top of page

"FAME" - NOVO ESPETÁCULO DA IN CENA QUE ESTREIA EM NOVEMBRO NO RJ

Sucesso dos anos 80, musical da Broadway ganha montagem contemporânea, em cartaz no Teatro Clara Nunes, na Gávea

Uma história de garra, sonhos e superação. Assim pode ser definido “Fame – O musical”, clássico da Broadway dos anos 80, escrito pelo dramaturgo cubano Jose Fernandes. A obra, que já ganhou dezenas de montagens pelo mundo, agora ganha mais uma, dessa vez, pelo olhar brasileiríssimo do diretor Caio Godard que, ao lado de Laura Visconti e Caio Loureiro (diretores musicais), deu uma nova cara ao clássico americano. Em cena, atores do curso de “Prática de Montagem”, da In Cena Casa de Artes e Produções, que estreiam nos palcos dia 03 de novembro, no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea. As sessões acontecem aos sábados (20h) e domingos (19h) e vão até 25 de novembro.


"Fame - O Musical" conta a história de um grupo de jovens da prestigiada High School for the Performing Arts, de Nova York, desde sua admissão, em 1980, até sua formatura em 1984. Todas as lutas, alegrias e anseios – do preconceito à desilusão – são retratados com foco nítido, enquanto os jovens artistas navegam pelos mundos da música, do teatro e da dança.


A começar pela construção dos personagens, o desenvolvimento foi todo baseado em arquétipos, mas de forma que essas personalidades _ a mocinha, o vilão ou o sábio _ fossem representadas de maneira mais subjetiva, através de uma cor, uma essência ou um cheiro. Já o cenário é fixo. As mudanças de locação são indicadas apenas pela movimentação dos objetos sem trazer nenhum elemento que represente diretamente o lugar onde se passa a história.


Com cerca de 15 números musicais, as coreografias também foram criadas do zero por Cássia Sanches, com referências pontuais às montagens antigas. O principal objetivo foi trazer para a cena a liberdade que a época emanava e que também se refletiu na dança.


Ao todo, desde que abriu suas portas em 2021, a In Cena já apresentou cinco espetáculos fruto da “Prática de Montagem”, todos, de grande sucesso. O último deles foi “Annie – o musical”, em cartaz no Teatro dos 4, até 8 de outubro. O próximo será “O Auto da Compadecida”, a primeira montagem teatral da In Cena, sem ser musical, que estreia dia 8 de novembro, também no Teatro Clara Nunes. Além disso, a escola já apresentou “Legalmente Loira”, “Escola do Rock” e “Nas Alturas”, além da produção original, “Poema”, a primeira profissional da escola, vencedora na categoria “Roteiro Original”, do prêmio Musical.Rio. Já “Escola do Rock” recebeu seis indicações ao prêmio, levando três deles: Melhor Ator com Pedro Balu; Melhor Atriz Revelação com Malu Coimbra; e Melhor Prática de Montagem.


SOBRE A IN CENA CASA DE ARTES E PRODUÇÕES: Um espaço para aprender, trocar experiências, se aperfeiçoar, sem deixar de se sentir em casa. Essa é a proposta da In Cena Casa de Artes e Produções – www.incena.art.br – que funciona em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Com direção artística de Cella Bártholo e coordenação pedagógica de Gabi Levask, a In Cena oferece oficinas, práticas de montagens e mentoria, que abraçam múltiplas vertentes das artes: teatro, teatro musical, dança e música. Em uma espaçosa casa de mais de 400 metros quadrados, a In Cena conta com quatro salas (Bibi Ferreira, Fernanda Montenegro, Ruth de Souza e Amazonas), um estúdio (batizado de Gonzaguinha), camarim, vestiários e um amplo terraço – um local de convivência a céu aberto.


QUEM FAZ

Direção: Caio Godard

Co- Direção musical: Laura Visconti e Caio Loureiro

Supervisão de coreografias: Joane Mota

Coreografias: Cássia Sanches

Realização: IN CENA Produções


PROGRAME-SE

Temporada: 03 a 25 de novembro de 2023

Local: Teatro Clara Nunes – Shopping da Gávea (R. Marquês de São Vicente, 52 - Gávea, Rio de Janeiro)

Informações: (21) 967193154

Datas/Horários: Sábados às 20h; e Domingos, às 19h

Classificação Etária: 14 anos

Duração: 120 minutos

Ingresso: R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia)- Vendas: Sympla e Bilheteria do Teatro

Comments


bottom of page