top of page

ESPETÁCULO "BUCA - SOBRE A URGÊNCIA DA VIDA" REFLETE SOBRE O LUTO

Com fatos reais, BUCA - SOBRE A URGÊNCIA DA VIDA retrata, a partir de um diagnóstico trágico, o processo da perda de um pai por sua filha.

Foto: Halei Rembrandt

Um diagnóstico fatal. Correr para viver o tempo que resta com o pai. Apressar convivências, acelerar frases de afeto, viver o que há para viver. Foi desta forma que Bruna Miglioranza organizou sua vida prática e amorosa na relação com o pai quando o diagnóstico veio, trágico. Seriam, na melhor das hipóteses, seis meses de vida a partir daquele ponto, em 2017. Escrever um diário ajudou Bruna a organizar os sentimentos, impressões e fatos. Ao compartilhar esses escritos com o diretor Amarildo Félix, surgiu a ideia de uma peça, construída com dor, mas leve, com humor, porque seu pai tinha, antes de tudo, esse espírito vibrante. Daí nasceu Buca - Sobre a Urgência da Vida, inédita, que faz curta temporada, entre 23 e 30 de abril, às 20h, no canal do YouTube da Caboclas Produções.

A peça conta a história real de uma filha que ouviu dos médicos que seu pai teria, no máximo, seis meses de vida. A partir desse encontro com a finitude, dá-se início a uma maratona, daquelas bem difíceis de completar. Sua vida muda da noite para o dia e a sua segunda casa torna-se os corredores do hospital, onde conhece outras pessoas na mesma situação que seu pai. A filha-atriz decide compartilhar essa vivência trazendo à cena os relatos de momentos felizes e divertidos ao lado de Buca. Com isso, ela compartilha com o público diversas histórias da convivência, nem sempre amigável, (mas quase sempre divertida) com seu pai e os momentos de dor dessa despedida anunciada, que contrariando os prognósticos, durou um ano e meio, ao contrário dos seis meses anunciados.

Buca é o apelido pelo qual o pai da protagonista era conhecido e são três características dele que servem de fio condutor do monólogo: loucura, humor e galanteio.


Essa é a terceira parceria da Caboclas Produções com o dramaturgo Amarildo Felix. A primeira foi em 2018 com o premiado espetáculo “O Desmonte” e a segunda foi em 2021 com o espetáculo “Microalucinações Amorosas - Uma peça Videoclipe”.

A atriz inicia o monólogo com uma corrida contra o tempo: do momento da descoberta da doença, transita pelo desespero e vai até a aceitação dos fatos, quando ela conversa com a plateia e explica que essa peça é uma maneira que ela encontrou para manter o seu pai por perto. Bruna registrou tudo: as partes do corpo do seu pai, memórias, amizades feitas no hospital e o seu contato de perto com a morte.

Para transpor isso para a peça, Buca usa imagens, vídeos e conversas de áudio com o seu pai, pelo WhatsApp, que são compartilhadas com o espectador.

A temporada de Buca - Sobre a Urgência da Vida é um projeto contemplado pelo Edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020), realizado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

QUEM FAZ

Dramaturgia e atuação: Bruna Miglioranza

Direção: Amarildo Félix

Assistente de Direção: Vitor Placca

Direção de Produção: Gabrielle Araújo

Sonoplastia: Barulhista

Iluminação: Kuka Batista

Direção e Produção Audiovisual: Halei Rembrandt

Gestão de Mídias Sociais: Lucas Gouvêa

Designer: Vitor Placca

Assessoria de Imprensa: Canal Aberto

Produção: Caboclas Produções

Realização: Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

PROGRAME-SE

Buca - Sobre a Urgência da Vida

com Bruna Miglioranza

de 23 e 30 de abril, às 20h

No canal do YouTube da Caboclas Produções (https://www.youtube.com/channel/UCnqSYzECvR3Bn_VrD45QQpQ)

grátis

bottom of page