Escritora, atriz e poetisa Cristiane Sobral e o ator, professor e diretor Humberto Pedrancini são os primeiros homenageados pelo Grupo Tripé, podcast que revisita histórias das artes cênicas do DF.
O Grupo Tripé segue insistindo em iniciativas de reconhecimento, valorização, registro e memória das artes cênicas do DF. Depois de projetos como o Prêmio Web de Teatro do DF e a exposição Cenas de Uma Década, agora lança websérie e podcast entrevistando nomes das artes cênicas.
A 1ª temporada de “CONECTA TRIPÉ”, de codinome “Histórias que Inspiram”, convida figuras das Artes Cênicas do DF para falarem de suas trajetórias e sobre a cena cultural local. Foram produzidos para a primeira temporada oito episódios, que tem como enfoque temático a história de artistas do DF com mais de 50 anos. A série será lançada pelo Instagram, TikTok, Youtube, Spotify, Deezer e outras plataformas de conteúdo.
O “CONECTA TRIPÉ” conta com um guarda-chuva de ações artísticas e formativas. Além dos oito episódios com troca de saberes entre artistas, oferecerá uma oficina de “Gestão Pessoal de Redes Sociais” voltada para artistas e agentes culturais de todas as vertentes, com mais de 50 anos, para que possam iniciar ou aprofundar seus conhecimentos sobre uso das redes sociais na gestão e impulsionamento de carreiras.
Uma palestra também será organizada. Com o nome de “Teatro & Internet: problemas e possibilidades”, a ação será voltada para artistas das Artes Cênicas em busca de diálogo e troca de experiências sobre as relações entre teatro, internet e outras tecnologias sociais de produção e difusão de conteúdo.
Em um contexto de excesso de conteúdos compartilhados na internet, é essencial priorizar, valorizar e difundir o patrimônio cultural brasileiro, tanto material quanto imaterial, por meios digitais. Nesse sentido, surgiu a necessidade do Grupo Tripé de promover iniciativas que promovam a diversidade de vozes, perspectivas, histórias e temas, visando aproximar diferentes gerações. A criação desse programa que celebra as carreiras de figuras das Artes Cênicas do DF com mais de 50 anos é uma iniciativa para documentar e integrar digitalmente as trajetórias desses artistas, bem como preservar a riqueza do teatro brasileiro.
Ao interromper dinâmicas de esquecimento, o objetivo é resgatar, documentar e compartilhar digitalmente a memória desses artistas. O lançamento em plataformas digitais é uma escolha estratégica, sendo essas amplamente utilizadas e acessíveis, permitindo que o público tenha fácil acesso ao conteúdo. Além disso, ao escolher esses canais de distribuição, há uma oportunidade de alcançar um público mais jovem, considerando que essas mídias são especialmente populares entre essa faixa etária, oferecendo referências e inspirações de artistas com décadas de experiência, promovendo a interação e diálogo direto entre diferentes gerações. Para a 1ª temporada, um time de apresentadoras e apresentadores diversificado, representativo e com forte atuação na cena teatral do DF dialoga, ao lado do Grupo Tripé, com os oito homenageados desta temporada.
CONFIRA OS HOMENAGEADOS DE OUTUBRO:
CRISTIANE SOBRAL é mãe, atriz, professora, escritora, poeta e dramaturga. Mestre em teatro (UnB), tem onze livros publicados, em vários gêneros. Com mais de trinta anos de carreira no teatro, a multiartista já percorreu cidades brasileiras e países como Angola, Colômbia, Equador, África do Sul e os Estados Unidos, onde fez palestras em universidades, inclusive em Harvard. Em 2022, foi finalista do Prêmio Jabuti de literatura e em 2023 representou o Brasil na Feira do Livro de Maputo, em Moçambique, além de ganhar o Prêmio SESC + Cultura. Seu espetáculo de teatro mais recente é “Esperando Zumbi” e seu livro mais recente é “Caixa Preta”.
HUMBERTO PEDRANCINI é ator, diretor teatral e arte educador com mais de 40 anos de experiência, agraciado com os títulos de “Comendador da Ordem do Mérito Cultural De Brasília” E “Cidadão Honorário De Brasília”. Montou espetáculos antológicos, como “Pedro Malazartes”, “A Cidade Que Não Tinha Rei”, “Capital da Esperança” e “Moby Dick”, atuando também como professor em diversas oficinas e na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Pedrancini foi um dos fundadores de dois grupos teatrais bastante atuantes no DF: o Celeiro das Antas e o Hierofante Companhia de Teatro. Em 2019, foi premiado como Melhor Ator no Festival Brasil de Cinema Itinerante/SP, por sua participação no curta-metragem “ASRA”, dirigido por Caio Cortonesi.
EPISÓDIOS
A partir de 21 de outubro, todas as segundas-feiras, nas plataformas digitais.
ASSISTA POR MEIO DOS LINK:
CONECTA TRIPÉ
1ª TEMPORADA: Histórias que Inspiram
Realização: Grupo Tripé
Coordenação Geral: Elisa Mattos
Idealização e Direção Geral: Gustavo Haeser
Produtores Associados: Ana Quintas e João Pedreira
Produção Executiva: Larissa Souza
Produção Comercial: Tainá Martins
Pesquisa e Roteiros: Nine Ribeiro $alvador
Direção de Cena e Preparação: Larissa Mauro
Direção de Arte: Gabe Castro
Beleza e Visagismo: Isaac Marques
Engenharia Sonora, Edição e Mixagem de Som: Dinho Lacerda
Trilha Sonora Original: João Pedreira com colaborações de Mattoso Ribeiro
Câmera e Edição de Vídeo: Bruno Zakarewicz
Assistente de Câmera: Júlia Zakarewicz
Iluminação: Ana Quintas
Intérprete de LIBRAS: Tatiana Elizabeth
Design Gráfico e Identidade Visual: Manuella Leite
Produção de Conteúdo para Redes Sociais: Zazá Queiroz
Cobertura Fotográfica de Atividades Formativas: Pollyana Sá
Fotografia Still de Set: OCRE IMAGEM | Tatiana Reis, Beatriz Braga e Gabriela Pires
Assessoria de Imprensa: Josuel Junior
Distribuição de Conteúdo: João Pedreira
Apresentadores: Grupo Tripé (Ana Quintas, Gustavo Haeser e João Pedreira), Ana Matuza, Nickolas Campos e Tuanny Araújo
Artistas Participantes: Ana Flávia Garcia, Chico Sant’anna, Cristiane Sobral, Humberto Pedrancini, Márcia Duarte, Marília Abreu, Miltinho Alves e Preto Rezende
Elaboração de Projeto e Gestão Operacional: Grupo Tripé | Gustavo Haeser
Gestão Administrativa e Financeira: Desvio Produções Culturais | Elisa Mattos
Apoio: Castália, A Garimpeira, Alugue Minha Nossa, Portal Conteúdo, Andaime Cia de Teatro, Teatro Brasília Shopping, Coletivo 55, Restaurante Moinho e Secretária de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
CONECTA é uma iniciativa do Grupo Tripé em parceria com a Desvio Produções e coprodução com Sapucaia Lab & AICON Ações Cinematográficas. Esse projeto foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Comments