"CRIÔ - HISTÓRIAS DE ONDE EU VIM", COM O ATOR EDSON DUAVY

Inspirado na figura do Griô - que na África Ocidental é o poeta, a biblioteca viva, o detentor de mitos, costumes, músicas e contos de seu povo - Duavy convida o público a criar suas origens.

No espetáculo, o performer Edson Duavy cria junto com o público uma palavra nova a partir do nome de pessoas que nos criaram: mães, pais, avós, avôs, vozes ancestrais que ecoam dentro de nós e na maneira que vemos e reagimos ao mundo. A partir dessa palavra encontrada, que mistura diferentes raízes, Duavy usa da composição em tempo real para criar três histórias que se entrelaçam em mitologia, tradição e contemporaneidade.

A partir da pesquisa sobre contos de diferentes partes de África e do trabalho narrativo com técnicas de improvisação, sílabas se tornam palavras, palavras se tornam histórias ancestrais que brotam no palco em forma de encenação e música.

O espetáculo estreou em dezembro de 2020 no formato online durante o evento da Virada Cultural de São Paulo, Brasil. Em março de 2021, também em formato online, foi apresentado com legendas em inglês no Festival Internacional Online Creative Approach Summit, sediado em Hong Kong.


Os mitos e histórias ancestrais nos orientam em nossas decisões. Quando isso nos é tirado e apagado da História, recorremos à imaginação e criamos nossa própria narrativa, para que ninguém mais possa fazê-lo por nós. Em “CRIÔ: Histórias de Onde eu Vim”, um ator negro cria junto com o público uma nova palavra, e a partir dela, um legado de histórias e imagens.


QUEM FAZ

Concepção, Direção e Encenação: Edson Duavy e Luana Proença

Atuação e dramaturgia em tempo real: Edson Duavy

Músico compositor em tempo real: Andrés Giraldo

Concepção e operação de luz em tempo real: Luana Proença

Produção: Luana U

Arte: Daniel Obregon


PROGRAME-SE

Espetáculo: Criô – Histórias de Onde Eu Vim

Temporada Online de 8 a 23 de Maio. Sábados e Domingos, às 20h.

Plataforma: Sympla Streaming via Zoom

Venda de Ingressos: Sympla

Link do evento: https://tinyurl.com/tfkxdb8

Redes Sociais: Instagram @instadoedinho


AS MAIS LIDAS DA SEMANA... 

1/3