top of page

ESPETÁCULO DE CIRCO "FAXINA" ESTREIA NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO

Com orientação de pesquisa de Esio Magalhães, o grupo apresenta o espetáculo “Faxina” que reflete sobre as injustiças sociais sofridas na vida cotidiana de pessoas trabalhadoras comuns e também aquilo que as une como coletividade.

A partir do dia 09 de dezembro de 2022, a Trupe em Trânsito, grupo circense que atua na região da Penha, inicia uma temporada de circulação com apresentações gratuitas do espetáculo “Faxina”.

Através da comicidade e do lúdico, o espetáculo “Faxina” explora o que é a subalternidade ou os ditos "subempregos", gerados através do mito da mão de obra desqualificada e seus salários baixos, que acabam sustentando a dominação de classes e mantendo o que já foi estabelecido: um sistema muito bem estruturado e que se coloca como inabalável.


Nos dias 09 e 16 de dezembro (sextas-feiras), às 16h, com entrada gratuita, o espetáculo será apresentado no Centro Cultural da Penha, que fica no Largo do Rosário, 20 - Penha de França, Zona Leste de São Paulo - SP.

Nos dias 17 de dezembro (sábado) e 15 de janeiro (domingo), às 15h, com entrada gratuita, o espetáculo será apresentado no Teatro Flávio Império, que fica na Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba, Zona Leste de São Paulo - SP.

Com orientação de pesquisa de Esio Magalhães, o espetáculo “Faxina” inspira uma reflexão crítica sobre as injustiças sociais sofridas por trabalhadores comuns, transitando por aquilo que há de mais cotidiano, o banal, e o que os une: a coletividade.

Em uma linguagem direta com o público, que está inteiramente posto no jogo de cena, o espetáculo lembra que, para além de nossas diferenças e discordâncias, somos uma única classe trabalhadora.

O espetáculo foi criado a partir de uma temporada de intervenções realizadas em praças da zona leste, mais especificamente na região da Penha, espaços escolhidos pela proximidade dos equipamentos culturais onde a temporada iria acontecer e a região onde o grupo atua. Uma forma que a Trupe em Trânsito encontrou para trazer as pessoas que transitam por esses espaços para dentro do teatro.


“Faxina é um espetáculo solo feito na rua e para a rua, o palco mais ancestral e democrático que temos. A partir de intervenções urbanas, realizadas em praças da zona leste de São Paulo, Rocha, a figura excêntrica que é personagem do espetáculo, encontrou e desencontrou com o povo, das suas mais variadas formas e jeitos, construindo a base da pesquisa cênica através dessa relação”, comenta o grupo.

As ações fazem parte do projeto “Solo em Conjunto” contemplado no Edital de Apoio a Projetos de Múltiplas Linguagens, da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura do Município de São Paulo.



QUEM FAZ

Idealização e elenco - Legina Leandro | Orientação de pesquisa: Esio Magalhães | Produção geral e técnica: Calu Batista | Cenotécnico: Zé Dahora | Registros visuais: Joab Kierkegaard | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Idealização: Trupe em Trânsito


PROGRAME-SE

Espetáculo “Faxina”

Com Trupe em Trânsito

Sinopse: Contratada para faxinar um espaço, Rocha, uma figura excêntrica, ruma ao seu objetivo: deixar tudo um brilho. Na necessidade de cumprir sua função, um varal de possibilidades se estende à sua frente entre quiprocós e confusões, gerando indagações acerca de sua labuta. Até um balde d'água cair sobre sua cabeça.

Duração: 60 minutos

Gênero: Comédia

Classificação indicativa: Livre (não é um espetáculo infantil)

Temporada:

Quando: 09 de dezembro de 2022 (sexta-feira) - Horário: 16h

Onde: Centro Cultural da Penha - Endereço: Largo do Rosário, 20 - Penha de França, São Paulo - SP, 03634-020


Quando: 16 de dezembro de 2022 (sexta-feira) - Horário: 16h

Onde: Centro Cultural da Penha - Endereço: Largo do Rosário, 20 - Penha de França, São Paulo - SP, 03634-020


Quando: 17 de dezembro de 2022 (sábado) - Horário: 15h

Onde: Teatro Flávio Império - Endereço: R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba, São Paulo - SP, 03721-010

Quando: 15 de janeiro de 2022 (domingo) - Horário: 15h

Onde: Teatro Flávio Império - Endereço: R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba, São Paulo - SP, 03721-010

Comments


bottom of page