EUGÊNIO BARBA E JULIA VARLEY NUMA RESIDÊNCIA ARTÍSTICA DIFERENTE

Eugênio Barba e Julia Varley, do Odin Theater, sempre vêm a Brasília para ministrarem uma Residência Artística exclusiva. Neste ano, o encontro será on-line.

Foto: Marcelo Dischinger

Em meio à pandemia e às restrição de viagens, a Tao Filmes e a Cia Yinspiração conseguem manter o importante projeto A Arte Secreta do Ator. O diretor teatral EUGENIO BARBA e a atriz JULIA VARLEY, que sempre vêm a Brasília para ministrarem a Residência Artística exclusiva, em regime de imersão COMO PENSAR ATRAVÉS DE AÇÕES, farão uma proposta online não só para manter a história desses 13 anos de projeto, mas para instigar e motivar nesse momento desafiador em que a arte tem se mostrado tão necessária. A Arte melhora a imunidade. Um olhar para as limitações do isolamento de maneira provocativa para dar asas à imaginação. A residência torna-se resistência!


A Antropologia Teatral busca uma dramaturgia autoral em dois níveis: orgânica e narrativa. O treinamento busca a apropriação das ações físicas e vocais, a relação entre a dramaturgia do diretor e do texto, do escritor e do ator no processo de criação e seleção do material cênico final.


Mesmo adaptado à plataforma virtual, o projeto segue sua missão de espaço exclusivo de intercâmbio artístico e acadêmico com os mestres da Antropologia Teatral Eugenio Barba e Julia Varley. O ambiente digital é, sem dúvida, um desafio ao exercício da presença, da percepção, da sutileza. Mas, por outro lado, possibilita-nos receber e reunir mais artistas, alguns que nunca teriam oportunidade de vir a Brasília. Atrizes, atores, diretoras, diretores e acadêmicos de diversas partes do Brasil e de outros países da América Latina poderão observar como se dá o processo de criação entre o diretor Eugenio Barba e a atriz Julia Varley, receber orientações de treinos e caminhos, tirar dúvidas diretamente com eles, além de ter acesso a materiais exclusivos.


Num primeiro momento, Eugenio Barba estava resistente à ideia de realizar A Arte Secreta do Ator de forma virtual. Por entender o teatro como essencialmente presencial e a imersão que acontecia nas edições anteriores como experiência tácita, não imaginava como fazê-la sem passar os quatro dias junto ao grupo com 10 horas diárias de trabalho em meio à natureza. De fato, é “irreproduzível”. Porém, após longas conversas, a idealizadora da residência, Luciana Martuchelli, conseguiu convencê-lo a adaptar o evento, mantendo a tradição do evento anual, a fim de instigar e motivar artistas mostrando os métodos de criação do Odin Teatret e também estratégias de sobrevivência e resistência nesses mais de 55 anos de estrada. A arte é curandeira e precisamos inspirar-nos uns aos outros para seguirmos com nosso ofício.


A ideia original foi que todos os participantes observassem o trabalho de Barba e Varley, recebessem orientações gerais e tivessem espaço para perguntas e conversa direta com o diretor e a atriz. Barba, porém, decidiu, abrir poucas vagas para atores e atrizes também trabalharem de forma prática, recebendo sua direção online, sendo observados por todo o grupo, como o diretor chama de “Mente Coletiva”.


Serão 3 (três) horas diárias de trabalho online, por 4 (quatro) dias, com provocações, treinos direcionados, observação do trabalho do diretor com a atriz, além de conversas diretas com os participantes e acesso a materiais históricos de um dos mais longevos grupos do teatro mundial, o Odin Teatret.

Idealizado pela diretora da Cia. YinsPiração, Luciana Martuchelli, e pelo diretor do Odin Teatret, Eugenio Barba, o evento anual e único desta natureza junto a Eugenio Barba, é uma iniciativa privada, em parceria com International School of Theatre Anthropology e produzida pela TAO Filmes na capital brasileira desde 2008.


Entre os artistas que marcaram profundamente a história do teatro da segunda metade do século XX, Eugenio Barba é um dos raros diretores e pensadores do teatro que ainda trabalha de forma inovadora em todos os campos da cultura teatral: a criação artística, a transmissão das técnicas e do saber profissional, a pesquisa sobre a memória histórica, a investigação científica e o uso do teatro no contexto social, ético e universal como um instrumento transcultural para ativar relações entre grupos sociais e etnias diversas.


A proposta é oferecer um diferencial e tácito contato com o processo criativo do Odin Teatret. É uma rara oportunidade de trabalho prático de elaboração cênica sob a preparação da atriz Julia Varley, seguido do trabalho de direção pelo próprio Eugenio Barba. Esta experiência é disponível apenas aos atores de seu grupo e na ARTE SECRETA DO ATOR, no Brasil.


“A ARTE SECRETA DO ATOR em Brasília se transformou num dos frontes da minha luta contra a natureza fugaz do teatro. Todo ano à mesma época acontece um prodígio: um parêntesis de poucos dias, em condições de vida e de trabalho únicos em uma chácara isolada, no panorama imenso fora de Brasília. Ali, como em uma hospedaria de caravanas, Julia Varley e eu nos encontramos com uns vinte colegas brasileiros e latino-americanos e partilhamos uma aventura rara: sair fora dos horários, hábitos e vínculos das nossas vidas cotidianas. É como se quiséssemos reencontrar as origens. Perguntamo-nos quais são, na prática, os caminhos interiores e técnicos para afinar e realizar a nossa necessidade de fazer teatro. Confrontamos as perguntas e as respostas individuais, orientando-nos sobre os princípios da antropologia teatral e sobre as nossas experiências profissionais.” (Eugenio Barba – Odin Teatret)

PROGRAME-SE

Dia 03 dezembro de 2020 (quinta-feira) – transmissão de filme e bate-papo com Eugenio Barba

De 04 a 06 de dezembro de 2020 (sexta a domingo) – treinamento e direção com/de Eugenio Barba e Julia Varley, por 03 horas, para atores e diretores que acompanharão o trabalho do diretor com a atriz, terão indicação de treinos práticos e conceituais. Durante todos os dias, terão acesso exclusivo a materiais históricos, de treinos e espetáculos do Odin Teatret.

Sempre das 12h às 15h (horário de Brasília) pelo Sympla.

IMPORTANTE

1. É necessário ter a plataforma Zoom instalada no computador ou no celular e garantir com boa conexão à internet.

2. A residência artística será ministrada em português e espanhol.

3. As inscrições serão feitas por ordem de confirmação do pagamento e estão sujeitas ao limite de vagas.

INSCRIÇÕES ATÉ DIA 2.12.20

As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site Sympla:

https://www.sympla.com.br/a-arte-secreta-do-ator---ano-xiii__1049708

CONTATO

Em caso de dúvidas ou necessidade de mais informações, entre em contato pelos e-mails contato@aartesecretadoator.com.br ou julianaaarte@gmail.com.

REALIZAÇÃO

@LucianaMartuchelli, @TAOFilmes e @CiaYinsPiracao

@AArteSecretadoAtor @OdinTeatret