top of page

ESPETÁCULO "DEGRAUS" REESTREIA NA CÂMARA DOS VEREADORES, NA CINELÂNDIA - RJ

Com direção e coreografia de Deisi Margarida e Rodrigo Gondim, a segunda obra da companhia utiliza escadarias públicas para experimentar o corpo em situações de risco, queda e fracasso

Foto: Igor Keller

Indicado ao Prêmio Cesgranrio em 2020 nas categorias Melhor Coreografia e Prêmio Especial pela pesquisa no espaço urbano, o espetáculo “Degraus” reestreia, no dia 06 de julho, na escadaria da Câmara dos Vereadores, na Cinelândia.


Segunda obra do Grupo Sats, a obra é uma ação em dança que utiliza escadarias públicas para experimentar o corpo em situações de risco, queda e fracasso. As apresentações gratuitas acontecem de quinta a domingo, de 06 a 16 de julho, sempre às 18 horas, na escadaria da Câmara, na Praça Floriano, no Centro do Rio. Contemplado pelo Fomento à Cultura Carioca (FOCA), da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, o projeto conta com audiodescrição em toda a temporada, e também ofereceu oficina e ciclo de palestras-performances com artistas convidados.

A criação de uma fissura como ação política na cidade norteou o interesse e a pesquisa do projeto coreográfico dos diretores e coreógrafos Deisi Margarida e Rodrigo Gondim, assim como a possibilidade de ocupar prédios públicos e de caráter político como ação coletiva, espaço de criação e pensamento crítico.

Atravessando corpo e arquitetura, e as possíveis tessituras que organizam o espaço urbano como uma dinâmica, o projeto volta ao cartaz com novos intérpretes e mais amadurecido na sua relação de convivência com o público. “Degraus” é uma ação em dança que usa escadarias de prédios públicos para pesquisar, de forma intensiva, os corpos em situação de risco. Do tensionamento entre a mobilidade e a arquitetura, surge o desejo de reunir pessoas diante das instituições de poder para o exercício do comum como lugar de imaginação praticada. A rua em sua condição performativa é coautora e protagonista de agenciamentos entre os corpos, visíveis e invisíveis, que negociam estratégias e (re)encantamentos do espaço. Tudo aqui é coreográfico. Tudo está performando. Já está acontecendo.


PROGRAME-SE

Degraus

Temporada: 06 a 16 de julho,

Dias e horários: de quinta a domingo, às 18h.

Local: Escadaria da Câmara dos Vereadores Municipal.

Endereço: Praça Floriano, s/n, Cinelândia.

Ingressos: gratuitos

Classificação: livre

* Em caso de chuva, o espetáculo será cancelado.

Aviso do cancelamento será informado pelas redes sociais do grupo

instagram: @gruposats

QUEM FAZ

Concepção, direção e coreografia: Deisi Margarida e Rodrigo Gondim

Intérpretes-criadores: Deisi Margarida, Flora Bulcão, Hugo Leiva, Juliana Angelo, Mika Makino, Milena Codeço, Rodrigo Barizon e Rodrigo Gondim.

Composição de trilha sonora e Músicos: Fábio Lima e Luciano Pozino

Figurino: Carla Costa

Assistente de figurino: Rayane Flaviano

Instrução de Parkour: Pedro Pinheiro

Fotografia: Igor Keller

Filmagem e edição: Helena Bielinsk

Programação Visual: Gustavo Vieira

Assessoria de Imprensa: Ana Pinto e Rachel Almeida

Gestão de Mídias digitais: Ana Pinto (Pequena Via Produções)

Direção de Produção: Deisi Margarida

Produção Executiva: Debora Thomas

Tradução de LIBRAS: Jonathas Narciso

Audiodescrição: Luciano Pozino

Comments


bottom of page