top of page

CONFIRA COMO FOI A RESIDÊNCIA EM DANÇA COM JAQUELINE ELESBÃO NO DF

O projeto CorpoManifesta tem como meta a realização de residências artísticas conduzidas por diferentes mulheres profissionais das artes da cena do Brasil. Na última semana, a primeira ação foi concluída sob o orientação de Jaqueline Elesbão.

Foto: Tatiana Reis
Foto: Tatiana Reis

Artista negra, performer, empreendedora artística, produtora e ativista das questões negras e causas LGBTQIAPN+, Jaqueline Elesbão tem carreira profissional que se estende por mais de 22 anos com grupos de teatro, dança, projetos e montagens coreográficas com participação em festivais nacionais e internacionais. Suas permissões e dedicações artísticas atravessam a performance, teatro, dança, dublagem e cinema. Idealizadora e fundadora do Coletivo Pico Preto, onde é Diretora artística, diretora do Espaço Caos e instrutora e idealizadora do Pilates Corpas Urgentes, vem desenvolvendo sua pesquisa a partir do resgate do prazer em empreender nas relações e investir em tecnologias que distanciam a lógica capitalista.


Ao final da residência, foi realizada uma mostra de resultado para o público. Foto: Tatiana Reis
Ao final da residência, foi realizada uma mostra de resultado para o público. Foto: Tatiana Reis

A residência foi realizada no Centro de Dança, espaço reaberto em 2018 e situado no coração de Brasília. O projeto dialoga com uma cidade planejada para poucos, mas que hoje abraça muitas culturas.  O ciclo de residências colabora com a imagem do Centro de Dança como como aglutinador de ideias e arte, estimulando a livre criação artística e o pensamento crítico.


Sobre a experiência da primeira residência, Jaqueline Elesbão comenta:


Jaqueline Elesbão. Foto: Tatiana Reis
Jaqueline Elesbão. Foto: Tatiana Reis

"Primeiramente agradeço o convite de Edson, e o celebro, por essa iniciativa, esse projeto tão importante que gera espaço para a criação.Cheguei essa semana com muitas expectativas e confesso que fiquei muito surpresa por encontrar tanta gente disposta a trocar, a compartilhar suas intimidades, suas subjetividades.Foi uma semana muito rica que me fez lembrar os velhos tempos em que nos dedicávamos por quatro horas diárias a um processo criativo. Isso é muito raro hoje em dia. Saio de Brasília nutrida, cheia de vontade de seguir criando e estou muito feliz com o que alcançamos em termos de cena e dramaturgia.E tenho que ressaltar que adoraria estar com as próximas convidadas: Moira e Lavínia. Esse projeto é muito massa!! Uma equipe incrível."



PROGRAME-SE

Em maio, o Corpomanifesta receberá Moira Braga (BA) e em junho Lavínia Bizzotto (RJ).


As pessoas interessadas nas próximas ações poderão se inscrever pela internet e vivenciar de perto diferentes metodologias de trabalho. Ao final de cada residência, haverá uma mostra de processos aberta ao público, estimulando e promovendo a sinergia entre artistas e espectadores.


Os interessados devem CLICAR AQUI para preencher a ficha de inscrição.


Comments


oie_transparent (1)_edited.png

© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por artistas, jornalistas e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W
bottom of page