Produções nascidas em ambientes acadêmicos serão apresentadas ao público do DF. De Brasília, "Caravana de Delirantes" (IESB). De Santa Catarina, "Incômodo" (UDESC).
O Festival Cena Universitária começou nesta terça-feira e traz na programação diferentes linhas conceituais e estéticas que compõem os espetáculos selecionados.
No fim da tarde, o público poderá conferir a peça "Caravana de Delirantes", nascida no IESB/DF. A peça apresenta uma trupe de artistas nada convencionais e atravessados por uma crise existencial que beira a sanidade mental. Na obra, as personagens são colocadas em dois distintos universos: Bufonaria e Palhaçaria para ver em que lugares cada um deseja ficar - no trágico ou no humor. 16/11 - 18h - [60min]
Local: Auditório (AdUnB) UnB / Campus Darcy Ribeiro
À noite, é a vez do público conferir o espetáculo “Ïⁿ¢∅MØD∅, nascido na UDESC/SC. A obra nasceu da pesquisa e criação de um trabalho na linguagem da dança-teatro e é resultado do processo pedagógico das disciplinas Montagem Teatral I e II. O trabalho foi realizado a partir de uma dramaturgia criada coletivamente, ativada pelas inquietações de cada um ou uma das integrantes do grupo e que se conectam como um fio que costura cada uma das cenas ao todo. Tais inquietações ou incômodos, trazem o que emerge do individual para o comum, baseado em uma noção política de biopoder e micropolítica dos afetos.
16/11 - 20h - [45min]
Local: SESC Garagem 713/913 W4 Sul
O Festival Cena Universitária Nacional de Brasília é um dos maiores encontros de teatro universitário do país. Ao longo das edições anteriores, estiveram presentes representantes das artes cênicas das maiores instituições federais, aproximando as produções artísticas dos estudantes e contemplando as cinco regiões do Brasil.
O evento oferece espetáculos universitários, espetáculos profissionais, oficinas formativas, palestras, lançamentos de livros e exposições, além do ponto de encontro com música e gastronomia. Em suas duas ultimas edições, envolveu mais de quatro mil pessoas, entre público e artistas.
As apresentações dos espetáculos estão vinculadas a debates e análises, que por seu elevado nível didático pedagógico, graças ao corpo de professores-artistas, cumpre papel decisivo no estímulo à criação e à indução de novas experiências cênicas por meio de uma crítica fortemente reflexiva de caráter eminentemente construtivo. O Festival terá interpretação em libras de todos os espetáculos participantes, assim como na primeira edição, uma vez que a inclusão social é um dos princípios que regem o projeto.
Pelo link, é possível conferir a programação completa: https://cenauniversitaria.com.br/programacao/
Comentários