ESPETÁCULO "SOB O MESMO TETO"
A companhia Gravitá, formada por Débora Ishikawa e Alessandro Coelho, estreia o espetáculo “Sob o mesmo teto” no dia 23 de janeiro. As sessões acontecem sempre aos sábados, às 19h, no canal da companhia no YouTube, até 20 de fevereiro. A direção é de Michelli Rebulho.

O espetáculo “Sob o mesmo teto” é um projeto que mistura as linguagens de circo, teatro e audiovisual. Em cena, um professor cheio de manias (Alessandro Coelho) tem a sua rotina transformada após resgatar uma gata (Débora Ishikawa). Ele a salva das ruas e ela o salva da solidão. Na obra, um professor muito ocupado com sua rotina e suas manias, despretensiosamente, encontra companhia em uma gata atropelada. A partir de jogos corporais, cômicos e acrobáticos, os personagens se encontram e criam um laço de amizade que transforma a forma como ambos enxergam a vida.
Sem falas, a comunicação com o público se estabelece por meio de movimentos corporais, cômicos e acrobáticos. Dessa interação, os personagens se encontram e criam um laço de amizade que transforma a maneira como ambos enxergam a vida.
Os elementos em cena exploram o contraste entre as personalidades das personagens. O cenário, assinado por Rafael de Castro remete a uma lousa escolar. A trilha de Fred Fonseca, por sua vez, contrapõe batidas exatas e repetidas a temas melódicos que soam como miados felinos. Já os figurinos, criados por Helen Quintans, opõem cores sóbrias e quentes.
Entre o circo e o vídeo
O público assiste a uma versão gravada da peça, adaptada para também ser um produto audiovisual. Captado em vários ângulos e editado para não ser um mero registro em câmera parada, o resultado é uma experiência diferente da apresentação presencial, que oferece ao público a oportunidade de perceber nuances e detalhes dos movimentos acrobáticos. No entanto, a encenação mantém seus elementos teatrais e poderá ser assistida presencialmente no futuro.
Além do espetáculo, a companhia produziu um minidocumentário, “Sob o mesmo teto sob muitos olhares”, que mostra o histórico dos artistas e da companhia, os bastidores da criação e a superação das dificuldades enfrentadas em decorrência da pandemia da Covid-19. Dividido em quatro partes, cada uma delas será exibida na véspera das apresentações, às sextas, também no Youtube. A primeira sessão acontece no dia 22/1, às 19h.
“Sob o mesmo teto” é o primeiro espetáculo da Cia. Gravitá, fundada em 2017, composta por Débora Ishikawa e Alessandro Coelho, que trabalham juntos desde 2009. Desde então, os acrobatas acumulam uma longa experiência na criação de diversos números de dupla de mão a mão. Atualmente, têm dez números em seu repertório, incluindo o que deu origem ao espetáculo.
PROGRAME-SE
Sob o mesmo teto
de 23 de janeiro a 20 de fevereiro
sábados, às 19h no canal da Cia. Gravitá no Youtube
Link para assistir: http://bit.ly/sobomesmoteto
Classificação: livre
Duração: 60min
Documentário
Sob o mesmo teto sob muitos olhares
de 22 de janeiro a 19 de fevereiro
sextas, às 19h no canal da Cia. Gravitá no Youtube
Link para assistir: http://bit.ly/sobomesmoteto
Agenda
22/01 - Parte 1 (5 min)
29/01 - Parte 2 (5 min)
05/02 - Parte 3 (5 min)
12/02 - Parte 4 (5 min)
19/02 - Todas as partes na íntegra (20 min)
Classificação: livre
QUEM FAZ
Acrobatas: Alessandro Coelho e Débora Ishikawa
Direção: Michelli Rebulho
Preparação Corporal: Kelly Cheretti
Figurinos: Helen Quintans
Trilha Sonora: Fred Fonseca
Cenografia: Rafael de Castro
Assistente de Cenografia: Felipe Rodrigues
Marcenaria: Valmir D'Fiamma
Serralheria: Dudu Rodrigues
Apoio Operacional de Cenografia: Márcia Oliveira
Produção Geral: Débora Ishikawa
Produção executiva: Juliana Kaneto
Identidade Visual: Otávio Fantinato
Assessoria de Imprensa: Rodrigo Sampaio
Comunicação e Marketing Digital: Vox Baccai
Produção Audiovisual: Edgar Ishikawa
Operador de Câmera: Guilherme Perez
Local de filmagem: Barracão Teatro
Agradecimentos: Alex Brede, Espaço Diálogos Acrobáticos, Jeisel Bonfim e Barracão Teatro.