FESTIVAL PLURAL - MÚSICA E DIVERSIDADE
Palco multicultural e artístico de criações pautadas no respeito às causas LGBTQIAP+ terá edição on-line com shows de Johnny Hooker, Urias, Moara e Rosa Luz.

Chega à sua segunda edição o Festival Plural - Música e Diversidade e descortina, em seu palco virtual - youtube.com/c/FestivalPlural, shows e performances voltadas para todos, todas e todes. O Festival, que acontece até 18 de setembro, é uma produção da Bloco B e Instituto Transforma, realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal com patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro.
Pautado no empoderamento das expressões de diversidade, luta contra LGBTfobia e educação para todos/as/es, participam desta nova edição do Festival personalidades cuja atuação dialoga com movimentos contemporâneos de equidade de gêneros, democratização, pluralidade, respeito e reflexão.
Realizar um projeto com este formato, para o curador e diretor artístico Yuri Rocha, é “insistir em presenças e conversas que constroem um pensamento mais humano e respeitoso com o mundo e produz uma relação de reflexão com a sociedade, de aceitação e de enfrentamento, como uma luta contra o retrocesso”, aponta Yuri.
Reverberadas através das artes, essas ações de enfrentamento ganham protagonismo no Festival, que convidou para sua nova edição o cantor e letrista pernambucano Johnny Hooker e a cantora mineira Urias. Compõem ainda a programação musical Mar Nóbrega & Carol Nóbrega, Haynna e os Verdes, Moara e Rosa Luz, que são de Brasília, região sede do Festival.
O Plural também abraça as artes cênicas e visuais com apresentações de performers, sendo Élle de Bernadini, Denilson Tourinho, Kael Studart e Jaja Rolim. No campo das artes visuais, um concurso vai premiar 10 fotografias enviadas pelo público. Convidado para somar à programação, fazendo-a chegar a um público mais expressivo, o ativista e influenciador digital Spartakus irá cobrir e comentar ações pontuais do Festival.
A cena Ballroom volta a ganhar protagonismo nesta 2ª Edição de Plural com a realização do Baile das Casas em parceria com a COB.TV, plataforma de difusão da cultura Ballroom no Centro Oeste do Brasil com foco no público LGBTQIAP+, preto e periférico.
A COB.TV - Central Online Ballroom, em parceria com o Festival Plural, apresenta O Baile das Casas, A cultura Ballroom do DF em revista com performances artísticas que expressam a cena. No baile, as Casas de Ballroom [do DF] se apresentam em categorias que expressam as vertentes da cena como dança, moda e estéticas/expressões corporais. Cabe a um júri decidir qual se destaca e leva as premiações. Em todas as seis categorias, será avaliado o resultado do trabalho em conjunto, a sincronia e autoconhecimento.
A COB.TV, realizadora do Baile, surgiu em 2018 com a proposta de difusão digital da Cultura Ballroom com foco no público LGBTQIAP+, preto e periférico. A plataforma funciona como um acervo de arquivos para o registro histórico, mantendo assim o compromisso com a comunidade de ter sua história contada, garantindo a democratização do acesso à informação.
PROGRAME-SE
Festival Plural - II Edição
Até 18 de setembro de 2021
Local: Canal do Festival no YouTube - www.youtube.com/festivalplural
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Bilheteria: Acesso gratuito
Informações: @Festival.Plural, no Instagram, e @Plural.Festival, no Facebook
Patrocínio: Oi
Apoio: Oi Futuro
Programação:
16/09 - (quinta-feira)
19h - Live com Spartakus (BA) youtube.com/channel/UC34UfLmI_CZ72VW7Y4Vibww
20h - Baile das Casas youtube.com/channel/UCApSZW5e3olkCnHFs-1SetQ
17/09 (sexta-feira)
20h - Rosa Luz (DF) youtube.com/c/ros4luz
- Haynna e os Verdes (DF)
- Johnny Hooker (PE) youtube.com/channel/UCwZ-Rgne8Dao-xmtZRdoBOA
18/09 (sábado)
20h - Moara (DF) youtube.com/moara
- Már Nóbrega e Carol Nóbrega (DF)
- Urias (MG) youtube.com/channel/UCezhasjAtxa0T9CqdZeaslg