top of page

FESTIVAL DE TEATRO DE BOLSO CONTA COM OFICINAS ARTÍSTICAS

O Festival Nacional de Teatro de Bolso (FNTB) chega à sua quarta edição com uma programação gratuita e diversificada, que inclui espetáculos de diversas partes do país e oficinas de teatro.

Oito espetáculos e duas oficinas fazem parte da programação, que será realizada no auditório do IFB do Recanto das Emas. Além dos espetáculos, o festival também ofereceu em 2024 oficinas de Contato Improvisação e de Assistência de Produção, proporcionando uma experiência ainda mais completa para os participantes.


A OFICINA DE ASSISTENTE DE DIREÇÃO foi ministrada por Suene Karim entre os dias 13 e 15 de agosto. Suene atua na Elaboração, Gestão e Produção Cultural de diferentes projetos do DF, de óperas a festivais de música, de teatro a oficinas culturais. Idealizadora do Festival Magia Negra, se destaca como um dos grandes nomes dos bastidores da produção artística local. Sobre a experiência, a profissional comenta:


"A oficina tinha como objetivoa abrir um apanhado de informação gerais sobre o que é ser um produtor cultural ou assistente, o que essa profissão realiza na prática e como se tornar um profissional na área. Espero que os alunos se interessem pela área da cultura enxergando o potencial, a beleza e a importância dos serviços técnicos dentro e não só no palco, estimulando os jovens a entrarem na produção cultural de Brasília".


JÁ A OFICINA DE TEATRO – CONTATO IMPROVISAÇÃO é ministrada por Tiago Leal. Artista, produtor, roteirista, professor de Arte na SEEDF, multiplicador do Teatro do Oprimido, Thiago também dirije o Grupo Formigueiro de Teatro. Sobre a ação, o professor explica:


"Iniciamos já na primeira semana com a prática, a fim de explorar o máximo o fazer teatral dos artistas participantes. Faz parte do processo jogos teatrais explorando o corpo, espaços e voz, improvisos, construção de roteiro e de personagem, além disso espera-se ao final do processo a conclusão da oficina com uma montagem teatral. Como referências metodológicas usaremos Augusto Boal, Stanislavski, Brecht entre outros".


O FNTB é destinado a espetáculos teatrais de médio e pequeno porte, aberto à participação de grupos e/ou companhias de teatro de todo território nacional.


Os participantes selecionados concorrerão em diferentes categorias, pois trata-se de uma mostra competitiva. Além de receberem premiação, troféu e certificação do festival, cada grupo recebe um cachê pela participação. A comissão julgadora do evento avaliará as seguintes modalidades: Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Cenário, Melhor Figurino, Melhor Sonoplastia, Melhor Iluminação, Melhor Maquiagem e Melhor Dramaturgia Original. O projeto conta com recursos do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal - e apoio do Portal Conteúdo.


Commenti


bottom of page