top of page

CONHEÇA A EQUIPE DE PRODUÇÃO DO PROJETO "EXPEDIÇÃO BRINQUEDO DE LER

A Expedição Brinquedo de Ler é um projeto artístico multilinguagem que reúne teatro, arte-educação e artes gráficas dedicado e desenvolvido para estudantes de três escolas públicas que atendem o Ensino Fundamental 1.

Equipe da Expedição Brinquedo de Ler - Divulgação

Utilizando a poética da expedição, que vai da preparação até a imersão em uma aventura, três trilhas contemplarão o público participante: a Trilha da Fruição, Trilha da Experienciação e a Trilha da Materialização. O projeto acontece dentro das escolas e essa “viagem” se dá entre o espaço real e o espaço inventado durante a aventura lúdica. Para que tudo dê certo em todas as etapas, é necessário ter uma equipe dedicada e eficiente. É parte dela que você conhecerá agora!


Guilherme Bittencourt é cofundador da banda Ex-óticos em 2017 como guitarrista e compositor, com currículo de diversos festivais e tour pelo DF e GO, além de lançar dois singles em plataformas digitais e produzir a música de abertura e trilhas de episódios da websérie "A Saga de Recicléverton" distribuída pelo Serviço de Limpeza Urbano (SLU-DF). Estudante de Pedagogia na UnB, compondo, lá, a equipe do Laboratório de Apoio às Pessoas com Deficiência Visual (LDV), atualmente foca na área da deficiência visual e estagia no Senado Federal, com intuito de auxiliar na elaboração e adaptação de cursos e materiais acessíveis. Tem experiência em composição, produção audiovisual, educação inclusiva, educação especial, deficiência visual e acessibilidade na Web.


"O meu trabalho no projeto foi compor, produzir e gravar uma música que representasse a 'Expedição Brinquedo de Ler' de forma adequada. Ao longo de algumas reuniões com a equipe foi possível encontrar o referencial de músicas perfeito com o clima de aventura, exploração e pertencimento. Após apresentar a composição para equipe em uma tarde na Universidade de Brasília, busquei parceria com a banda Capybaras e juntos gravamos em um estúdio localizado no Guará. Foi muito gratificante trabalhar como compositor e músico, percebi que posso ter dignidade e respeito em um processo cuidadoso e atento, ainda mais em um projeto com tamanha relevância social, espero ter contribuído com a missão da Tríade Brinquedo e que a expedição possa chegar a mais pessoas.", comenta.


Ana Paula Martins é Produtora Cultural de espetáculos teatrais, espetáculos de danças, teatros musicais, shows, além de cursos, oficinas e workshops. Atualmente, trabalha como Produtora Executiva do grupo musical 7NaRoda; na produção dos shows realizados pela JBR Produções da cantora Renata Jambeiro e na produção de festivais, espetáculos e demais ações culturais da capital. Sobre o trabalho com Tríade Brinquedo, ela diz:


"O que falar desse grupo que amo mais que tudo na vida? Falando do projeto 'Expedição Brinquedo de Ler' é falar de leveza no trabalho e na vida. Projeto único que tenho orgulho de fazer parte. Por onde passa, deixa uma marca muito especial. Vida longa à Expedição!"


Fernando Franq (ou Feio Franq) é artista multidisciplinar e multimídia, produtor e gestor. Homem trans, autista e altas habilidades, experimenta os mais variados meios de comunicação, tendo trabalhos em música, dança, pintura, performance, teatro, circo, drag e escultura. Performa e oficina sobre a proposta de atuação do corpo vivo enquanto matéria prima, através do amorfismo, desbloqueando e materializando emoções e estados mentais. sentimentos. Trabalha, também, com assistência e coordenação de produção e gestão, onde se sente brincante ao ser capaz de organizar e facilitar a vida de todos do projeto, criando possibilidades com praticidade e objetividade.


"Na Expedição eu estou enquanto assistente de gestão e produção, então é como me sinto como o responsável por colocar o carvão e ver se o trem está em ordem pra partir e também aquele que recebe os bilhetes e confere todos os trâmites para a viagem acontecer sem ser barrada na fronteira. É excitante, interessante e instigante fazer parte desse time e dessa construção de sonho! Felicidade e satisfação definem a oportunidade de enriquecer as memórias escolares de crianças e de ainda proporcionar o minidoc para que a população em geral também possa ter um deguste de como foi esse encanto.", explica o profissional.


Mariana Baeta é atriz, produtora cultural, batuqueira, poeta, fazedora de Arte e mãe. Atua na cena artística há mais de 27 anos, realizando projetos nas diversas linguagens artísticas. Trabalha pela construção, democratização, preservação, memória, inovação, diversidade e autonomia das identidades e expressões culturais brasileiras por meio da Cultura e da Educação. Sonha com um mundo livre das violências, desigualdades, injustiças e pleno de amor e Arte. Sobre a Expedição Brinquedo de Ler ela acrescenta:


"Quando fui convidada a participar do Projeto Expedição Brinquedo de Ler como Gestora Administrativa, me senti muito honrada e feliz, pois é um projeto que une Arte, Cultura e Educação, promovendo apresentações de espetáculos, compartilhando saberes, estimulando a criação artística, o pensamento crítico e novos olhares sobre o fazer teatral dentro das comunidades escolares do DF."


Iury Zarref é homem trans, negro-índio, especialista em acessibilidade e tradutor/Intérprete de LIBRAS. Atua como instrumento de acessibilidade há anos e tem como princípio a relevância da acessibilidade para além do que é exigido em lei. Graduado em Licenciatura - Língua de Sinais Brasileira e Português como Segunda Língua na UnB, possui Certificação de Proficiência na Tradução e Interpretação da Libras-Língua Portuguesa.


"O espetáculo produzido pela Tríade" cativa e prende atenção. Às vezes, até dá vontade de assistir e acabar esquecendo de traduzir, sabe?! É bonito de ver as crianças querendo se envolver e participar. Texto super top e atuação encantadora.", conclui.


Agora que a Expedição já passou pela Universidade de Brasília, pela Escolas Classe 07 do Guará, 42 e 19 de Taguatinga, uma nova fase da produção começa a ganhar forma: a edição de um material em vídeo com as estapas do projeto que será disponibilizado para educadores de Brasília e público em geral. Dessa forma, mais pessoas poderão ter acesso ao trabalho desenvolvido pela Tríade Brinquedo com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal


Acompanhe notícias do projeto pelo Instagram: https://instagram.com/triadebrinquedo

Conheça o site do projeto: https://www.triadebrinquedo.com


QUEM FAZ

Coordenadora artístico-pedagógica, atriz e arte-educadora: Ana Flavia Garcia

Atriz e arte-educadora: Elisa Carneiro

Arte-educador, dramaturgo, artista gráfico e gestor de mídias: Gabriel Guirá

Equipe de monitoria em arte-educação: Anna Lívia, Beatriz Barros, Diadorim Silva e Raiane Castro

Produtora: Ana Paula Martins

Gestora: Mariana Baeta

Assistente de gestão e produção: Fernando Franq

Assistente de projeto gráfico: Hugo Carvalho

Fotógrafa e cinegrafista: Nath Britto

Assessor de imprensa: Josuel Junior

Trilha sonora: Satanique Samba Trio

Artistas convidados: Anna Menezes, Guilherme Bitencourt e José Regino

Concepção e realização: Tríade Brinquedo

O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal

Comentarios


bottom of page