ELAS EM AÇÃO PROMOVE OFICINAS GRATUITAS DE AUDIOVISUAL PELA INTERNET

Facilitado por mulheres realizadoras, projeto irá oferecer capacitação técnica e artística para produção e compartilhamento de vídeos com baixo custo.

Estão abertas as inscrições para o Elas em Ação - Ciclo de Oficinas de Produção de Conteúdo Audiovisual. O projeto é promovido de forma gratuita e online, visando orientar a criação de vídeos de baixo custo para internet, usando a própria câmera do celular, computador ou filmadora. Todo o ciclo é ministrado por mulheres, perpassando diferentes áreas da produção cinematográfica digital, como direção, roteiro, fotografia, direção de arte, captação de som, edição e marketing de conteúdo.


Aberto ao público em geral, Elas em Ação direciona-se especialmente a mulheres empreendedoras, artistas, estudantes e profissionais das áreas de Comunicação. O ciclo completo conta com certificado e oferece sete oficinas com painéis instrutivos e aulas ao vivo. São apenas 50 vagas, sendo 70% para mulheres empreendedoras e 30% para o público em geral. Para participar do ciclo completo, é necessário realizar inscrição até o dia 25 de fevereiro, pelo site www.cineseaudiovisual.com.br.


Como as vagas são limitadas, a participação dos inscritos só será validada após processo seletivo feito pela organização do projeto. A partir do dia 26 de fevereiro, serão abertas vagas remanescentes para quem deseja participar de oficinas avulsas, que porventura não tiveram todas as vagas preenchidas. Nesse caso, não haverá certificação para oficinas avulsas, mas os inscritos recebem declaração de participação, mediante uma breve avaliação do conteúdo.


Formato e acessibilidade

As oficinas são ministradas semanalmente, toda segunda e sexta-feira, entre os dias 1º de março e 16 de abril. Cada oficina conta com um painel instrutivo e uma aula ao vivo, sempre às 20h. Os encontros finalizam no dia 23 de abril, com a realização da 1ª Mostra Elas em Ação, compartilhando os resultados produzidos pelas participantes do ciclo completo. Ao todo, serão 15 horas/aula de conteúdo, com certificação para quem cumprir todos os requisitos de participação.


A partir do dia 19 de maio, todo o material ficará gravado e aberto ao público em geral durante 1 ano, no site www.cineseaudiovisual.com.br. Os vídeos abertos terão legenda closed caption para acessibilizar o conteúdo. As pessoas com deficiência auditiva que se inscreverem no ciclo completo gravado também receberão certificado, após uma breve avaliação de participação e a entrega de um vídeo inédito de 30 segundos a 1 minuto de duração.


Elas em Ação

Pesquisa divulgada pelo Sebrae em setembro de 2020, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, revelou que mulheres empreendedoras tiveram mais força de engajamento na internet durante a pandemia. Parte desse engajamento vem da acessibilidade aos meios de produção de conteúdo. Além de compartilhar sobre as ferramentas disponíveis para a produção audiovisual com o celular, o projeto Elas em Ação visa integrar mulheres realizadoras na facilitação das oficinas, fortalecendo a cena e o protagonismo feminino no mercado criativo.


O ciclo Elas em Ação é idealizado pela produtora independente Cinese Audiovisual, com recursos do Fundo de Apoio à Cultural do Distrito Federal. Na equipe de facilitadoras, estão Maíra Carvalho, diretora de arte especialista em História e Estética do Cinema; Luisa Dalé, diretora e mestre em Direção de Fotografia; Patrícia Colmenero, roteirista e doutora em Comunicação Social/Audiovisual; Geórgia Guerra-Peixe, diretora cinematográfica; Luiza Rossi, cientista social e mestranda em Comunicação (UnB); Evelyn Santos, técnica de som; e Valéria Amorim, especialista em Marketing, Comunicação e Eventos.


“O ponto de partida para a criação deste projeto foi a necessidade de oferecer ao público material didático a respeito da produção de um conteúdo audiovisual de qualidade para a internet. De forma estratégica e criativa, queremos promover um manual para iniciantes, pensado por mulheres. Vamos falar sobre técnica e criatividade, mas também sobre empoderamento e protagonismo feminino”, afirma Alice Lira, cofundadora da Cinese e idealizadora do projeto.


Cinese Audiovisual

A Cinese Audiovisual é uma produtora independente, fundada em Brasília pelos jovens cineastas Alice Lira e Leonardo Monteiro. Desde 2010, oferece serviços em todas as etapas de produção audiovisual, além de facilitar cursos e consultorias para diversos públicos em todo Brasil, principalmente no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Piauí, Bahia e Maranhão.


PROGRAMAÇÃO

01/03 e 05/03: Marketing de Conteúdo Digital - Com Valéria Amorim

08/03 e 12/03: Direção Cinematográfica - Com Geórgia Guerra-Peixe

15/03 e 19/03: Roteiro para Novas Telas - Com Patrícia Colmenero

22/03 e 26/03: Direção de Arte - Com Maíra Carvalho

29/03 e 02/04: Direção de Fotografia - Com Luísa Dalé

05/04 e 09/04: Captação de Som - Com Evelyn Santos

12/04 e 16/04: Edição Cinematográfica - Com Luiza Rossi

23/04: 1ª Mostra Elas em Ação


SERVIÇO

Elas em Ação - Ciclo de Oficinas de Produção de Conteúdo Audiovisual

De março a abril de 2021

Toda segunda e sexta-feira, às 20h

Inscrições limitadas e gratuitas (50 vagas) até 25 de fevereiro

Informações e inscrições: www.cineseaudiovisual.com.br

1/3