FILME BRASILIENSE "DESCAMINHOS" SERÁ EXIBIDO NO TEATRO SESC PAULO GRACINDO

O filme conta com o elenco vindo do Grupo Teatro do Instante, um coletivo de investigação cênica de Brasília que completou 11 anos de atividade em fevereiro de 2020.

Divulgação - Via Assessoria

Um grupo de amigos se reúne após uma grande perda. Os conflitos pessoais abrem velhas feridas que só um ritual de cura ajuda, mas os conduz a um caminho de ilusão e raiva. Esse é o enredo do filme "Descaminhos", que será exibido nesta semana no Teatro SESC Paulo Gracindo, na cidade do Gama/DF.


O filme conta com o elenco vindo do Grupo Teatro do Instante, um coletivo de investigação cênica de Brasília que completou 11 anos de atividade em fevereiro de 2020. Neste período criou vídeos, performances e oito espetáculos, sendo três deles em colaboração com artistas do Teatro O Bando de Portugal. O Coletivo é ligado ao grupo de pesquisa institucional Poéticas do Corpo da Universidade de Brasília - UnB, que aglutina pesquisadores em artes cênicas.

Os integrantes do grupo promovem periodicamente trocas com diferentes artistas, ocasiões em que workshops e debates são abertos à comunidade do DF. Nesta perspectiva o grupo já viabilizou a troca com artistas do Teatro O Bando (Portugal), além de Carlos Simioni (Lume, SP), Matteo Bonfitto (Unicamp, SP), Alba Lírio (Yoga da Voz, RJ), Toshi e Ciça Ohno (Seitai Ho, Jardins dos Ventos, SP), artistas da Fundação Fernando Leite Couto (Moçambique), dentre outros. Com esses intercâmbios, a produção artística ganhou consistência, constância e maturidade, fortalecendo o cenário cultural local. Além disso, essas trocas vêm nutrindo o desenvolvimento de pesquisas no campo das artes cênicas, que repercutem tanto em aulas ministradas (em cursos universitários e outros contextos) quanto na escrita de artigos e livros. O Grupo Teatro do Instante agora aplica toda sua experiência compondo o elenco do filme “Sinais da Razão”, junto à produção e equipe cinematográfica encabeçada por Armando Fonseca, natural do DF e diretor da obra.

A direção de "Descaminhos" é de Armando Fonseca. Ao longo dos 12 anos em que trabalha na área de produção cinematográfica, ele dirigiu curtas, médias e longas-metragens, com formação acadêmica em faculdade de comunicação social do DF, Pós-Graduação em cinema na Anhembi Morumbi, na EICTV em Cuba e na New York Film Academy nos EUA, acumulou filmes estrangeiros em sua filmografia. Recebeu mais de 20 prêmios em festivais e mostras ao redor do mundo. Seu longa-metragem “A Percepção do Medo”, filmado no DF, concorreu ao Prêmio Iberoamericano Fénix, estreou no canal de TV a cabo Space (Turner) e na plataforma Amazon Prime Video. Armando foi vencedor no Ventana Sur (Buenos Aires, Argentina) com o projeto “Desalmados”, e apresentou o filme no Fantastic Fest (Austin, EUA). Lançou a história em quadrinhos prólogo ao filme homônimo “A Última Cova”, pelo qual recebeu prêmios de Melhor Direção e Melhor Edição. Dirigiu o longa-metragem “Skull – A Máscara de Anhangá”, que participou do Blood Window’s Showcase realizado no Marché du Film durante o festival de Cannes, o longa agora é lançado pelo distribuidora norte-americana Raven Banner. É roteirista e diretor de segmento da série de TV no qual é apresentador: CineLab (NBCUniversal/Syfy/Globosat), em sua 6ª temporada e exibida em mais de 10 países.

QUEM FAZ

Direção: Armando Fonseca

Elenco: Alice Stefânia, Bidô Galvão, Diego Borges, Fernando Santana, Marcelo Pelucio, Mônica Mello, Rachel Mendes, Rita de Almeida Castro, William Ferreira, Luiza Azevedo, Cezar Azenha, Felipe Praude

Produtor Executivo: Guilherme Angelim e Rita de Almeida Castro

Produzido por: Infravermelho Filmes e Teatro do Instante

Co-produzido por Guinada Produções

Patrocínio: Corumbá Concessões

Apoio: UNB, Poéticas do Corpo, Black Lagoon e SESC


PROGRAME-SE

DESCAMINHOS

Gênero: Ficção

Duração: 69 min

Data: 7 e 8 de abril, às 9h30 e 14h30, atendendo todas as medidas de acessibilidade, estudantes e professores da rede pública de ensino e instituições que atendem pessoas em situação de risco.

Data: 9 de abril, às 17h

Local: Sesc Paulo Gracindo- SESC Gama


Entrada Gratuita.

Classificação: 14 anos

Informações: 61-98175-2621

AS MAIS LIDAS DA SEMANA...