FEIRA NO SETOR TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


DJ Kashuu

A Feira No Setor de domingo, 21 de novembro, terá sua programação cultural voltada para celebrar a cultura afro-brasileira e a importância do Dia da Consciência Negra num país cuja raiz africana é sua essência e onde mais da metade da população é negra. Ian Viana, fundador do Instituto No Setor explica que essa edição da Feira tem sido construída pela comunidade preta que atua no evento e “fazer a Feira nessa data, com essa temática e com essas pessoas reforça um compromisso político e histórico do No Setor com essa luta tão importante, tão cara para o povo preto".

A programação começa com uma aula de dança afro com Nãnan Matos e Naná Viana com percussão ao vivo, segue com oficinas de baile charme com pegada black e oficina de turbante com Daisy Reis, da marca Preta Chique, e finaliza com apresentações do grupo percussivo Folha Seca, e Salcedo com a Banda Batukenjé.

Nãnan Matos, artista da cidade que vai ministrar a aula de dança com Naná Viana, ressalta que “a data é importante para se discutir, também, as prerrogativas e diretrizes da população preta no Brasil em todos os momentos do ano. Essa mesma população é essencial, é pilar e contribui com a sociedade brasileira durante todo o ano”, finaliza Nãnan. Sobre a aula, serão ministrados dois tipos de dança afro-brasileira, dos orixás e a dança tradicional do oeste africano. “É movimento, corpo, espírito e consciência”, completa.

Daisy Reis, expositora permanente da Feira, vai ministrar a oficina de turbante e destaca que “neste domingo, a oficina vem com o intuito de, não somente ensinar uma simples amarração com os lenços, mas principalmente mostrar que os turbantes não são apenas acessórios, são peças de resistência e de luta, voltadas para representatividade deste povo.” Ela ainda reforça que, diferentemente do dia 13 de maio, o dia 20 de novembro é importante essencialmente para trazer à tona a importância da cultura e da história do povo preto no Brasil e no mundo.

PROGRAME-SE Feira No Setor - Valorização da cultura afro-brasileira

Dia 21 de novembro

A partir das 9h

Entrada gratuita

Classificação indicativa livre


Manhã:

> Aulão de Dança Afro com Nãnan Matos e Naná Viana + Percussão ao vivo

> Espaço kids

Tarde:

> DJ Kashuu + Oficina de Baile Charme com Pegada Black

> Apresentação Folha Seca

> Oficina de Turbante com Daisy Reis - Preta Chique

> Apresentação Salcedo e Banda Batukenjé



AS MAIS LIDAS DA SEMANA...