© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por Josuel Junior e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W

Para sugestão de pauta, envie release o e-mail:

falecomportalconteudo@gmail.com

  • Josuel Junior - Editoria

EXPOSIÇÃO CIRCOCONJECTURAS NA CAIXA CULTURAL BRASÍLIA

Exposição Circoconjecturas traz pinturas, esculturas, bordados e instalações interativas.


A CAIXA cultural Brasília recebe a primeira grande exposição individual do artista paranaense Rafael Silveira, chamada Circonjecturas. A mostra, com curadoria de Baixo Ribeiro, será inaugurada dia 15 de outubro, às 19 horas, e permanecerá aberta ao público até o dia 15 de dezembro. Nela, circo, tatuagem, botânica, publicidade dos anos 1950 e cultura pop, e elementos underground se mesclam em pinturas, esculturas, bordados e instalações interativas, criando um universo onírico completamente surrealista.


De acordo com o artista, “o ‘circo’ está relacionado a uma representação exagerada, um espetáculo; e as ‘conjecturas’ são uma alusão ao mundo das ideias, à mente. Por isso essa exposição tem um caráter imersivo, como um convite a abandonar o mundo real e explorar um universo onírico”.


A mostra foi um sucesso de público durante sua passagem em Curitiba, que contou com a presença de 100 mil visitantes, e em São Paulo, onde atraiu cerca de 30 mil pessoas. Para o curador Baixo Ribeiro, há um grande interesse pela exposição por ela ser pensada para um público geral. . O salão dos bordados é uma instalação de esculturas suspensas feitas de fibras diversas, bordadas manualmente. Ao ser iluminada, cada peça de bordado se transforma em um “stencil de luz”, que pinta a parede ao fundo com sombras gráficas.

PROGRAME-SE

PRODUTO: Exposição Circonjecturas

GÊNERO: Artes Visuais

ONDE SERÁ: Caixa Cultural de Brasília (Setor Bancário Sul, quadra 4, lotes 3/4)

QUANDO: Abertura no dia 15 exposição de e 16 de outubro a 15 de dezembro de 2019

HORÁRIO: de terça a domingo, das 9h às 21h

CLASSIFICAÇÃO: Livre

QUANTO: Entrada Gratuita