top of page

ESPETÁCULO INSUBMISSAS - MULHERES NA CIÊNCIA

Espetáculo que fez temporada em 2015 com grande acolhida do público estreia dia 13 de janeiro de 2021 de forma on-line por conta da pandemia.

Zuza Blanc

Uma misteriosa voz masculina insistentemente provoca Marie Curie, Bertha Lutz, Rosalind Franklin e Hipácia de Alexandria a falarem de suas vidas. Numa delicada e instigante instalação de cordas, pedras e luzes, o desnudamento de extremados conflitos vividos por elas vem à tona, num suspense somente rompido pela insubordinação e pela desobediência. A peça Insubmissas - Mulheres na Ciência terá 6t ransmissões via Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso e, logo na sequência, mais 6 apresentações no Teatro Cacilda Becker.


O elenco é composto por Adriana Dham, Leticia Olivares, Monika Plöger, Selma Luchesi, Vera Kowalska e Rogério Romera. O texto é de Oswaldo Mendes e a direção de Carlos Palma.

Na encenação - gravada presencialmente com inserções das atrizes neste momento de isolamento - os dramáticos momentos vividos por Marie Curie (dois prêmios Nobel), que apesar da mais alta premiação passou fome na França; os conflitos de Hipácia com o governador e o bispo de Alexandria sendo morta a pedradas; Bertha Lutz, que, superando dificuldades fez de sua vida uma luta incansável pelos direitos da mulher e Rosalind Franklin, com decisiva pesquisa do DNA, ludibriada pelos laureados Crick e Watson, encerra com a pergunta sempre difícil de responder: afinal o que é a vida?


A produção também homenageia neste trabalho - contemplado pela 10ª Edição do Prêmio Zé Renato para a Cidade de São Paulo - com breve biografia gravada e animada com ilustrações, das mulheres artistas que emprestam seus nomes aos teatros públicos municipais, local de onde serão feitas as transmissões (Canal do Youtube do NucleoACP e Facebook do CCJuventude e Teatro Cacilda Becker).


QUEM FAZ

Autor: Oswaldo Mendes

Direção e cenografia: Carlos Palma

Assistente de direção: André Falcão

Designer de luz: Rubens Velloso

Trilha Sonora: Carlos Palma e Attilio Mastrogiovanni

Figurino: Carolina Semiatzh e Beatriz Rivato

Preparação Corporal: Inês Aranha

Elenco: Adriana Dham, Leticia Olivares, Monika Plöger, Selma Luchesi, Vera Kowalska e Rogério Romera

Produção: Núcleo Arte Ciência no Palco Da Cooperativa Paulista de Teatro

Programação Visual: Adriana Carui

Edição do vídeo: Cênica Filmes – Zeca Rodrigues

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Streaming: Danilo Bittencourt

Crédito fotográfico: Zuza Blanc


PROGRAME-SE


06 transmissões no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso 13 janeiro (quarta) 17h 15 janeiro (sexta) 19h 16 janeiro (sábado) 15h e 17h 17 janeiro (domingo) 17h 19 janeiro (terça) 19h 06 transmissões no Teatro Cacilda Becker 22 janeiro (sexta) 21h 23 janeiro (sábado) 21h 24 janeiro (domingo) 19h 29 janeiro (sexta) 21h 30 janeiro (sábado) 21h 31 janeiro (domingo) 19h

Grátis

60 minutos

Após a sessão haverá um debate com os interessados sobre o espetáculo.

bottom of page