FESTIVAL "FICA EM CASA" ABRE INSCRIÇÕES PARA ARTISTAS DO GUARÁ/ DF

Festival independente de arte, cultura e lazer chega aos seus 20 anos de realizações - na Região do Guará - e lança edital para seleção das atrações para sua próxima edição, a terceira em formato 100% online.

Fruto da união de agentes culturais guaraenses, o FICA nasceu em 2003 do desejo de fortalecer a cena cultural da região. E mais do que isso, apresentar para todo o DF a qualidade de seus artistas.

Democrática e participativa, esta vitrine ganhou força e engajamento ao longo dos anos e é abraçada por moradores e apaixonados pelo fazer artístico do Guará. Ao longo de seus 20 anos, já contou com a participação de músicos, cineastas, atores e atrizes, artistas visuais, contadores de histórias, performers e artistas de circo.

Estima-se que um público superior a 10 mil pessoas já conferiu as apresentações que, desde a primeira edição, vêm ocupando espaços culturais, além de praças, ruas e plataformas virtuais. Na avaliação de seus idealizadores, o FICA : Festival de Incentivo à Cultura e Arte é um dos eventos mais populares do Guará e colabora para transformá-lo em um grande polo cultural.

No conceito que deu origem ao Festival, está a aplicação das artes como ferramenta de transformação social, atributo que atravessa todas as edições. Para os coordenadores, o fazer artístico transforma uma sociedade e rompe com crenças limitantes impostas pelos abismos ainda existentes entre classes, cores e credos.

Neste sentido, o edital aberto privilegia criações artístico-culturais pensadas e executadas por pessoas pretas, periféricas e com alguma deficiência, além de mulheres, pais e mães solo, e povos tradicionais, quilombolas e indígenas. Cabe reforçar que o edital é para todos e todas artistas guaraenses.

Entre as vertentes que compõem a programação desta edição, estão a música, a contação de histórias, o teatro, as performances, o circo, oficinas artísticas e o cinema. Todas as informações podem ser conferidas acessando o edital em ficafestival.com.br. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 12 de fevereiro.

Dos critérios de avaliação, destacam-se a atuação do/da artista sob a ótica de sua contribuição ao fazer cultura do DF, inovação, contribuição para a promoção da igualdade sociocultural e acessibilidade.

O FICA : Festival de Incentivo à Cultura e Arte será realizado entre os dias 23 e 27 de março de 2022 em formato online. Todas as atividades são gratuitas ao público. Em 2020, ainda no início do confinamento imposto pela pandemia de Covid-19, o festival foi pioneiro, no DF, ao realizar uma edição 100% online e gratuita, o FICA em Casa, formato que chega agora à sua 3ª edição.

PROGRAME-SE

FICA : Festival de Incentivo à Cultura e Arte, 20 Anos

Edital para seleção das atrações: www.ficafestival.com.br

Inscrições abertas até 12 de fevereiro de 2022

Realização do festival: de 23 a 27 de março de 2022

FICA nas redes: YouTube: bit.ly/YouTube-FICA; Instagram: @ficaemcasafestival; e Facebook: @ficafestivalculturaearte

Informações: ficafestivalcontato@gmail.com

AS MAIS LIDAS DA SEMANA...