top of page

ESPETÁCULO "ÍNSITA" EM CURTA TEMPORADA NO CENTRO DE DANÇA DO DF

Montagem produzida e realizada por mulheres será apresentada nos dias 18 e 19 de março com entrada franca

Realizado inteiramente por mulheres, o espetáculo Ínsita estreia no mês de março, mês em que se afirma os direitos das mulheres. Com três únicas apresentações gratuitas em Brasília, nos dias 18 e 19, no Centro de Dança do DF, a montagem é fruto das experimentações vivenciadas pelas participantes das oficinas Movências, Saberes e Criação, do projeto mulherÁrvore.


Ínsita é uma experiência coreográfica que reflete o desabrochar das mulheres em sua diversidade e subjetividade a partir da relação metafísica entre mulher e planta, em uma analogia à sabedoria inata das árvores em aderência a sabedoria intrínseca das mulheres.


As apresentações proporcionarão ao público uma experiência imersiva em discursos e formas de expressões criadas em conjunto por um grupo diverso de mulheres, entre elas: donas de casa, professoras, artesãs, costureiras, vendedoras, geógrafa, mães. Como num dossel de folhas vivas que juntas formam um ecossistema que da vida à performance. Após a sessão das 16h, do dia 19, haverá um bate-papo com o elenco de mulheres.


O projeto, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (FAC/DF), foi idealizado e conduzido pela multiartista Cleani Calazans. O elenco é composto por mulheres que nunca haviam vivenciado uma experiência artística em cena. A equipe técnica e artística também é inteiramente composta por mulheres, como forma de valorização e incentivo de profissionais femininas do meio cultural.


ÍNSITA

Ínsita, que tem como significado implantar-se; semeado pela natureza; natural ou inato, surge do desejo de investigação e pesquisa sobre o universo das subjetividades das mulheres diversas a partir da expressividade de seus corpos, assim como as árvores que encontram energia no movimento de seus ciclos naturais.


O trabalho, que tem direção e dramaturgia de Cleani, foi construído a partir das impressões e significados vivenciados ao longo dos oito meses do Projeto mulherÁrvore. O resultado final, o espetáculo Ínsita, tem fundamento em pesquisas sobre botânica, comportamentos e inteligência das plantas. Cleani estruturou a obra a partir desse olhar diverso das mulheres participantes, instigando os saberes e as suas expressividades. Alguns textos da performance também foram escritos pelas próprias participantes das oficinas.


Projeto mulherÁrvore

O Projeto, iniciado em agosto de 2022, é idealizado pela multiartista Cleani Calazans e propõe uma vivência criativa coletiva que pretende despertar um olhar sensível para as questões da mulher por meio da arte, do corpo expressivo, do compartilhamento de ideias e saberes, resultando em autotransformação, fortalecimento do poder feminino e engajamento no movimento de mulheres.

MulherÁrvore é composto por 2 etapas baseadas no fazer artístico e na sabedoria de cada mulher. Durante o processo, houve e há um trabalho de integração do movimento consciente do corpo, da autorreflexão e do autocuidado.


A primeira parte, composta por 3 ciclos, aconteceram nas cidades de São Sebastião, Núcleo Bandeirante e Sol Nascente/Pôr do Sol com o “Ciclo de oficinas gratuitas para mulheres: Movências, Saberes e Criação” e a segunda parte teve como resultado dessas vivências a produção do espetáculo.

PROGRAME-SE

Datas e horários:

18/03 às 20h

19/03 às 16h (seguido de bate-papo) e 19h

Local: Centro de Dança do DF – Setor de Autarquias Norte – SAN, Quadra 1, Bloco E

Entrada franca

Contato: (61) 981571351(whatsapp) ou @projetomulherarvore

留言


bottom of page