top of page

EXPOSIÇÃO FEITA EM CEILÂNDIA É ABERTA NO ESPAÇO CULTURAL DO VENÂNCIO SHOPPING - DF

Alunos da rede pública atuaram em todos processos de produção da mostra e estão retratados em 21 fotos, disponíveis no Espaço Cultural do Venâncio Shopping

Foto de Amanda Luz

Em celebração ao aniversário de 53 anos de Ceilândia, o Espaço Cultural do Venâncio Shopping recebe a exposição Retratos: Um Grito Por Consciência, com 21 imagens da fotógrafa Amanda Luz. A mostra está aberta para visitação gratuita de terça a sábado, de 11h30 às 19h30. O projeto retrata alunos do Centro de Ensino Fundamental 28 de Ceilândia por meio do olhar da fotografia e da arte e promove uma revolução intelectual na vida dos estudantes para que se percebam através de um novo olhar, se conscientizem de sua história, de seus direitos e principalmente de sua identidade. Para saber mais, acompanhe em @_.retratos.

 

O projeto Retratos consiste em produzir fotografias em preto e branco, feitas no ambiente escolar com alunos e profissionais da rede pública de ensino do Distrito Federal. A produção das fotos oportuniza a vivência entre os alunos, o estreitamento das relações e um senso de pertencimento à escola e sua comunidade. A atuação se estende também fora do ambiente escolar. Eles trabalham em todos os processos de produção das fotografias, cabelo e maquiagem, cobertura de ensaios e eventos com equipes de mídia, administram as redes sociais do projeto e atuam brilhantemente em sua culminância com uma exposição aberta à comunidade escolar, realizada na semana da consciência negra.

Foto de Amanda Luz

Ilka Teodoro, coordenadora do Espaço Cultural ressalta a importância de a iniciativa ganhar destaque no coração da cidade. “O Distrito Federal possui artistas maravilhosos produzindo coisas incríveis das 35 regiões administrativas. E pouca coisa consegue ganhar visibilidade. Quando fui administradora regional conheci o projeto Retratos realizado no Centro de Ensino Fundamental 28 de Ceilândia e me encantei. A qualidade, a produção, o conceito, tudo era de uma sensibilidade e delicadeza impressionante. Achei que seria importante trazer o projeto para um lugar central. Retratos é um presente para Ceilândia e é a Ceilândia presente”.

 

Idealizado em 2019 pela fotógrafa Amanda Luz e seu pai, o professor Toni Luz, o projeto grita com imagens, luta com a poesia do instante, e usa a arte da fotografia como arma na guerra contra a barbárie da intolerância. A fotografia busca reinterpretar a realidade e traduzi-la em imagens. Como um pintor sobre a tela, o fotógrafo é capaz de se expressar de forma profunda através de seu olhar e criar obras por meio da luz e da imaginação. Experienciar a fotografia como possibilidade reveladora das relações humanas é traduzir na essência as emoções, é poesia através do olhar.

 

Confrontar atitudes racistas e preconceituosas, bem como valorizar a figura da pessoa preta é um tópico extremamente importante para a construção de um pensamento antirracista sólido, para que as diferenças sejam respeitadas a partir da informação, do conhecimento e da arte. O projeto busca conscientizar a sociedade de que há uma dívida histórica com um povo que vivenciou longamente os horrores da escravização e carrega em si um estigma na cor de sua pele.

Os participantes são de cor preta em suas várias e belas tonalidades e as fotos, além de exaltar a beleza, o que eleva a autoestima dos fotografados, ainda possuem um caráter denunciatório no que diz respeito à pobreza, ao preconceito, ao colorismo, ao racismo estrutural e a violência.

 

Estacionamento promocional

Os clientes que visitarem o shopping aos sábados terão os seguintes benefícios: compras a partir de R$ 50 são convertidas em estacionamento grátis ou tarifa única de R$ 10. Para ter acesso ao benefício de gratuidade, basta levar o comprovante da compra realizada e validar o ticket no Balcão de Informações, no piso G1. Promoção válida de 8h às 23h59 e não cumulativa com outros benefícios. Para mais informações consulte o regulamento no site www.venancioshopping.com.br.

 

Sobre o Venâncio Shopping   No centro da capital do país, desde 1976, o Venâncio Shopping traz em seu DNA um conceito inovador. Além de ser uma excelente opção para compras e experiências, é também é um Hub de Serviços e ponto de solução de pessoas, com sua torre business atrelada a torre de Serviços, alta gastronomia da capital como Jamie Olivier Kitchen, Cantón Peruvian & Chinese Food, Chaco, Confraria do Camarão, Que Pasta?! Cantina e  Outback Steakhouse. Entre os serviços oferecidos, estão opções como: obter vistos para os Estados Unidos, cartório de registro de imóveis em Brasília, clínicas e faculdades.

 

PROGRAME-SE

Exposição Retratos: Um Grito Por Consciência

Data: de 04 a 27 de abril

Local: Espaço Cultural Venâncio Shopping

Horário: de terça a sábado, de 11h30 às 19h30

Acesso: gratuito

Classificação livre

Instagram: @_.retratos

 

Venâncio Shopping

SCS Q 8 – Asa Sul

Informações: (61) 3208-2000

Canais digitais: www.venancioshopping.com.brInstagram: @venancioshopping

Comments


bottom of page