CONCERTO DA ACADEMIA CLAUDE BRENDEL NO ESPAÇO CULTURAL RENATO RUSSO

O Espaço Cultural Renato Russo recebe, no dia 15 de julho, às 19h30, concerto da Academia Claude Brendel, que coroa o fim de dez dias de ensino musical nas áreas de regência e prática orquestral, com 50 jovens músicos de Brasília.

Conhecido por reger orquestras no mundo todo, o maestro francês Claude Brendel vem com frequência ao Brasil para desenvolver o projeto da academia que leva seu nome, no qual dá aulas de regência orquestral e prática de orquestra a jovens estudantes de música. A iniciativa também oferece bolsas de estudos para um dos maiores conservatórios da França, o Conservatoire à Rayonnement Régional de Rouen.


No concerto de encerramento, o público vai poder conferir de perto o resultado de atividades intensas de preparação musical, nas quais o maestro capacita os jovens para o que há de mais desafiador no mercado da música erudita. Regidos sob a batuta de Brendel, a orquestra apresenta programa que traz músicas do repertório internacional e brasileiro, com um nível altíssimo de preparação.


Claude Brendel, maestro francês aclamado pela crítica internacional. Reverenciado pelo seu ecletismo no repertório e pela sua flexibilidade com as mais diversas formações sinfônicas, Brendel se dedica também à educação com a transmissão de conhecimentos sobre regência orquestral e a formação de músicos pelo mundo, particularmente no Brasil, na Europa e Ásia (China e Vietnã).

Atualmente sediado em Viena, capital mundial da música erudita, Claude Brendel é diretor artístico da Orquestra "La Chambre Concertante Wien". Também, diretor de música no Lycée Français de Viena, onde coordena a formação musical de mais de 2.000 alunos, de 85 nacionalidades, e a Orquestra e o Coro do Lycée. Claude Brendel acaba de ser agraciado pelo governo francês com uma das maiores condecorações do país a personalidades que marcam a história da França “Chevalier dans l'Ordre des Palmes Académiques.”

PROGRAMA DO CONCERTO DE ENCERRAMENTO DA

ACADEMIA CLAUDE BRENDEL - 2022

1 - À BRASILIANA (Timóteo Esteves)

Obra vencedora do CONCURSO DE COMPOSIÇÃO

Estreia mundial

Regência : Maestro Claude Brendel

2 - Prelúdio das Bachianas N.4 para orchestra de cordas (Heitor VILLA-LOBOS 1887-1959)

Homenagem ao Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

Regência : Maestro Claude Brendel

3 - « Pélléas et Mélisande » - Suíte para orquestra Opus 80 (Gabriel FAURE 1845-1924)

I - Prélude : Quasi Adagio

Regência : Regentes destaques da Academia 2022

4 - « Ma Mère l’Oye » - Cinco peças infantis para orquestra (Maurice RAVEL 1875-1937)

V - Le jardin féérique : Lent et grave

Regência : Regentes destaques da Academia 2022

5 - Sinfonia Nº 104 em D Major " London " (1795) - Hob. I:104 (Joseph HAYDN 1732-1809)

I - Adágio e allegro

II - Andante

III - Menuet : Allegro

IV - Finale : Allegro spirituoso

Regência : Maestro Claude Brendel

PROGRAME-SE

Concerto de Encerramento Academia Claude Brendel

Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul, bloco A)

Dia 15 de julho, às 19h30

Ingresso solidário – 1Kg de alimento não-perecível

AS MAIS LIDAS DA SEMANA...