GRUPO PÉS PARTICIPA DE FESTIVAL LATINO-AMERICANO

"Un abrazo telemático" - O grupo PÉS foi convidado para representar o país, no III Encontro Latino-Americano de Dança e Inclusão. As ações serão realizadas pela internet.

Desde 2011, o Projeto PÉS pesquisa a criação, provocação e execução do movimento expressivo para e por pessoas com deficiência, através de técnicas do teatro-dança. O Projeto, idealizado pelo diretor Rafael Tursi em 2009, surgiu como uma resposta à falta de projetos destinados às pessoas com deficiências. Por mais que alguns projetos existam, algumas vezes não são suficientes ou não oferecem uma gama de opções a este público. O Projeto é aberto à comunidade e tem como foco o desenvolvimento da integralidade e da socialização dos indivíduos, garantindo acessibilidade à informação em pesquisa. 


Nos últimos meses, em plena paralisação das artes em meio à pandemia, Tursi está motivado pelos trabalhos que segue fazendo com o grupo. Há 09 anos, o Projeto PÉS trabalha, de forma contínua, com educação e criação artística com pessoas com diferentes deficiências, sejam físicas, intelectuais ou sensoriais. Para lidar com as novas dificuldades da quarentena, o grupo, que ensaia dentro das salas do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB), teve que cancelar os seus ensaios e sentiu a força do distanciamento. Com isso, surgiu a necessidade de se adaptar aos meios tecnológicos, como as lives. São troca de saberes onde os pesquisadores acadêmicos do grupo entram na rede para compartilhar seus trabalhos finais de graduação e pós-graduação em artes, voltados para o trabalho artístico e pedagógico com pessoas com deficiência.


Há, ainda, os conteúdos chamados, pelo grupo, de "Quem cuida", onde recebem as mães e pais de parte dos integrantes com deficiência, para um papo sobre suas vidas fora do ensaio, e, por fim, os conteúdos de intercâmbio, onde recebem diretores e artistas de outros grupos, que trabalhem com arte com pessoas com deficiência.


Ganhador dos prêmios de Melhor Espetáculo Adulto de Teatro 2019 (Grupo Tripé, 2020), Prêmio Cultura e Cidadania - Arte Inclusiva (GDF, 2018), Melhor Trabalho Nacional de Cultura e Lazer e Melhor Trabalho Nacional de Educação Inclusiva (Congresso Nacional de Diversidade e Inclusão, 2012), o PÉS soma em seu currículo, cinco espetáculos, apresentados por todo o Distrito Federal, além da participação com palestras, debates e apresentações em mais 60 eventos, desde sua criação, incluindo atividades no estados de Goiás, São Paulo, Recife e fora do Brasil, em Cascais (Portugal) e em Bariloche, na Argentina, em 2017, quando viajaram com todo o grupo para apresentação de seu espetáculo Similitudo, como únicos representantes brasileiros, no Arte x Igual, Festival Internacional de Artes com Pessoas com Deficiência. 


Hoje, seguindo com os trabalhos na quarentena, o grupo PÉS foi convidado novamente para representar o país, no III Encontro Latino-Americano de Dança e Inclusão, organizado pela rede MICA - Mundo Integrado con Amor, com sede na Argentina, e apoiado pelo Governo da Cidade de Buenos Aires. No entanto, com as restrições mundialmente impostas pela pandemia, o evento ganhou caráter virtual, intitulando-se "Un Abrazo Telemático" e está com todas as suas mais de 20 atividades sendo mediadas pela internet.

Iniciado na última segunda-feira (25), o evento se estende até o dia 07 de junho. Durante o evento, o grupo brasileiro é responsável por uma oficina de teatro-dança, no próximo dia 05, ministrada pelos seus integrantes Thais Cordeiro e Roges Moraes, e uma residência artística, de montagem coreográfica, dirigida por Rafael Tursi, a ser exibida via Youtube, na noite do dia dia 06 de junho.


Serão 18 artistas na residência. Pessoas vindas do Brasil, Argentina, Bolívia, Peru, Costa Rica e da Venezuela. Depois do Encontro Latino-Americano, a próxima participação do PÉS será no III Encontro PROCENA (Goiânia/GO). O evento que tem como tema a acessibilidade, dança e profissionalização de pessoas com deficiência, acontecerá em agosto desse ano, também através das plataformas virtuais.


Quem quiser acompanhar as lives do grupo PÉS, pode acessar através do endereço @projetopes, nas redes do Facebook e Instagram do grupo. A programação do III Encontro Latino-Americano de Dança e Inclusão está disponível em https://mica.org.ar/

1/5

© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por Josuel Junior e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W

Para sugestão de pauta, envie release o e-mail:

falecomportalconteudo@gmail.com