top of page

ESPAÇO GARGANTA RECEBE O ESPETÁCULO "VIVA VOZ"

Até o dia 2 de outubro, aos domingos, às 20h, o espaço Garganta recebe o espetáculo Viva Voz, escrito por Herácliton Caleb e dirigido por Marcos Gomes. A peça acompanha a trajetória de dois atendentes do turno da madrugada de um call center e seus dilemas até a chegada de um novo funcionário que altera o modo de se portar naquele lugar.

Foto: Cesar Maia

Até que ponto o ambiente de trabalho pode suprimir as subjetividades dos funcionários? “A pergunta surge em contraponto à realidade de muitas empresas, onde os trabalhadores têm suas subjetividades suprimidas por conta de uma rotina castradora e por um sistema que zela pela velocidade em detrimento de uma relação mais humana com o trabalho”, conta o dramaturgo Herácliton.

Viva Voz fala da vida dos não-heróis - pessoas comuns que viveram algo peculiar e transformador em um ambiente de trabalho. A obra trata de funcionários de um call center que, em plena central de atendimento, deram vazão às suas sensibilidades, encontrando brechas num sistema opressivo de trabalho.

No turno da madrugada de um call center, conhecido como o horário dos loucos, Marília e Pedro passam horas tentando burlar o tédio e a opressão até que um novo funcionário chega e propõe um outro modo de se portar no ambiente de trabalho. Aberto no final de 2021, o espaço é a nova sede do Grupo II de teatro, formado pelos dramaturgos Lucas Mayor e Marcos Gomes. Abrigar oficinas e peças em pequenos formatos cênicos, além de lançamentos, pocket shows e leituras, é a proposta inicial do Garganta.


Localizado na Vila Buarque, próximo ao SESC Consolação e ao TUSP, o espaço já recebeu oficinas de artistas como Ester Laccava, Fernanda Dumbra, Ney Piacentini, as escritoras Cidinha da Silva e Aline Bei, o poeta e cronista Fabrício Corsaletti, a dramaturga e atriz Janaina Leite, além de ter promovido vários lançamentos de livros, como os dos escritores Marcelo Montenegro e Mário Bortolotto, além de coletâneas de peças dos dramaturgos Fernanda Rocha, Aramyz e Antonio Peyri.


Lucas Mayor e Marcos Gomes também mantêm um grupo de estudo de dramaturgia quinzenal no espaço, nas tardes de sábado, além de oferecerem semestralmente a oficina de dramaturgia Formas Breves, dedicada à escrita de peças de curta duração.


QUEM FAZ

Texto: Herácliton Caleb

Atuação: Daniela Schitini e Guilherme Dourado Direção: Marcos Gomes Produção: Herácliton Caleb Sonoplastia: Marcos Gomes Iluminação: Marcos Gomes Figurinos: Lucas Mayor

PROGRAME-SE Temporada de 14 de agosto a 2 de outubro - domingos às 20h. Local: Espaço Garganta - Rua Doutor Cesário Mota Junior, 277 (sobreloja) – Vila Buarque – SP. Próx. estação Higienópolis-Mackenzie do Metrô. Capacidade: 20 lugares

Classificação indicativa: 14 anos Duração: 45 min

Ingressos: Sympla (R$ 40 inteira e R$ 20 meia)

Comments


bottom of page