FILME DE CEILÂNDIA ESTREIA NO FESTIVAL DE CINEMA DE BRASÍLIA

O filme Filhos da Periferia, que retrata a vulnerabilidade da juventude atual, será exibido em 8 de dezembro na plataforma do evento.

Foto: Taís Castro

O Curta-metragem Filhos da Periferia representará Ceilândia na 54ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A produção foi selecionada entre mais de 700 curtas do país inteiro para a Mostra competitiva Nacional e também será exibido na Mostra Brasília. O evento vai ocorrer entre os dias 7 e 14 de dezembro em formato online, pelo segundo ano consecutivo.


O filme traz um pouco da realidade dos jovens em situação de vulnerabilidade do Distrito Federal. Filmado na Ceilândia, e escrito e dirigido por Arthur Gonzaga, cineasta que cresceu na região, a obra de ficção faz um recorte no cotidiano de muitos adolescentes que vivem em uma das maiores periferias do país.


A produção fala sobre os melhores amigos Junior e Clayton que crescem juntos na Ceilândia, preferia de Brasília. Suas vidas são transformadas após um ato de violência.


Os protagonistas do filme Pedro Gomes e Wilker Dantas, são jovens moradores de Ceilândia e foram escolhidos pela produção por meio de uma seleção feita em escolas públicas de Ceilândia.

Com nove filmes de ficção e três documentários, a Mostra Competitiva de Curtas traz produções das cinco regiões brasileiras. Filhos da Periferia está entre as duas produções do Distrito Federal selecionadas para a mostra junto com N.F, Trade de Thiago Foresti.


Com 16 minutos de duração, o filme apresenta trilha sonora criada com grupos de Rap de Ceilândia. A fotografia assinada por Taís Castro, é inspirada no Neo Realismo italiano e traz um olhar poético à obra esbanjando os tons dourados da seca do cerrado. O elenco também é composto pelos conhecidos atores brasilienses, Larissa Mauro, Genivaldo Sampaio e Rodrigo Lelis que também assina a direção de arte do filme.

Os curtas-metragens e longas das mostras paralelas serão exibidos diretamente na plataforma oficial do festival - Innsaei.tv.


O diretor, Arthur Gonzaga também vai participar dos debates do Festival no dia 10 de dezembro. Na Mostra Competitiva entre 10 e 13 horas e na Mostra Brasília de 17 às 20 horas.

PROGRAME-SE

Filhos da Periferia

Direção: Arthur Gonzaga

Filme Ficção, 16 min, 2021, Distrito Federal

Classificação indicativa: 12 anos

No Festival de Brasília do Cinema Brasileiro - Mostra Competitiva

Entre 7 de dezembro (a partir de 22h30) e 8 de dezembro (até às 22h29)

Na Mostra Brasília

Entre 9 de dezembro (a partir de 20h) e 11 de dezembro (até às 19h59)

No Canal InnSaei.TV (plataforma oficial do Festival) https://innsaei.tv/inicial

Mais informações: https://festcinebrasilia.com.br/

AS MAIS LIDAS DA SEMANA...