CONHEÇA O PROJETO "CARAVANA CULTURAL NOTA 10"

"Caravana Cultural Nota 10" é um projeto que estimula a mobilização de adolescentes e da comunidade escolar para prevenção da violência, além de estimular a inserção e jovens no sistema socioeducativo.

O projeto social, cultural e educacional Caravana Nota 10 percorrerá 21 escolas publicas em regiões periféricas do Distrito Federal, com o objetivo de promover o "Fortalecimento dos direitos da criança e do adolescente, além da disseminação da cultura de paz e da não violência através da arte”. O projeto ficará cerca de um mês em cada escola, onde serão realizadas oficinas culturais de Dança, Percussão, Teatro e Rap, enfatizando nas abordagens os direitos humanos de crianças e adolescentes, contribuindo para o crescimento criativo-político dos participantes, com vistas a transformação da realidade vigente e a prevenção da violência.


Além das já citadas oficinas, a Caravana Nota 10 realizará 42 apresentações, sendo duas em cada escolas, com a participação especialíssima de artistas e/ou grupos culturais compostos por jovens que atuam nas comunidades por onde passará a Caravana.


O projeto promoverá também uma serie de pesquisas e escutas com os jovens destas escolas, buscando compreender melhor a realidade dessas comunidades e contribuir para o possíveis políticas públicas de enfrentamento á violência e promoção dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nestas localidades. O projeto teve início no mês de agosto com ensaios artísticos dos grupos, e com a pré-produção das oficinas, que têm previsão de início no retorno ás aulas da rede publica de ensino no DF e visam , por meio das apresentações demosntrativas, uma recepção do público alvo em grande estilo. O Projeto Caravana Nota 10 é uma parceria entre o Instituto Cultural e Social Lumiart, o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CDCA/DF) e a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do DF (SEJUS/DF) e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEE/DF).


No mês de agosto de 2020 teve início a produção do projeto. Em detrimento da pandemia houve a necessidade de interrupção. No mês de setembro de 2021 saiu no Diário Oficial a publicação autorizando a retomada do projeto em formato híbrido. A equipe do projeto se adaptou a nova realidade em contexto de pandemia, e com exito continuou as atividades.


Em 2 trimestres de atividades práticas (apresentações, oficinas, escutas qualificadas) o projeto atendeu quase 6 (seis) mil jovens, das Ras de Brazlandia (incluindo zona rural), Planaltina (incluindo Zona Rural e Unidade de Internação Socioeducativa), Sta Maria e Gama e São Sebastião (incluindo Unidade de Internação Socioeducativa), Paranoá (incluindo Zona Rural), Itapoã (incluindo Zona Rural) e Guará. O projeto gerou renda de 52 (cinquenta e duas) pessoas, sendo que 11 delas têm Carteira de Trabalho registrada.


Sobre o Instituto Lumiart

O Instituto Cultural e Social Lumiart, que assina a gestão do projeto, utiliza-se da Arte e do Empreendedorismo como principais ferramentas para a realização dos objetivos propostos, bem como a viabilização da melhor maneira de auxiliar às políticas públicas.


A equipe técnica-artística do Projeto Caravana Nota 10, formada por 52 profissionais, é altamente qualificada, composta por profissionais renomados, lideranças de Regiões Administrativas do Distrito Federal.


ACOMPANHE O TRABALHO DESENVOLVIDO

Onde: As cidades selecionadas para receber o projeto são: Planaltina, Ceilândia, Sol Nascente, Recanto das Emas, Brazlandia, São Sebastião, Sta. Maria, Gama, Paranoá, Itapuã, Sobradinho I e II.

Público Alvo: Vislumbra-se atender com todas as atividades do projeto cerca de 15 mil pessoas de 12 (doze) Regiões Administrativas do Distrito Federal.

Quando: O projeto começou no mês de agosto de 2020, com atividades de pré-produção, planejamento, ensaios dos grupos artísticos, tudo seguindo medidas de proteção e prevenção. As apresentações, escutas qualificadas e oficinas artísticas e culturais estão sendo presencialmente até mês de maio de 2022.


Contatos:

Nubia Santana (coordenadora geral): (61) 99982-8401

Maria Cleusa Martins (Assistente de Coordenação) (61) 981096923

email: projetocaravananota10@gmail.com

AS MAIS LIDAS DA SEMANA...