CONHEÇA ABÍLIO, ARTISTA MUSICAL E POETA DE SOBRADINHO/DF

Abílio é artista musical e poeta da periferia de Sobradinho/DF e realiza seus estudos no curso de Artes Cênicas na Universidade de Brasília. Hoje, com seu primeiro álbum lançado, traz um novo olhar poético para a cultura musical da cidade.

A inspiração para o álbum "Sobreisso" começou há cerca de dois anos atrás com o rascunho de algumas escritas musicais e experiências teatrais dentro do seu próprio quarto. Em uma viagem para visitar o bisavô no interior de Goiás, e ao observar a casa onde ele vive, começou a refletir sobre as imagens de infância e sua origem. Usando como metáfora uma janela (que serve de entremeio), abílio percebeu que, entre estar do lado de dentro e do lado de fora há um limite imagético. Pela janela, é possível olhar pro passado e pro futuro... Olhar de onde se vem e pra onde se pretende ir. Entrar ou sair? Voltar ou avançar? Assim surgiu seu álbum, que seria "Sobreoquê? Sobreisso.”.


Devido a pandemia, o artista teve mais tempo para se dedicar ao seu sonho e então foi quando a ideia intensificou. Após dificuldades financeiras, de comunicação e compreensão do seu trabalho, o artista Dêhh (@shaodehh) abraçou o sonho de abílio (com ‘’A’’ minúsculo mesmo) e quis lhe dar a oportunidade de gravar um álbum.


Atualmente, a cidade de sobradinho tem miutas manifestações da cultura do RAP, mas o artista brasiliense ressalta a importância do incentivo a diversos estilos musicais locais. Seu desejo de fazer a cidade de Sobradinho voltar efercescer musicalmente é constante. Sobre o álbum, abílio ainda diz:


"Pretendo alcançar um público maior com esse álbum. Quero abrir peitos e fazer com que o DF enxergue Sobradinho novamente na cena. Independente do aspecto musical, existe cultura aqui, teatro, poesia, música, dança, pintura, tudo!”.


Foi com esse ponto de vista que a gravação do álbum começou em janeiro de 2021 e aconteceu completamente em Sobradinho ll. O álbum conta com 06 músicas inéditas, com diversas participações de artistas de Sobradinho. As faixas variam entre vários momentos e vivências do artista, onde afirma que falar de amor sem sentir não é falar de amor. A primeira faixa, traz uma piada entre abílio e seus amigos, peça fundamental para o incentivo da obra. A música ‘’Convite’’ foi escrita junto com seu amigo, Elyas Nascimento, e traz um quê narrativo sobre o ócio da manhã e um amor que não se vive, sentimento que aparece novamente na faixa “Em Todos os Cantos”, com participação do artista Dêhh. Não parando por aí, abílio trás a participação de artistas do lado leste do DF, como Zapatta Prn, e insiste em valorizar mais uma vez a região de Sobradinho, trazendo na quinta faixa a artista Iaizí em ’’Se mío’’. Por fim, “Sobreoquê?” é a última faixa, escrita por abílio e recitada por Gisèlle, onde é aberto para o ouvinte a interpretação do sentimento desta música.


Acesse as músicas do artista pelo Spotify:

https://open.spotify.com/album/6syuzAJsCy0YSWi6sjwxxC?si=zsiGe_2xQWif1a6gYhJwQw&dl_branch=1


Instagram: @abiliorr

1/3