FESTIVAL GERAÇÃO MANCHETE NO DF

Se títulos como Jiban, Jiraya, Sailor Moon, Jaspion e Os Cavaleiros do Zodíaco fizeram ou ainda fazem parte de seu vocabulário, você vai gostar do Festival Geração Manchete, que será realizado no Taguaparque.


Para quem viveu os anos de ouro da TV Manchete e que curtiu os animes clássicos, e os heróis do gênero Tokusatsu, o Festival Geração Manchete é uma boa pedida. O evento será realizado em maio no Taguaparque e contará com shows, games, cosplays, exibições, stands, exposições e muito mais.


A TV Manchete foi inaugurada em 1983, substituindo a frequência antes cedida à recém extinta TV Tupi. Entre os anos 1980 e 1990 teve bastante sucesso com produções televisivas como Dona Beija, Carmen, Pantanal, Ana Raio e Zé Trovão e Xica da Silva. A emissora também fez muito sucesso no segmento infantil, tendo lançado a então modelo Xuxa Meneghel na televisão. Após a saída da apresentadora para a Rede Globo, Angélica assumiu seu programa, chamado Clube da Criança. E foi justamente no Clube da Criança que que estrearam os programas japoneses Jaspion e Changeman. Daí em diante, muitos produtos e subprodutos da televisão japonesa foram comprados e exibidos no canal.


Os problemas da emissora começaram em 1989, quando foi feito um altíssimo investimento para a novela Pantanal, de Benedito Ruy Barbosa. O equipamento importado usado para gravar a novela (que é uma das mais belas da televisão brasileira), entrou em desuso após seu fim e por mais que os lucros provenientes dos espaços publicitários tenham sido altos, nunca cobriram o que foi gasto durante os meses de gravação da trama. A Manchete então passou a ser um canal de reprises. Poucas foram as novas apostas na casa. As câmeras importadas compradas para Pantanal passaram a ser utilizadas nas gravações de estúdio dos telejornais e em outras produções da casa. A emissora ainda obteve êxito com produções de telenovelas adultas, como Tocaia Grande, Xica da Silva e Mandacaru. Numa última tentativa, foi produzida a novela Brida, baseada no livro de Paulo Coelho, porém, com atrasos nos pagamentos da equipe, a produção foi cancelada e em seu lugar a emissora reexibiu Pantanal, seu maior sucesso e, ironicamente, um dos motivos de sua falência. Pantanal foi reexibida em 1999, quando a emissora fechou suas portas. Em respeito aos telespectadores, a Rede TV, que assumiu a frequência do canal, transmitiu a trama até o fim.


Anos depois os programas japoneses e as telenovelas exibidas na emissora foram comprados e exibidos em outros canais brasileiros.


Gostou das curiosidades?


PROGRAME-SE

PRODUTO: Festival Geração Manchete no DF

ONDE: Taguaparque

QUANDO: 17 de maio de 2020

HORÁRIO: A partir das 10h30


1/5

© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por Josuel Junior e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W

Para sugestão de pauta, envie release o e-mail:

falecomportalconteudo@gmail.com