EXPOSIÇÃO TRAÇA PERSPECTIVAS CONTEMPOR NEAS DE BRASÍLIA

Um Dia Abri os Olhos e Era Brasília fica em cartaz no MAB até 25 de setembro com obras de Cecília Lima, Gustavo Silvamaral e João Trevisan.


O Museu de Arte de Brasília (MAB) recebe a partir de 5 de agosto a exposição Um Dia Abri os Olhos e Era Brasília. A mostra é resultado dos trabalhos de Cecilia Lima, Gustavo Silvamaral e João Trevisan e refletem a capital como uma cidade contraditória, mas repleta de possibilidades urbanas e naturais. Esta visão é apresentada em esculturas, desenhos e instalações produzidas em materiais como plástico inflável, dormentes de trilhos de trem, lona de caminhão, sementes, parafusos e papelão. A visitação é gratuita e pode ser feira de quarta a segunda-feira, das 10 às 19 horas. A exposição é realizada com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).


O diálogo com a arquitetura é transposto na concepção da exposição, uma vez que todos os trabalhos foram pensado exclusivamente para o MAB, dentro de uma proposta chamada site-specific, quando a obra dialoga diretamente com o espaço onde está instalada, como explica a curadora da mostra, Ana Avelar. “As criações de Cecília, Gustavo e João evocam a história do museu e funcionam como uma ocupação deste edifício que ficou fechado por tantos anos, e que essa geração de artistas agora tem a oportunidade de realmente conhecer pela primeira vez”, analisa.


Assim é a visão de Brasília originária de pessoas do recorte geracional do trio de artistas, todos nascidos entre os anos 1980 e 1990, que sentem a cidade como um território onde não se nutre mais o entusiasmo que ocupou o período modernista, e que agora é tomada por diversas complexidades sociais, urbanas, simbólicas e políticas. “Nós três vivemos e compartilhamos ideias construídas nas vivências e nos arredores da cidade. Nossos trabalhos são um grande diálogo representativo deste momento”, detalha o artista plástico João Trevisan.


PROGRAME-SE Exposição “Um Dia Abri os Olhos e Era Brasília”

De 5 de agosto a 25 de setembro, de quarta a segunda, das 10h às19h

No Museu de Arte de Brasília (MAB), SHTN Trecho 1 Entrada gratuita Classificação etária: livre

Instagram: instagram.com/erabrasilia Informações: (61) 98123-8399

AS MAIS LIDAS DA SEMANA...