top of page

CONHEÇA OS ESTUDANTES DO DF QUE VISITARÃO OS ESTÚDIOS GLOBO

Mikael Alves e Elizângela Ferreira, do CEF 120 de Samambaia, foram os selecionados para uma viagem cultural com destino ao Rio de Janeiro em outubro.


Mikael e Elizângela no CEF 120

Ela é moradora de Samambaia há 25 anos. Dona de casa, mãe e estudante da 6ª série da modalidade EJA do Centro de Ensino Fundamental 120 de Samambaia, Elizângela Ferreira contou com o apoio da família quando anunciou a todos que foi selecionada para o projeto "Viagem Cultural". Com a proximidade da viagem, tímida, ela revela que a ansiedade cresce cada dia mais. Já ele é um rapaz descolado, observador e bom aluno. Mikael Alves acabou de completar 18 anos e não conhece o Rio de Janeiro. Nascido em Taguatinga e atualmente morando em Samambaia, ele está matriculado na 8ª série, também dentro da modalidade EJA do CEF 120.


O Projeto Viagem Cultural é realizado pelo ator, produtor e professor de artes Josuel Junior, que, durante passagem pela escola no ano de 2019, observou atentamente o avanço dos estudantes em sala de aula para escolher dois deles para um rápido contato com o mundo da televisão. No Rio de Janeiro, além de conhecerem pontos turísticos da cidade, os estudantes, o professor e os diretores do CEF 120 vão conhecer os famosos Estúdios Globo (antigo Projac), participando das gravações dos programas "Encontro com Fátima Bernardes" e "Se Joga". Anualmente, Josuel toca o projeto com estudantes de escolas onde leciona ou participantes de seus cursos de teatro realizados no Distrito Federal. Na última edição, realizada em 2018, foram contemplados estudantes do CEF 01 da Candangolândia. Tudo sem custo para os estudantes selecionados.


A viagem será rápida. Eles irão num dia e voltarão no outro, porém, o aprendizado promete ser divertido e inusitado com um dia inteiro, literalmente, dentro da TV. A diretora do CEF 120, Simone Clay, vê tudo isso como um grande incentivo à arte e à cultura, pois é uma maneira de oportunizar aos estudantes uma vivência prática de algo que, muitas vezes, é visto unicamente como teoria. O projeto revelará como tudo acontece por trás de refletores, num verdadeiro processo de ensino-aprendizagem. A recepção na escola foi muito positiva, criando-se grandes expectativas futuras. O CEF 120 fica na periferia do DF e os recursos financeiros não são, muitas vezes, suficientes para que a comunidade tenha um contato direto com a arte em geral. São portas que se abrem ao acesso à cultura, mesmo àqueles que não dispõem de muitos recursos.

PROGRAME-SE

PRODUTO: Viagem Cultural

GÊNERO: Arte-Educação

ONDE SERÁ: TV Globo

QUANDO: 23 de outubro

HORÁRIO: Os estudantes e equipe escolar participarão dos programas "Encontro" (10h30) e "Se Joga", 14h20


OPINIÃO DO EDITOR

"O Projeto incentiva não apenas os estudantes ao possibilitar vivência com o universo da TV e suas as possibilidades de carreira na área, mas, também, professores de diferentes modalidades que podem se arriscar em seus projetos pessoais sem medo. Tudo começa com uma boa ideia!"
bottom of page