"CantoAr e as Aventuras Encantadas" retorna com nova temporada de apresentações em abril
Com o patrocínio da Neoenergia Brasília e Instituto Neoenergia Brasília, por meio do edital Transformando Energia em Cultura, a nova temporada do espetáculo "CantoAr e as Aventuras Encantadas" irá circular pelas regiões administrativas do Plano Piloto e Gama, trazendo ao público infantil o universo da yoga e da meditação por meio da musicalidade, palhaçaria, teatro, artes plásticas e literatura.
CantoAr oferece ao público infantil ferramentas de conexão com as suas emoções, enquanto desenvolve a consciência corporal e amplia o espectro de linguagens sensíveis acessíveis pela arte e suas histórias e canções, criadas por Nambir e Aline, falam de aventuras, dos elementos e preservação da natureza, da vida e das transformações e possibilidades existentes na essência da criança. A narrativa percorre as aventuras vividas na infância por uma senhora de 120 anos que teve coragem para acreditar nos seus sonhos e enquanto praticava muito yoga, conheceu a magia do mundo e os ensinamentos da vida.
Ao som do violoncelo, da flauta transversal, da harpa, do violão, do berimbau e das técnicas de yoga, adaptadas ao público, torna a exibição interativa, oferecendo momentos de diversão e relaxamento. “O espetáculo do CantoAr é interativo e oferece às crianças oportunidade de mergulhar no universo lúdico do yoga, embaladas pelas linguagens da música, artes plásticas, teatro, dança e palhaçaria. Desta forma, oferecemos encantamento e magia com muita diversão”, explica a idealizadora Nambir Kaur.
Com linguagem cênica e lúdica, a apresentação alcança também o universo sensível de crianças deficientes ensinando-as posturas de yoga, técnicas de respiração e a musicalidade como ferramenta comunicativa. O projeto acontece com sensibilidade, interação e acessibilidade, contando com intérprete em libras e audiodescrição, durante todas as exibições.
Serão três dias de espetáculos: 17 de abril, às 10h e 15h, no SESC Paulo Gracindo - apresentação fechada para escolas convidadas pelo projeto; 19 de abril, às 15h, no SESC Garagem - apresentação fechada para as instituições e 21 de abril, às 17h, no SESC Garagem - apresentação aberta ao público externo.
Desde 2018, o grupo CantoAr tem o propósito de oferecer para as crianças uma maneira única, musical e divertida de aprender sobre yoga. O projeto interconecta diversas linguagens das artes como teatro, música, literatura, artes plásticas e dança. Foi a partir do encontro da professora de yoga Nambir e da musicista Aline Marcimiano que as histórias da Borboleta Bela, Zuzu, Tartaruga Aruga, Bruxa Maravilhosa, Planeta Verde e Serena começaram a ser criadas. O grupo gravou as músicas citadas que compõem o álbum disponível em várias plataformas digitais e, em seguida, o espetáculo “CantoAr e as Aventuras Encantadas”.
Em 2022, o espetáculo "CantoAr e as Aventuras Encantadas" ganha espaço e vira palco de diversas apresentações para o público infantil. São eles: escolas das periferias e os grandes teatros do centro de Brasília, como o Espaço Cultural Renato Russo, Funarte e Biblioteca Nacional, alcançando mais de 2 mil crianças em todo o Distrito Federal. Ainda em 2022, foi lançado o livro “Tartaruga Aruga”, o quarto livro do projeto, seguido pelos livros "Bruxa Maravilhosa” e “Planeta Verde”, todos distribuídos para as escolas públicas da cidade.
Atualmente, o grupo segue com programações culturais nas regiões administrativas do Plano Piloto, Recanto das Emas e Gama, contemplado pelo edital "Transformando Energia em Cultura" da Neoenergia via Lei de Incentivo à Cultura.
PROGRAME-SE
Casa Jasmim apresenta ‘CantoAr e as Aventuras Encantadas’
Datas:
17 de abril, às 10h e às 15h, exibições fechadas para escolas - Sesc Paulo Gracindo - Gama
19 de abril, às 15h - fechado para escolas - Sesc Garagem - Plano Piloto
21 de abril, às 17h, Gratuito e aberto ao público - Sesc Garagem - Plano Piloto
Ingressos: Distribuição a partir do dia 14 de abril às 12h Gratuitos pelo site: https://www.sympla.com.br/cantoar-e-as-aventuras-encatadas__2366584
Classificação: Livre
Patrocínio: Neoenergia Brasília e Instituto Neoenergia, por meio do Edital Transformando Energia em Cultura
Apoio: Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal e SESC - DF
Realização: Casa Jasmim Cultural
QUEM FAZ
Elaboração e criação: Nambir e Aline Marcimiano
Direção colaborativa: Katiane Negrão
Coordenação Geral e Elaboração do Projeto: Casa Jasmim Cultural
Harpa e atriz: Nambir
Atriz, Violão, voz, Ukulele, Berimbau: Aline Marcimiano
Flauta transversal, backing vocal: Ana Cesário
Violoncelo: Mar Nóbrega
Sonorização: Alessandro Moska
Assistente de Som: Paulo Pinheiro
Iluminação: Zizi Antunes
Coordenador técnico: Luan Autuori
Arte gráfica: Camila de Paiva
Ilustração: Amanda Cintra
Cenografia: Luciano Porto e Fernanda Samarco
Assistente de Produção: Fernanda Samarco
Gestão Financeira: Thaís Tolsi
Coordenação de Comunicação e Assessoria de Imprensa: Bruna Abreu
Comentarios