top of page

CONHEÇA A EQUIPE DE MONITORIA DA "EXPEDIÇÃO BRINQUEDO DE LER"

A primeira fase do projeto "Expedição Brinquedo de Ler" foi realizada na UnB. Ao final das ações, quatro estudantes de Licenciatura em Artes Cênicas foram selecionadas para compor a equipe de produção, que trabalhando está a todo vapor em escolas do DF.

Fotos: Nath Brito

Reunindo teatro, arte-educação e artes gráficas em diferentes ações, o projeto “Expedição Brinquedo de Ler” também incentiva a formação profissional de estudantes de Arte de Brasília, inserindo a nova geração no mercado de trabalho de produção cultural.


Fazem parte do projeto as rodas de conversas sobre as investigações contínuas do coletivo sobre a relação entre artes, infâncias e cidadania, apresentações teatrais, oficinas e vivências. Ao final do projeto, os registros gráficos, fotográficos e audiovisuais irão originar uma publicação literária e um documentário em curta-metragem. As ações começaram em 2022 e vão até o primeiro semestre de 2023.


QUEM FAZ PARTE DA EQUIPE DE MONITORIA?


Anna Lívia - Moradora de Sobradinho-DF, é estudante de Licenciatura em Artes Cênicas na Uiversidade de Brasília. Além disso, é uma maquiadora artística e apaixonada por encenação teatral. Sobre o trabalho na equipe de monitoria, ela comenta:


"Como arte-educadora em formação, eu vejo no projeto uma grande oportunidade de aprendizado e estou muito animada."


Beatriz Barros - A Técnica em Teatro está cursando Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília. Na trilha da arte, já passoupor cursos de Maquiagem, Audiovisual, Figurino e Produção Cultural. Atua artesã, educadora social e, agora, arte-educadora na Tríade Brinquedo de Ler.


"Trabalhar com a tríade tá sendo bem surpreendente, o contato direto com a infância de forma intensa quebra conclusões de uma vida inteira. Estar com crianças é achar que tá ensinando mas na verdade tá aprendendo, já que nesse imaginário não existe o óbvio. Faz repensar a relação consigo e a vida. É um projeto lindo e sensível, de muita poética, de muitos sonhos!", comenta a profissional.


Diadorim Silva - Pessoa preta e trans não binária, usa pronomes masculinos e neutros. É ator, diretor, arte educador, produtor cultural, trancista, dreadmaker, grafiteiro e performer. Utiliza da arte para gritar ao mundo suas verdades sobre a vida. Também estudante de Artes Cênicas na Universidade de Brasília, dirige suas pesquisas acadêmicas e teatrais em encontro com a comunidade periférica, preta e trans com a intenção de trazer protagonismo artístico e investigação em cena para corpos dissidentes. É Cocriador e produtor executivo do projeto Grafita!Trans, aprovado no FAC 2021 e em execução em 2023 na cidade de Samambaia. Sobre a experiência com a Tríade, diz:


"Está sendo uma honra pra mim participar da Expedição Brinquedo de Ler, desde o dia que tive o primeiro contato com o projeto, pelos lambes colados no departamento de Artes Cênicas. Dá um frio na barriga em pensar que eu fui escolhido pra monitorar essa experiência incrível com atores tão maravilhosos como a Ana Flávia, Elisa e Guirá. Já acompanhava as duas anteriormente e tô animadíssimo pra trabalhar com elas e com o Guirá também que é uma pessoa super agradável e de energia boa. Acredito que eu irei crescer muito com a expedição e monitorar crianças é sempre um tesouro de aprendizados."


Raiane Castro - Formanda em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília, é professora, atriz, comunicadora e arte educadora.


"O Projeto Expedição Brinquedo de Ler está sendo enriquecedor para minha formação como arte educadora e fascinante para o meu lado criativo e brincante. É uma troca genuína entre as crianças e a comunidade escolar como um todo e com todes do projeto.", explica.


O projeto “Expedição Brinquedo de Ler” é desenvolvido pela Tríade Brinquedo, uma parceria entre as artistas Ana Flávia Garcia, Elisa Carneiro e Gabriel Guirá, que criaram o coletivo a partir do encontro de suas investigações e interseções em diferentes linguagens, pelas quais compartilham desde 2016. A ação conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.


QUEM FAZ

Coordenadora artístico-pedagógica, atriz e arte-educadora: Ana Flavia Garcia

Atriz e arte-educadora: Elisa Carneiro

Arte-educador, dramaturgo, artista gráfico e gestor de mídias: Gabriel Guirá

Equipe de monitoria em arte-educação: Anna Lívia, Beatriz Barros, Diadorim Silva e Raiane Castro

Produtora: Ana Paula Martins

Gestora: Mariana Baeta

Assistente de gestão e produção: Fernando Franq

Assistente de projeto gráfico: Hugo Carvalho

Fotógrafa e cinegrafista: Nath Britto

Assessor de imprensa: Josuel Junior

Trilha sonora: Satanique Samba Trio

Artistas convidados: Anna Menezes, Guilherme Bitencourt e José Regino

Concepção e realização: Tríade Brinquedo

bottom of page