• Editor

FESTIVAL 1/4 DE CENA APRESENTA A AÇÃO "NO RASTRO DOS QUE VIERAM ANTES DE NÓS"

No Rastro dos que Vieram Antes de Nós” é uma série de lives que busca divulgar alguns festivais, eventos e encontros que dialogam com a estética da cena curta e que marcam a história artistas e arte locais do DF.

Os artistas James Fensterseifer e Magno Assis

O festival ¼ de cena traz um pequeno recorte dessas produções através do diálogo com produtores e artistas que sustentaram locais de troca e difusão das artes da cena em Brasília. Após uma semana de exibição de cenas curtas pela internet, agora é a vez das lives com artistas responsáveis por projetos que dialogam, direta ou indiretamente, com a proposta.


TUBO DE ENSAIOS

No dia 13, segunda-feira, a pauta é o projeto Tubo de Ensaios. Uma ação experimental de arte e performance que realizou sua primeira edição no ano de 1999 em Brasília/ DF. Marcou a capital com suas intervenções poéticas em áreas públicas através de uma avalanche de ações performáticas, dialogando com uma proposta temática a cada edição. É um projeto transdisciplinar que reúne música, teatro, dança, circo e performance numa mesma e efusiva experiência artística. A disseminação do trabalho de artistas de diferentes áreas, assim como a abertura de um local de experimentação de linguagens marcou toda uma geração do DF.


A partir do Tubo de Ensaios grupos se formaram, artistas encontraram parceiros de trabalho e a profissionalização das artes da cena com ênfase na performance que garantiu uma riqueza técnica e poética a cada edição. Esse evento é um marco político e estético de divulgação, promoção e fomento às artes da cena no Brasil com foco na intervenção performática em espaços públicos, na cena curta e no encontro entre artistas de diversas áreas.


O ¼ de Cena Festival de Cenas Curtas do DF convida Magno Assis que é o idealizador e realizador na Diretoria de Diversidade DAC/UnB junto a convidados que demarcaram transições e a história do Tubo de Ensaios.


JOGO DE CENA

No dia 15, quarta-feira, será a vez de reverenciar o Jogo de cena. O tradicional evento foi criado em 1985 e divulgou durante seus 33 anos de existência o trabalho de diversos artistas das mais variadas linguagens da cena.


Incorporou a arte da cena curta como um programa dinâmico, disseminando para os mais variados públicos os artistas da cena local. Descentralizou a cena teatral do DF através de ações que contemplavam regiões administrativas fora do plano piloto. Foi um local de experiência para os artistas da cena amadores e profissionais, que puderam divulgar seus trabalhos e traçar parcerias através do encontro e do reconhecimento de outros agentes culturais.


O Jogo de Cena foi incorporado como programação fixa da Caixa Cultural no ano de 2000 e até 2018 se manteve como um local de encontro, fruição e apreciação da arte da cena curta, produzindo espaços para os criadores da cena e incitando um público diverso do DF a frequentar os espaços culturais do DF.


O ¼ de Cena Festival de Cenas Curtas do DF convida o agente cultural e artista (diretor de teatro, dramaturgo, produtor cultural e iluminador cênico), James Fensterseifer para contar essa história.


PROGRAME-SE

13/12/2021 - segunda-feira, às 19h30: Falas sobre o Tubo de Ensaios

15/12/21 - quarta feira, às19h30: Falas sobre o Jogo de Cena


Se inscreva no canal e fortaleça essa rede @umquartodecena

A transmissão será exclusivamente pelo nosso canal fo Youtube. Acesse pela bio do projeto no Insta.

AS MAIS LIDAS DA SEMANA...