top of page

FESTIVAL ENTEPOLA CHILE - UMA ESCOLA TEATRAL

Você sabia que a América Latina tem um monte de festivais de teatro? Já pensou em se arriscar e conhecer e perto a produção de resistência dos nossos hermanos?

Anfiteatro de Pudahuem em 2011

Em Brasília, temos alguns festivais importantes, como o Cena Contemporânea, o Prêmio Sesc de Teatro Candango, o Sesc Fest Clonw, o Festival de Palhaças do Mundo e, agora, os recentes FFF – Festival Frente Feminina, 1/4 de Cena e Festival CéU. É muito importante participar do que é produzido onde a gente vive, mas, olha… existem tantos outros festivais por esse mundão afora…


São muitos os festivais latino-americanos. No Chile há vários. Vou citar alguns que conheço, como o Santiago a Mil, o Tropiconce, o FamFest, e um festival que, pra mim e meus companheiros de grupo, foi a porta de entrada pra esse circuito teatral internacional: o ENTEPOLA Chile. Na edição de 2020, o Grupo Momentâneo, de Brasília, participou do encontro com a peça "Viagens de Caetana". Na peça, quatro personagens se encontram no purgatório e descobrem que serão julgados.

Foto: Gabriel Pinheiro

ENTEPOLA significa Encuentro de Teatro Popular Latinoamericano e existe desde 1987. Organizado pelo Teatro La Carreta, com os atores Davi Musa e Rubi Figueroa, o ENTEPOLA tem uma força incrível dentro da América Latina. Na primeira vez em que fui com a Fábrica de Teatro não tínhamos muita grana, ou seja… fomos de ônibus cruzando a Cordilheira dos Andes.

Lá é assim… eles abrem edital no meio do ano e, a cada verão, os organizadores, produtores, técnicos e artistas de diferentes países ficam alojados numa escola de bairro cedida pela prefeitura. Na escola, há oficinas teatrais para a comunidade local e para os artistas participantes. É um intercâmbio incrível, desde o momento da refeição até as apresentações no anfiteatro de Pudahuel. São três espetáculos por noite e uma imersão teatral de alto nível com o viés da luta pelo teatro popular, pelo teatro de guerrilha, pelo teatro de resistência. Fomos a primeira vez em 2010, depois 2011, 2012 e a última em 2016, onde pude aplicar duas oficinas… uma para atores e outra para crianças da comunidade.

Oficinas em Santiago e Salamanca

O ENTEPOLA é tão forte que tem franquias espalhada por outras partes da América Latina. Na Argentina, por exemplo, tem o ENTEPOLA Jujuy, que fica no norte do país. Quem tiver interesse é só acompanhar as redes sociais e se ligar nas convocatórias. Quem encabeça o Entepola Jujuy é o ator e produtor German Romano, um querido amigo. Há também tem uma versão dele no México, na cidade de Águascalientes. O edital encontra-se aberto no momento.


Há festivais que pagam um bom cachê, há festivais em que são tão incríveis que a gente é que tem vontade de pagar pra poder participar… Isso varia de acordo com a filosofia do grupo. No meu caso, encontrei nesse tipo de teatro popular, de guerrilha, uma linha de trabalho que me aproxima de muitos outros que pensam como eu. Um encontro quase artesanal, mas cheio de engajamento social. Os festivais acontecem anualmente e são muitos! Fazer teatro em Brasília é muito legal… Fazer teatro no mundo é transformador.

Essa é a dica pra você artista. Saia do quadrado, saia do condado. Arrisque-se! Teatralize-se… e tire fotos maravilhosas!


Por Josuel Junior



Conheça mais sobre os festivais latinos no vídeo apresentado por Tássia Aguiar:


bottom of page