top of page

ESPETÁCULO "DISTORÇÕES" ESTREIA NO TEATRO GLAUCE ROCHA - RJ

Em cena, duas mulheres em uma lavanderia resgatam histórias de amor, despedida e solidão a partir de peças de roupa.

Foto: Danielo Sergio

“Distorções” é um espetáculo leve, de humor inteligente, com Carmen Frenzel e Mariana Consoli (a Ciça, de Travessia). Em cena, duas mulheres em uma lavanderia interpretam a si e a demais personagens num jogo de contação de histórias onde “pedaço de roupa é pedaço de gente”. Com texto de Fabrício Branco e direção de Eduardo Vaccari, a comédia dramática fica em cartaz de sexta a domingo, às 19h, a preços populares, no Teatro Glauce Rocha, Centro, de 31 de março a 23 de abril. Toda sexta-feira, o espetáculo contará com acessibilidade em Libras.


Irreverente, lúdico e dinâmico, “Distorções” reúne histórias individuais e coletivas em um exercício de reinvenção e provocação pessoal. “Duas mulheres, 'Uma' e 'Outra', interagem dentro de uma lavanderia transformando-se em mil outros personagens a partir das roupas que manuseiam e vestem”, conta ­­­­­­Carmen. “Ao dar vida ao ‘camiseta regata’, ao ‘farda’, ao ‘terno’ ou ao ‘vestido’, a peça lança mão de arquétipos da sociedade e provoca uma reflexão acerca de nossas próprias experiências”, diz Mariana.


Instigante, o texto de Fabrício Brito é recheado de referências sociais e políticas, o que torna a peça muito atual. Idealizado por Carmen Frenzel, Mariana Consoli e Fabrício Branco, “Distorções” estreou em 2019, no Sesc Tijuca. No mesmo ano, fez cerca de 20 apresentações no estado do Rio de Janeiro, incluindo o festival Niterói em Cena; o Festival EncontrArte, rede Sesc; entre outros. Em 2022, reestreou no teatro do Centro Cultural da Justiça Federal - CCJF.


A temporada no Glauce Rocha inclui duas ações paralelas. A primeira é uma oficina de teatro gratuita, voltada para estudantes de teatro, dramaturgos e roteiristas. O orientador é Fabrício Branco. A outra é uma atividade de formação de plateia, voltada a pessoas com pouco acesso a bens culturais, em parceria com o CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável).


QUEM SÃO

Fabrício Branco - Dramaturgo, mestre em Artes Cênicas pela UFBA, pós-graduado em Dramaturgia e Roteiro pelo Célia Helena - SP, vencedor da 8a Seleção Brasil em Cena CCBB, com “Solo” (2019). Vencedor do IV Concurso de Dramaturgia FETAERJ, com “A pena” (2018). Autor de “Orlando Silva - Nada Além” (2016), “Na parede da Memória” (2018), “Distorções” (2019), entre outros.


Eduardo Vaccari - Diretor ator, diretor teatral e professor. Doutor em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (UNIRIO), com PDSE na Université Sorbonne-Nouvelle/Paris III. É coordenador e professor do Bacharelado em Teatro da Faculdade Cesgranrio e professor de Artes na FEBF/UERJ. Foi integrante da Companhia dos Bondrés e atualmente é coordenador e professor do "Maschere – Ateliê de Pesquisa em Máscaras Teatrais".


Carmen Frenzel - Atriz, diretora e professora. Formada pelo Centro Cultural Calouste Gulbenkian e graduada em licenciatura em teatro pela UniRio. Em 2022, estreou “O Balcão”, de Jean Genet; e “Tá com medo de quê?”, ambas com direção Renato Carrera; além de “Bordados”, com a companhia Amok Teatro. Em 2021, “Por Detrás de O Balcão” (online), com direção de Renato Carrera; “Segredo de Justiça” (online), com direção de Marco André. Em 1996, recebeu o Prêmio Mambembe por Ludi na TV. Fez parte do Centro de Demolição e Construção do Espetáculo, com direção de Aderbal Freire-Filho. É integrante do grupo de humor O Grelo Falante.


Mariana Consoli - Atriz licenciada em Artes Cênicas pela UNIRIO e pós-graduada em Historiografia do Teatro pela Casa de Artes das Laranjeiras. Atualmente integra o elenco de “Travessia”, novela das 21h, de Glória Perez, onde interpreta Ciça. É professora de Teatro dos Ensinos Fundamental e Médio da Escola Britânica do Rio de Janeiro.

ATIVIDADES EDUCATIVAS

1) OFICINA DE DRAMATURGIA

A construção da personagem e sua trajetória como desenvolvimento dramatúrgico. A prática da produção textual teatral. Gêneros literários e a produção do diálogo. A jornada do herói. Os arquétipos teatrais. A construção da personagem e sua trajetória. Orientador: Fabrício Branco Público: estudantes de teatro, roteiristas e dramaturgos Local: Teatro Glauce Rocha Gratuito Inscrições: oficinadedramaturgialivre@yahoo.com


2) AÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PLATEIA

Voltada a pessoas com pouco acesso a bens culturais. A ação, desenvolvida com o CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), visa à troca de experiências entre pessoas que vivem em situação de alta vulnerabilidade social e o universo do teatro. O grupo escolhido será recebido pelas atrizes do espetáculo, que farão uma visita guiada a todos os espaços do teatro (cabine técnica, camarins, coxias...), explicando suas respectivas funções. O grupo também acompanhará as atrizes se preparando para o espetáculo. Gratuito.

QUEM FAZ

Dramaturgia: Fabrício Branco Direção: Eduardo Vaccari Elenco: Carmen Frenzel e Mariana Consoli Cenógrafo: Carlos Alberto Nunes Figurino: Nívea Faso Iluminação: Ana Luzia de Simoni Trilha Sonora: Marcello H Visagismo e Cabelos: Diego Nardes e Lucas Souza Cenógrafa assistente: Arlete Rua Design Gráfico: Marcello Queiroz Produção: Carmen Frenzel e Mariana Consoli Produção Executiva: Ludmyla Arêas Realização: Falantes Produções Artísticas Idealização: Carmen Frenzel, Fabrício Branco e Mariana Consoli Assessoria de imprensa: Júnia Azevedo – Escrita Comunicação


PROGRAME-SE Espetáculo: “Distorções” De: Fabrício Branco Com: Carmen Frenzel e Mariana Consoli Direção: Eduardo Vaccari Temporada: 31 de março a 23 de abril de 2023 – sexta, sábado e domingo, dias 31 de março, 1, 2, 7, 8, 9, 14, 15, 16, 21, 22 e 23 de abril Hora: 19h Local: Teatro Glauce Rocha Acessibilidade: nas apresentações de sexta-feira, haverá intérprete de Libras End.: Av. Rio Branco, 179 – Centro – Rio de Janeiro Duração: 70 minutos Classificação etária indicativa: 12 anos Valor: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) Ingresso online: SYMPLA


Comments


bottom of page