top of page

"EXPEDIÇÃO BRINQUEDO DE LER" CONTA COM ARTISTAS CONVIDADES ESPECIAIS - DF

Mediação em arte-educação, vivências, criação de materialidades em artes gráficas e produção de um minidocumentário em audiovisual com estudantes do DF são as ações que fazem parte do projeto.

Arte sobre fotos de Elisa Carneiro, Gabriel Guirá e Elisa Carneiro

Um núcleo de arte-educadores está passando por escolas da rede pública do DF com muita responsabilidade e afeto, oferecendo uma experiência divertida, instigante e cidadã com a apresentação do espetáculo “Brasília, Brinquedo de Ler”.

Fazem parte do projeto as rodas de conversas sobre as investigações contínuas do coletivo sobre a relação entre artes, infâncias e cidadania, apresentações teatrais, oficinas e vivências. Ao final do ciclo de atividades, os registros gráficos, fotográficos e audiovisuais irão originar uma publicação literária e um documentário em curta-metragem. As ações começaram em 2022 e vão até o primeiro semestre de 2023.


ARTISTAS CONVIDADES QUE FAZEM PARTE DA JORNADA


Anna Menezes é artista plástica, fotógrafa e pesquisadora. Graduanda em Teoria, Crítica e História da arte pela Universidade de Brasília, desenvolve um trabalho artístico voltado para a inserção do movimento no objeto estático como maneira de explorar a corporalidade, a psique e as relações sociais dos seres humanos, tendo como base uma experimentação tridimensional de imagens fotográficas fundamentada no suporte enquanto estrutura corporal e conceitual.


"Participar do projeto expedição está sendo um convite para brincar e me inspirar, pessoal e profissionalmente, exercitando o olhar e os caminhos pelas linguagens poéticas do sonho, da cidade e das infâncias.", comenta.


Zé Regino é palhaço, diretor, dramaturgo e ator de Teatro, artista Visual e arte Educador, graduado pela Fundação Brasileira de Teatro e Mestre em Arte pela Universidade de Brasília (UnB). Fundou o Grupo de Teatro Celeiro das Antas que tem em seu repertorio 9 espetáculos. Foi professor de Direção Teatral na UnB, Faculdade Dulcina e no IESB. Participou com seus trabalhos de festivais pelo Brasil, Espanha, EUA, Portugal, Itália, Alemanha e Malta. Trabalhou em Berlim na Alemanha a convite da Companhia Working Party. Pesquisador da linguagem cômica e do Teatro para Bebês.


"Quando recebi o convite para participar do projeto Expedições Brinquedo de Ler, fiquei ansioso, imaginando como poderia ser essa proposta na prática. Como seria criar um mapa afetivo de uma escola a partir do olhar das crianças, no caso crianças das escolas pública. Eu sempre estudei em escola pública e em Taguatinga. E confesso que a escola não foi pra mim um espaço de afeto, no sentido de despertar lembranças afetivas. Fiquei imaginando o que isso poderia provocar em mim, nas minhas memórias adormecidas. Quando paro para pensar sobre esse projeto, fico suspenso ao imaginar as possibilidades do que me aguarda. Porque, estar envolvido com o grupo “Tríade Brinquedo” é estar aberto à poética do inesperado e do inusitado. Ansioso à espera de chegar o dia para eu ir ao encontro do Brinquedo.", explica.

Foto: Nath Brito

O projeto “Expedição Brinquedo de Ler” é desenvolvido pela Tríade Brinquedo, uma parceria entre as artistas Ana Flávia Garcia, Elisa Carneiro e Gabriel Guirá, que criaram o coletivo a partir do encontro de suas investigações e interseções em diferentes linguagens, pelas quais compartilham desde 2016. A ressignificação da escola e seus locais também fazem parte da brincadeira: Locais como bibliotecas, salas de aula, auditório, quadras de esportes, cozinha e corredores poderão ser utilizados para que a trilha seja divertida e repleta de aprendizado e todos os sujeitos do ambiente escolar (professores, estudantes, funcionários da limpeza, da segurança, da cozinha, coordenadores e diretores) podem ser personagens da aventura, afinal, a Expedição Brinquedo de Ler nas escolas usa os verbos trilhar, brincar e criar como ponto de partida!


A ação conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. QUEM FAZ Coordenadora artístico-pedagógica, atriz e arte-educadora: Ana Flavia Garcia Atriz e arte-educadora: Elisa Carneiro Arte-educador, dramaturgo, artista gráfico e gestor de mídias: Gabriel Guirá Equipe de monitoria em arte-educação: Anna Lívia, Beatriz Barros, Diadorim Silva e Raiane Castro Produtora: Ana Paula Martins Gestora: Mariana Baeta Assistente de gestão e produção: Fernando Franq Assistente de projeto gráfico: Hugo Carvalho Fotógrafa e cinegrafista: Nath Britto Assessor de imprensa: Josuel Junior Trilha sonora: Satanique Samba Trio Artistas convidados: Anna Menezes, Guilherme Bitencourt e José Regino Concepção e realização: Tríade Brinquedo

تعليقات


bottom of page