top of page

FESTIVAL DE TEATRO VERÔNICA MORENO ABRE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE GRUPOS DE TEATRO - DF

O Festival de Teatro Verônica Moreno será realizado ao longo de uma semana e homenageará a grande atriz que levou a cena teatral de Samambaia para os quatro cantos do DF. As atrações selecionadas receberão cachê de R$2.500,00

Arte sobre foto de divulgação

Será realizado no Complexo Cultural Samambaia o Festival de Teatro Verônica Moreno. Uma semana intensa, com muitas atrações para estudantes da cidade e público em geral. A programação atenderá plateias desde a primeira infância até maiores de 60. Além das 16 apresentações teatrais, haverá dois workshops e uma roda de conversa para promoção da troca de experiências entre artistas e público.


A programação começou a ser montada e grupos de teatro das mais diferentes linhas de trabalho serão selecionados por meio de uma chamada pública. As inscrições começam neste dia 06 de setembro e vão até o dia 21. O resultado da convocatória será publicado no dia 26 de setembro de 2023.


“O palco é minha casa, minha vida, meu sagrado! É minha transformação.

É onde deixo de estar para ser.” - Verônica Moreno


Criada em outubro de 1989 para assentar famílias de baixa renda oriundas de invasões e fundos de quintal, Samambaia encontra-se hoje em constante ascensão social e econômica. Contudo, nada mais cresce, na medida em que a cidade se expande, como a vida cultural da cidade. Com uma efervescência artística intensa, diversificada e surpreendente, síntese da população multiétnica e multicultural, as manifestações ligadas a teatro, cinema, cultura popular, religião, cultura urbana e educação transformam-se em luta constante pela inclusão social e busca no direito à cidade. Em comum, a criatividade dos artistas, busca de oportunidades, reconhecimento e valorização da arte e cultura da cidade.


O Teatro, no entanto, é uma das linguagens precursoras nesse movimento de impulsionamento para a Samambaia Cultural, pois nasceu praticamente junto com a cidade. A segunda maior Via Sacra do DF, a Paixão do Cristo Negro, que chegou a mobilizar cerca de 40 mil pessoas em seus tempos áureos, utilizou o teatro político de arena para contar uma história religiosa de maneira crítica e ácida, sempre questionando conflitos históricos com os reais conflitos da população da cidade. Uma das pessoas que esteve à frente de todo esse processo, que deu a luz, a vida e o tom, não só para a Paixão do Cristo Negro, mas também fez nascer a arte de fazer teatro em Samambaia, foi a atriz, diretora, arte educadora e artista multifacetada Verônica Moreno, que atuou por mais de 30 anos na área e que deixou seu legado para a cidade, quando se foi em 2015.

Verônica Moreno fez história no teatro do DF. Foi atriz de muitos espetáculos e dirigiu tantos outros infantis e adultos. Atuando na peça “Ilhar”, ganhou o prêmio de melhor atriz do Festival Dulcina de Cenas Curtas, promovido pela Fundação Brasileira de Teatro. A mesma obra ganhou na categoria de Melhor Cenário e Iluminação da 7ª edição do Prêmio SESC do Teatro Candango.


No âmbito da Cultura popular, dedicou-se a pesquisas, aplicando oficinas de arte, dança e trabalho corporal em Brasília e Cidades do Entorno. Uma verdadeira agitadora cultural.


Hoje, merecidamente, o Complexo Cultural Samambaia abriga um espaço com o seu nome, o Cineteatro Verônica Moreno, onde será realizado o festival. Realizar o Festival em Samambaia, em especial na sala que leva o nome de quem tanto fez pela cultura da cidade, é reafirmar o que vem sendo construído por artistas, grupos e coletivos teatrais e consolidar a cidade como um polo criador e irradiador do fazer teatral.


O Festival Verônica Moreno celebra e homenageia uma grande referência artística da cidade, da qual o festival herda o nome, assim como muitos que hoje fazem e vivem dessa arte beberam na fonte da professora, diretora e atriz que estimulou a formação de muitos jovens da cidade que ingressaram em diferentes faculdades de teatro. A ideia é que essa edição seja a primeira do Festival criado na cidade, para a cidade e da cidade, mas que se amplie e se consolide como referência de uma Samambaia que realiza e fomenta a arte do teatro.


Os grupos e artistas interessados em participar do Festival devem se inscrever por meio do formulário, pelo link


LINK DO EDITAL


LINK DO FORMULÁRIO


O resultado com o nome dos selecionados será divulgado no dia 26 de setembro. O Festival será realizado entre os dias 24 e 29 de outubro de 2023 no Complexo Cultural Samambaia. Este projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO PRÉVIA

Festival de Teatro Verônica Moreno

dia 24 ao dia 29 de outubro

24 a 27/10 - para escolas – nos três turnos

28/10 - vivência caras e roupas (figurino e maquiagem) e espetáculos

29/10 - roda de conversa e espetáculos

Comments


bottom of page