 anos de carreira, Guinga é um músico reconhecido internacionalmente, admirado por grandes nomes da música e da crítica especializada. Recebeu importantes prêmios em sua carreira, como o Prêmio Sharp em 1996 (melhor disco instrumental e melhor produção por Cheio de Dedos, melhor música instrumental por Dá o Pé Loro, e melhor canção por Chá de Panela), o Prêmio da Música Brasileira (melhor canção por Sedutora em 2015 e melhor arranjador por Porta da Madama em 2016), além da indicação em 2012 ao Grammy na categoria melhor disco instrumental por Rasgando Seda.


Poucos músicos são tão apreciados entre os seus pares como este carioca que estudou e exerceu odontologia antes de poder dedicar-se por inteiro à música. Mas a música já estava por inteiro em Guinga, sempre esteve, desde que o dedo circulava pelo botão do rádio e lhe fazia chegar um pouco de Ernesto Nazareth, de Pixinguinha, Jacob do Bandolim ou Garoto, de Baden Powell, das serestas antigas, obviamente de Villa-Lobos, e também das canções de Tom Jobim.  As cantoras que se apresentam ao lado do músico e compositor comentam sobre como se relacionam com a obra de Guinga.


Masterclass, palestra e turnê

No dia 26 de março, quinta-feira, às 16h, na Escola de Música de Brasília, a cantora Anna Paes realiza a palestra “Guinga 70 anos”. No evento aberto ao público, gratuito e com tradução em Libras, Anna Paes convida a todos a conhecer a trajetória musical do compositor e músico. Na sexta-feira, 27 de março, às 10h, no Teatro do CCBB Brasília, Guinga oferece uma Masterclass ao público em geral e estudantes de música.


PROGRAME-SE

PRODUTOS:

1 - Guinga e as vozes femininas - Série de espetáculos musicais em comemoração aos 70 anos do músico e compositor

ONDE: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília

HORÁRIO: 20h

QUANTO:  R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) - Bilheteria do CCBB Brasília

QUANDO:

26/03 - Guinga (voz e violão), Mônica Salmaso (voz), Jean Charnaux (violão)

27/03 - Guinga (voz e violão), Leila Pinheiro (voz), Jean Charnaux (violão)

28/03 - Guinga (voz e violão), Gioia Persichetti (voz), Jean Charnaux (violão)

29/03 - Guinga (voz e violão), Anna Paes (voz), Thiago Amud (voz e violão)


2 -Masterclass com Guinga - Guinga convida a todos para conhecer um pouco do seu universo musical e conversar sobre música.

PÚBLICO ALVO: pessoas interessadas em música e estudantes de música

QUANDO: 27 de março, sexta-feira HORÁRIO: 10h ONDE:Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília Evento gratuito com inscrições pelo site até 24/03

Inscrições | masterclass-guinga.webnode.com


3 - Palestra - Anna Paes convida a todos para conhecer a trajetória de vida musical do compositor e músico Guinga. PÚBLICO pessoas interessadas em música e estudantes de música

QUANDO:26 de março, quinta-feira HORÁRIO: 16h ONDE: Escola de Música de Brasília

Evento gratuito com tradução em libras

As inscrições devem ser feitas até o dia 24 de março pelo site https://masterclass-guinga.webnode.com/. A participação é gratuita, mas sujeitas à disponibilidade de vagas.



© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por Josuel Junior e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W

Para sugestão de pauta, envie release o e-mail:

falecomportalconteudo@gmail.com