ESPETÁCULO INFANTO-JUVENIL "AS CLÁSSICAS" EM FEVEREIRO

O espetáculo propõe um olhar empático para pessoas em situação de rua e terá transmissões gratuitas pelo Youtube, em parceria com abrigos de crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos e violência doméstica, escolas e espaços de acolhimento de crianças imigrantes.

Foto: Arô Ribeiro

A partir do dia 23 de fevereiro de 2021, a Cia. Teatral Circo Delas inicia a temporada online do espetáculo “As Clássicas”, do projeto contemplado no edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc nº 38/2020 – Produção e Temporada de Espetáculo Infanto-Juvenil com apresentação online.


Serão oito apresentações virtuais gratuitas para o público geral, realizadas através da plataforma digital Youtube e transmitidas simultaneamente para abrigos de crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos e violência doméstica, escolas e espaços de acolhimento de crianças imigrantes.


As duas primeiras apresentações acontecem no dia 23 de fevereiro, às 10h30 em parceria com a Escola Doce Geração – Unidade I (Cotia/SP), e às 14h30 em parceria com o Abrigo Reviver (São Paulo/SP) e Casa do Bom Menino (Piracicaba/SP).


Após cada apresentação haverá um bate-papo online com o público através do chat, propondo um debate sobre o olhar da sociedade para as pessoas em situação de rua, como as tratamos, como se dá seu processo de exclusão dos centros urbanos em razão da especulação imobiliária, entre outros temas abordados no espetáculo.


Em “As Clássicas”, Carmela e Federica são duas palhaças amigas que dormem em meio a caixas de papelão nas ruas da cidade grande e passam por situações inusitadas para manter a amizade e conseguir sobreviver.

Unindo números autorais e cenas clássicas da palhaçaria, a montagem traça uma narrativa divertida e poética sobre as dificuldades de sobrevivência das pessoas em situação de rua e sua invisibilidade nos centros urbanos, buscando inspirar novas visões e um olhar mais empático em relação às pessoas que vivem à margem da sociedade.


Com uma dramaturgia modificada para se inserir no contexto atual da pandemia da COVID-19, momento em que as diferenças socioeconômicas ficaram ainda mais gritantes e a acesso ainda mais precário a direitos básicos de higiene e alimentação, o espetáculo usa o humor e a poesia para sensibilizar o público e falar sobre a vulnerabilidade de quem não tem uma moradia e vive nas ruas.

O espetáculo aborda ainda o fenômeno de gentrificação, que é a saída forçada da população menos favorecida economicamente e/ou em situação de vulnerabilidade social de determinado centro urbano por conta do processo de especulação imobiliária.


SOBRE A CIA


Fundada em 2017, a Cia Teatral Circo Delas pesquisa teatro e circo a partir da comicidade feminina do clown. O repertório da companhia é composto pelos espetáculos "As Clássicas", "Dia de Praia" e "O Baú", além do número curto "O Bombom", o curta-metragem “Bombom” e a web-série "Calma, ainda não dá para sair", que já foram apresentados nos mais importantes palcos e equipamentos culturais do Estado de São Paulo, além de festivais nacionais e internacionais como: Festival de Palhaçaria Mamaracho (Colômbia), III, IV e V Encontro Internacional de Mulheres Palhaças (São Paulo), 8º Festival de Sarapuí (São Paulo), Festival de Palhaçaria Sul-Mineiro, Festival Telúrica Curitiba (Paraná), Festival “As Sacerdotisas do Riso” promovido pelo Instituto Cultural ESLIPA (Rio de Janeiro), Projeto Circo de Quebra (São Paulo), entre outros.


Em 2017, o grupo recebeu o “Troféu Destaque pela pesquisa na Palhaçaria” e foi indicado a melhor maquiagem e melhor iluminação no 8º Festival de Sarapuí (SP). Em 2018, foi premiado com o Edital de Apoio à Criação Artística, que resultou na montagem do espetáculo “Dia de Praia”. Em 2020, foi contemplado com os Prêmios dos editais ProAc 08 e 38 do estado de São Paulo.


As ações fazem parte do projeto “Temporada Online As Clássicas", contemplado no edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc nº 38/2020 – Produção e Temporada de Espetáculo Infanto-juvenil com apresentação online, viabilizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial de Cultura, e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.


PROGRAME-SE

Quando: 23 de fevereiro de 2021 - (terça-feira)

Horário: 10h30 – em parceria com a Escola Doce Geração (Cotia/SP)

Horário: 14h30 – em parceria com o Abrigo Reviver (São Paulo/SP) e Casa do Bom Menino (Piracicaba/SP)

Classificação: Livre

Grátis

Duração: 40 min + 30 minutos de bate papo online com elenco

Onde assistir: Canal do youtube da Cia Circo Delas

Link: https://youtube.com/channel/UCAaWkY6F4LQ2oUR8Hf5qb8w


QUEM FAZ

Atuação: Melina Marchetti, Rebeka Teixeira e Andressa Ferreira | Direção e Figurino: Cia. Teatral Circo Delas | Concepção, Dramaturgia e Administração: Melina Marchetti | Orientação: Bete Dorgan | Cenografia: Pedro Hamaya e Melina Marchetti | Concepção sonora: Melina Marchetti | Produção Executiva: Amanda Schmitz | Fotos: Ana Pascon e Arô Ribeiro | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Iluminadora: Rebeka Teixeira | Operadora de Luz: Natália Peixoto |Design: Magnolia Produção Cultural | Gerenciamento de mídias: Priscila Galvão | Apoio de Transmissão: Marcelo Moraes


Acompanhe as redes sociais da Cia Teatral Circo Delas para mais informações sobre a programação: www.facebook.com/ciacircodelas, www.instagram.com/cia_circo_delas/ ou @cia_circo_delas

Para sugestão de pauta, envie release o e-mail:

falecomportalconteudo@gmail.com

© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por Josuel Junior e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W