CONHEÇA O PROJETO "CARTAS DE AMOR NAS RUAS VIRTUAIS"

Criado para estimular o protagonismo de jovens estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal, projeto propõe a escrita afetiva e a arte como formas de autorrepresentação.

Via Assessoria

De 22 de março a 16 de abril, 45 alunos das escolas públicas do ensino médio do Distrito Federal, moradores das cidades de Ceilândia, São Sebastião e Recanto das Emas participam do projeto Cartas de amor nas Ruas virtuais, que oferece aos jovens o espaço de protagonismo para pensar sobre as cidades e suas relações sociais. Durante o período de realização do projeto, os estudantes participam de uma imersão de escrita afetiva de cartas com os orientadores de cena e arte-educadores Ana Flávia Garcia, Gabriel Guirá, Marília Cunha e Nadja Dulci. O projeto oferece também aulas abertas ao público com Gabriel Martins - diretor de cinema, Roberta Estrela D’Alva – atriz-MC, diretora, pesquisadora e slammer – e Rita Von Hunty – professora, atriz e apresentadora do programa de TV “Drag me as a queen” e do canal do Youtube “Tempero drag”. O projeto idealizado pela atriz e educadora Nadja Dulci é realizado com o fomento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Cartas de amor nas Ruas virtuais foi inicialmente pensado para ocorrer de forma presencial dentro das escolas, com uma apresentação final na Rodoviária do Plano Piloto. No entanto, devido à pandemia do COVID-19, será realizado de forma virtual, com transmissões ao vivo abertas ao público.

O projeto realizado com os estudantes do Distrito Federal é um desdobramento da performance “Nós, Marílias”, criada em 2012 por Nadja Dulci. Inspirada pela obra “Marília de Dirceu”, de Tomás António Gonzaga, publicada em 1792, a artista Nadja Dulci lê há nove anos para pessoas desconhecidas, encontradas aleatoriamente nas ruas, cartas de amor escritas por pessoas de várias cidades e países.

NA PRÁTICA

O projeto estimula os alunos a escreverem cartas e a apresentá-las em vídeo. A produção dos 45 alunos será reunida e apresentada numa mostra, evento com transmissão ao vivo pelo YouTube e aberto a toda a comunidade no dia 16 de abril, sexta-feira, às 19h. As videocartas ficarão disponíveis no site www.cartasdeamornasruas.com.br, bem como nas redes sociais do projeto. Todo o conteúdo audiovisual do projeto será reunido em um curta-metragem, produzido com a consultoria do cineasta André Novaes Oliveira, vencedor de importantes prêmios como a Menção Especial do Júri na 45ª Quinzaine des Réalisateurs, Festival de Cannes, pelo curta “Pouco mais de um mês” e Melhor Filme na 51ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro pelo longa “Temporada”, em 2018.

AS OFICINAS

Os estudantes que participam do projeto são convidados a refletir sobre a cidade e seu direito à ocupação por meio da observação crítica de seu espaço de vivência. Divididos em três grupos formados por 15 estudantes cada, as oficinas são ministradas pelos arte-educadores e orientadores de cena Ana Flávia Garcia, Gabriel Guirá, Marília Cunha e Nadja Dulci. Das oficinas, participam somente os estudantes previamente inscritos.

AULAS ABERTAS

Como forma de ampliar a discussão sobre a escrita afetiva, o amor nos tempos atuais, pertencimento e territorialidade virtual e analógica, o projeto Cartas de amor nas Ruas virtuais apresenta pela primeira vez para o público de Brasília a professora, apresentadora e persona drag Rita von Hunty; a pesquisadora, cientista social, diretora e membro fundadora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e do coletivo transdisciplinar Frente 3 de Fevereiro Roberta Estrela D’Alva para palestras abertas à comunidade; e o cineasta sócio fundador da produtora Filmes de Plástico cujos filmes já foram selecionados para mais de 200 festivais de cinema no Brasil e no mundo, Gabriel Martins. Transmitidas pelo YouTube do projeto, o público pode interagir com as/o convidadas/o enviando perguntas ao vivo.

No dia 25 de março, quinta-feira, às 19h, Gabriel Martins abre a programação com a aula aberta “Caminhos do audiovisual”. Como transformar uma carta de amor em um vídeo, linguagem tão explorada no universo das redes sociais hoje? No encontro, o cineasta falará sobre a transformação de palavras em imagens, um dos principais desafios de quem faz um filme.

No dia 1º de abril, quinta-feira, às 19h, Roberta Estrela D’Alva realiza a aula aberta “Teatro Hip-Hop: depoimento e autorrepresentação”. A conversa com Roberta toma por base seu trabalho no Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, coletivo que há 20 anos realiza pesquisa sobre a linguagem do diálogo entre a cultura hip-hop e o teatro épico. Serão tratados temas como a narratividade, autorrepresentação como discurso artístico e o depoimento como concepção do mundo.

No dia 8 de abril, quinta-feira, às 19h, a professora de política drag queen Rita von Hunty aborda o tema “O amor como ato político”. Nesse encontro, Rita levanta questionamentos e provocações a respeito do amor nos tempos atuais. Nessa última aula aberta, Rita finaliza o ciclo de encontros inspiradores tanto com a comunidade geral, quanto com alunos das escolas públicas do DF.

As vídeo-cartas de amor criadas pelos 45 estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal estreiam nas ruas virtuais na noite do dia 16 de abril, às 19h, em um evento aberto ao público com transmissão ao vivo pelo YouTube no canal do projeto. A mostra encerra o projeto e marca um momento de troca de experiências e aprendizados entre jovens de diferentes regiões do Distrito Federal. É nessa condição que eles assumem seu protagonismo social como remetentes/criadores e fazem ecoar suas vozes, seus sentires e suas histórias.

PROGRAME-SE


Cartas de Amor nas Ruas virtuais

Oficina virtual de escrita afetiva com arte-educadores e orientadores de cena para alunos da rede pública

Produção de vídeo-cartas de amor

Quando | De 22 de março a 16 de abril

Arte-educadores e diretores de cena| Ana Flávia Garcia, Gabriel Guirá, Marília Cunha e Nadja Dulci

Site | www.cartasdeamornasruas.com.br

YouTube | Instagram | Facebook | @cartasdeamornasruas

Mostra Cartas de amor nas Ruas virtuais

Apresentação final do projeto com leitura ao vivo das cartas.

Quando | 16 de abril, às 19h

Onde | Youtube @cartasdeamornasruas

Aberto ao público

Aulas abertas ao público e gratuitas:

Aula 1

Tema | Caminhos do audiovisual

Por | Gabriel Martins

Quando | 25 de março, quinta-feira, às 19h

Onde | Youtube @cartasdeamornasruas

Aula 2

Tema | Teatro Hip-Hop: depoimento e autorrepresentação

Por | Roberta Estrela D’Alva

Quando | 1º de abril, quinta-feira, às 19h

Onde | Youtube @cartasdeamornasruas

Aula 3

Tema | O amor como ato político

Por | Rita von Hunty

Quando | 8 de abril, quinta-feira, às 19h

Onde | Youtube @cartasdeamornasruas

Para sugestão de pauta, envie release o e-mail:

falecomportalconteudo@gmail.com

© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por Josuel Junior e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W