ESPETÁCULO "ELEPHANTS" ESTREIA NO DIA 20 DE DEZEMBRO

Elephants aborda temas como solidão, depressão, fracasso e suicídio e possui linguagem híbrida, que mistura cinema e teatro com o recurso de chroma Key.

Foto: Luis Sória

Estreia dia 20 de dezembro em cartaz, no YouTube, no Canal DesVirtuArt – Festival e Festividades da Arte Stream, o vídeo-espetáculo “Elephants”, projeto contemplado pelo PROAC Expresso Lei Aldir Blanc – LAB 36/2020 – Produção e Temporada de Espetáculo de Teatro com Apresentação Online. Adaptado da obra “Sobre Elefantes e Coelhos”, de René Piazentin, o espetáculo conta com a direção de Nelson Baskerville e no elenco Danilo Miniquelli, Carol Mafra e Danna Lisboa.


Elephants” aborda o encontro entre um corretor de imóveis e uma excêntrica tatuadora, que carregam a dor do fracasso, mas que externalizam e lidam com ela de maneiras diferentes. Em paralelo as amarguras das personagens centrais, acontece uma espécie de epidemia de suicídio, onde as pessoas sobem nos prédios e ao se jogarem desaparecem. Toda essa movimentação é vivenciada pela misteriosa Mulher da Long Neck, que começa a se relacionar de forma enigmática com as personagens da peça.

A peça vem muito a calhar com o que a humanidade vive hoje com a pandemia da Covid-19, e com o isolamento que vivemos por mais de um ano. “Elephants fala da solidão, de pessoas solitárias que vagam pelas grandes cidades sem se relacionar com o outro. A pandemia trouxe essa solidão para todos nós, ela nos deixou sozinhos em casa, isolou cada um no seu canto. Muitos não tinham com quem conversar e começaram a falar sozinhos ou com suas plantas e animais”, exemplifica o diretor. Assim como na pandemia, a peça fala de pessoas que sumiram e como cada um busca o entendimento dentro de si para essas questões. Graphic Novel brasileira Devido a pandemia da Covid-19, o espetáculo foi transformado em um cine-teatro, uma mistura de linguagens do teatro com o audiovisual. Para Elephants a técnica utilizada na gravação foi a do chroma key. Para evitar aglomeração, apenas Danilo Miniquelli e Carol Mafra se encontraram pessoalmente e gravaram suas cenas no apartamento da atriz. A direção foi realizada de forma online, o que segundo Baskerville possibilitou que ele se concentrasse na direção dos atores, sem precisar se preocupar com o cenográfico. A atriz Danna Lisboa gravou a parte dela separadamente, já que sua personagem não possui contato físico com os outros. De acordo com ela, esse formato possibilitou vivenciar algo novo, sair da zona de conforto, e criar um formato interessante não só para a equipe, mas para quem vai assistir.

Elephants, projeto idealizado por Miniquelli e Mafra, acabou se transformando em uma Graphic Novel brasileira, uma linguagem ainda pouco usada no audiovisual brasileiro. “Devido às circunstâncias, pensamos em diferentes formas para realizar esse trabalho e veio a ideia de utilizar o chroma”, comenta Baskerville. Para a direção de Imagem e cenário virtual foram convidados André Grynwask e Pri Argoud (Um Cafofo) e a Direção de Arte ficou com André Grynwask e Telumi Hellen. Todo o processo, entre ensaios onlines, filmagem e montagem gráfica levou 09 meses. “Quando surgiu a ideia de trazer um cenário virtual na fase mais complicada da pandemia, fui pego de surpresa, mas o trabalho do André trouxe uma provocação completamente nova para mim, Carol e Danna. É incrível me ver transformado em personagem de quadrinhos e mais: ver a melancolia do texto do René dialogando tão bem com isso e com o momento que vivíamos. É muito maluco pensar que praticamente não nos relacionamos, que ensaiamos uma grande parte do processo sem nos vermos, nos tocarmos, sem sentir o respiro do outro. Foi uma sacada genial do Nelson, que com a inventividade da Telumi, do Daniel, do Dan Maia, além do próprio André, obviamente, trouxe um resultado poético, profundo e excêntrico, como sempre li o texto do Renê”, ressalta o ator, Danilo Miniquelli.

Elephants é a atração principal do DesVirtuArt – Festival e Festividades de Arte Stream, que acontece de 20 a 30 de dezembro, gratuitamente, no Canal do DesVirtuArt, no YouTube. Para acessar, clique aqui. Elephants fica em cartaz nos dias 20, 21, 22, 23, 27 e 28 de dezembro. Indicada para maiores de 14 anos, o espetáculo conta com 80 minutos e pode ser conferido gratuitamente. QUEM FAZ Texto: René Piazentin Direção: Nelson Baskerville Elenco: Carol Mafra, Danilo Miniquelli e Danna Lisboa Direção de Imagem e cenário virtual: André Grynwask e Pri Argoud (Um Cafofo) Direção de Arte: André Grynwask e Telumi Hellen Figurino: Telumi Hellen Trilha Sonora Original: Dan Maia Assistência de Direção e Produção Executiva: Daniel Guisard Idealização: Danilo Miniquelli e Carol Mafra Assessoria de Imprensa: Sevilha Comunicação Foto: Luis Sória - Num Click Estúdio PROGRAME-SE Espetáculo: Elephants Temporada: Em dezembro, dentro do DesVirtuArt – Festival e Festividades de Arte Stream: Dia 20/12 – 21h30 / Dia 21/12 – 19h30 / Dia 22/12 – 21h30 Dia 23/12 – 19h30 / Dia 27/12 – 19h30 / Dia 28/12 – 21h30 Local: Canal do DesVirtuArt, no YouTube – clique aqui para acessar Valor: Gratuito Duração: 80 minutos Classificação: 14 anos Trailer: Elephants.trailer

AS MAIS LIDAS DA SEMANA...