FERNANDA CABRAL E O ÁLBUM "TATUAGEM ZEN"

Cantora e compositora brasiliense é a primeira mulher do Centro-Oeste a vencer o Prêmio Profissionais da Música (2021) na categoria Melhor Produção Musical.

Foto: Marcio Scavone

A cantora e compositora brasiliense Fernanda Cabral acaba de ser eleita a melhor produtora musical do Centro-Oeste pelo trabalho realizado em Tatuagem Zen, o seu segundo álbum. A honraria foi concedida pela GRV Produções, que organiza anualmente o Prêmio Profissionais da Música.

Fernanda é a primeira mulher da sua região a receber esse Prêmio. Neste disco, ela comanda a produção musical ao lado de três nomes de peso, o pianista carioca Sacha Amback, autor de trilhas e produtor de grandes nomes da MPB, como Zeca Baleiro e Ney Matogrosso; o DJ pernambucano radicado na Paraíba Chico Correa, que transita pelos fragmentos imaginários da tradição, pulsos eletrônicos e dub; e pelo guitarrista espanhol Vicent Huma, que por longos anos acompanhou Jorge Dexler por turnês na Europa e na América do Sul. Esse trio de coprodutores convocado por Fernanda forma o eixo Rio-Paraíba-Madri por onde a cantora transitou nos últimos anos, compondo as canções de Tatuagem Zen.

Quem ouve o disco percebe as marcas autorais de seus colaboradores. Essas diferentes texturas sonoras, entretanto, fundem-se no apuro dos arranjos e na inventividade da produção, fazendo de Tatuagem Zen uma peça madura e ousada. Além disso, agrega valores afetivos que tornam o disco um raro exemplar da boa música brasileira.

Outro mérito do disco é que Fernanda Cabral é reconhecida por uma composição talhada na poesia. As 12 faixas contam com a força poética de parceiros diletos e escritores de fino lastro: Lau Siqueira, cujo poema dá nome ao disco, Chico César, Juliano Holanda, Cássia Janeiro, Alberto Salgado, Makely Ka, Elisa Cabral, Leo Minax, Paula Calaes e o poeta espanhol Pablo Guerrero, com quem a cantora compôs La tierra gira en tu vientre. A inclusão da faixa em espanhol evoca o período em que Fernanda viveu em Madri, lapidando e consolidando o seu trabalho musical.

E para coroar o seu projeto fonográfico, Fernanda Cabral brinda o público com uma parceria inédita com o consagrado letrista Fernando Brant em Minha Estrela, e um dueto emocionante com Ney Matogrosso em Pássaro, composição de Fernanda a partir de letra do amigo e maior incentivador, Chico César, e do piano minimalista do seu coprodutor musical Sacha Amback.

Também é de se louvar a excelência dos músicos que integram o seu projeto, entre eles o pianista Serge Frasunkiewicz, o contrabaixista Oswaldo Amorim e o baterista Misael Barros, nomes fortes da cena musical de Brasília. Completam a lista o percussionista Escurinho, o acordeonista Lucas Dan e o contrabaixista Xisto Medeiros, personalidades musicais da Paraíba.


Sobre a cantora

Em quase duas décadas trabalhando como cantora e compositora, Fernanda Cabral construiu sólida carreira internacional na Europa e Japão, realizando shows no Midem-Cannes, BlueNote-Tokyo, GalapaJazz, Sónar-Barcelona, entre outros. Em 2009 foi convidada pelo músico espanhol Carlos Núñez para interpretar canções do CD Alborada do Brasil, em sua turnê internacional. No mesmo ano, integrou a equipe do filme A Pele que Habito, do diretor Pedro Almodóvar, como preparadora vocal. A cantora não caiu de paraquedas no filme de Almodóvar. Ela é uma das intérpretes brasileiras mais reconhecidas no país do cineasta. Em 2011, lança seu primeiro disco Praianos, totalmente autoral, com a participação especial de Chico César, como cantor e coautor em duas faixas. No final de 2013 foi convidada, como representante do DF, a participar do álbum Tributo: Capiba, Elas e Outras Canções, gravado em Recife – PE, junto com consagradas cantoras brasileiras de diferentes estados. Em 2019 voltou a fazer turnê pela Europa. Apresentou seu repertório de carreira e novas composições, como a parceria com Fernando Brant em Minha Estrela, até mostrar, pela primeira vez na Europa em 2019, as novas músicas na turnê “Tatuagem Zen - Voz e Violão”, com convidados especiais, em diferentes cidades da Espanha, Portugal e França.


ACOMPANHE A ARTISTA

YOUTUBE: www.youtube.com/user/promfer

INSTAGRAM: www.instagram.com/fernandacabral_/

FACEBOOK: www.facebook.com/fernandacabral.oficial

SITE: www.fernandacabral.com

AS MAIS LIDAS DA SEMANA...