top of page

"DIATRIBE DE AMOR" FAZ CURTA TEMPORADA NO TEATRO DA CAIXA EM BRASÍLIA

“Diatribe de Amor”, a única peça de teatro escrita por Gabriel García Márquez, volta aos palcos de Brasília de 02 a 04 de fevereiro, sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h, no Teatro da Caixa, SBS. 

Fotos de Filipe Lima

“Nada se parece tanto com o inferno quanto um matrimônio feliz!”


A personagem Graciela Jaraiz de la Vera está se preparando para suas bodas de prata de modo bastante peculiar. Entre maquiagem e escolha do vestido, revela ao público detalhes, segredos e percepções que marcaram a história do casal, deixando claro que a festa será a mais importante de todas: a última! Apesar de dois atores em cena, é um monólogo. Um formato que já provoca mostrando um marido inerte. Recheada de frases líricas e profundas, típicas do autor colombiano, expõe o machismo comum aos países latinos.


A peça de García Márquez foi traduzida do espanhol para o português pelo pesquisador e doutor em Teoria da Literatura pela Universidade de Brasília (UnB) André Aires, que também dirige a obra. As primeiras apresentações foram parte da defesa de Doutorado, em 2016, e depois ganhou outros palcos.


Graciela é interpretada pela atriz Juliana Zancanaro. Ambos são atores da Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas, dirigida por Luciana Martuchelli. Em 2023, o grupo participou do 5º. Congreso Internacional de Celebración del Teatro, no México, apresentando a obra em espanhol, ministrando cursos e palestras.


“Foi um grande desafio e alegria apresentar em uma das casas do autor, na língua original e num teatro antigo (inaugurado em 1888) com casa cheia”, conta Juliana. Gabo, morou por muitos anos no país, onde provavelmente escreveu seu texto menos conhecido. O autor Prêmio Nobel de literatura em 1982 é grande referência em romances como Cem Anos de Solidão e Amor Nos Tempos do Cólera.


Após cada sessão, a atriz poderá fazer bate-papo com o público.


QUEM FAZ

Tradução, direção: André Aires - @andaires

Atriz: Juliana Zancanaro - @zancanaroju

Som: Filipe Lima - @filipeslima

Iluminação: Gabriel Duarte - @duarteggabriell

Direção Geral: Luciana Martuchelli - @lucianamartuchelli

 

PROGRAME-SE

Datas: 02 e 03 de fevereiro, às 20h; e 04 de fevereiro, às 19h

Local: Teatro da Caixa, SBS, Brasília - DF.

Entrada: R$ 30,00 (R$ 15,00 meia entrada para estudantes, professores, maiores de 60 e artistas)

Ingressos antecipados: bilheteriacultural.com/

Classificação indicativa 16 anos

NÃO É PERMITIDA A ENTRADA APÓS INICIADA A SESSÃO.

Comments


bottom of page