COMETA CENAS NUMA VERSÃO ON-LINE EM 2020

No período de pandemia, o tradicional evento artístico-academico da UnB será realizado no formato on-line entre os dias 09 e 19 de dezembro.

O Cometa Cenas teve início em 1984, quando ainda não havia sido criado o Instituto de Artes. Os alunos de Artes Cênicas do Curso de Educação Artística, segundo o professor João Antônio Lima Esteves, tinham pouquíssimo contato com os profissionais de teatro da cidade e apresentavam seus trabalhos apenas entre eles mesmos. Desse isolamento surgiu a necessidade de criação de um evento onde os alunos de Artes Cênicas, música e Artes Plásticas pudessem, publicamente, apresentar seus resultados de disciplinas ou outras experiências artísticas. Além da comunidade universitária, artistas da cidade, alunos e professores da Faculdade Dulcina de Moraes e professores de escolas secundárias, participavam do Cometa Cenas trazendo seus trabalhos para serem debatidos ou divulgados. Hoje, o Cometa Cenas compreende várias apresentações nas seis salas do Prédio Complexo das Artes, bem como no Teatro Helena Barcellos, nos corredores do prédio ou ao ar livre.


Desde suas primeiras edições, o evento sofreu modificações quanto a sua organização, os tipos de trabalhos e a intensidade das participações de público e estudantes e adaptou-se às condições estruturais, bem como às necessidades e possibilidades conjuntais do corpo discente e docente e do pessoal administrativo do Departamento de Artes Cênicas. Contudo, manteve seus princípios como um evento de caráter pedagógico e cultural que tem contribuído para efetivar a relação entre a produção universitária e as comunidades às quais ela pertence. CONFIRA A PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA


(D)efeito Kuleshov

Disciplina: Projeto de Interpretação Teatral I Direção: Felícia Johansson

Sinopse: Em processo de escrita colaborativa Les Cats entram em processo criativo em meio ao caos pandemônico e navegam experimentalmente na linguagem cinematográfica. Nessa exibição, o público verá os trabalhos experimentais voltados para o conhecimento e reconhecimento da linguagem audiovisual e outros recursos usados no cinema.

Elenco: Ana Balata, Ana Paula, Gabriela Matos, Beatriz Santana, Jiló Medeiros, João Batista, Magno Almeida, Otavio Motte;

Classificação Indicativa: 10 anos


40tena: musical em 5 atos

Disciplina: Laboratório de Criação Cênico Musical Direção: Tiago Mundim

Sinopse: "40tena: musical em 5 atos" é uma criação coletiva da disciplina Laboratório de Criação Cênico-Musical e teve como provocação a situação de isolamento que estamos vivendo na pandemia da COVID-19 em 2020

Elenco: Ana Paula Monteiro, Carolina Nóbrega, Felipe Roscoe, Gabriel Cabral, Gabriel Xavier, Henrique Arouche, Igor Ferreira, João Batista, Júlio Oliver, Maju Souza, Maria Fernanda Pires, Mariano Costa, Pablo Sanches, Paulo Abreu, Priscila Fragoso, Priscila Tavares, Sara Almeida, Stella Montalvão, Vinícius Ávlis, Walison Moraes;

Classificação Indicativa: 16 anos



A Diaba no Meu Pijama Disciplina: Diplomação em Interpretação Teatral Direção: Alice Stefânia

Sinopse: Devido ao isolamento social, o convívio excessivo entre nós e a pessoa que habita nosso pijama se tornou insuportável. Um diálogo agendado de longa data está, finalmente, prestes a acontecer. Será que agora vamos conseguir conviver em paz? Livre adaptação do texto “Ao pequeno sabotador interno” de Fernanda Young.

Atriz criadora: Iasmin de Noronha;

Classificação Indicativa: 12 anos


As Criadas Em Foco Disciplina: Interpretação 3 (noturno)

Direção: Alisson Araújo

Sinopse: Livre adaptação da obra "As Criadas" de Jean Genet. Duas Criadas encenam formas de acabarem com a vida da Madame que as empregas. Numa tensão de erotismo a morte caminha lado a lado dessa relação.

Elenco: Arthur Nóbrega e o Cleiton Rodrigues. Ator convidado: Agamenon de Abreu

Edição: Iury Rosendo

Classificação Indicativa: 16 anos


Autobiograficções em Entretelas Disciplina: TEAC II - Entretelas

Direção: Fernando Villar

Sinopse: A partir de um mapa referencial composto de 3 imagens e um texto vinculados a sua história e desejos cada criador/a realizou uma autobiograficção com tema livre. Esse material parte das investigações realizadas sobre memória, atenção, escritas autobiográficas, ética e hibridismo de linguagem pesquisados durante o primeiro semestre pandêmico.

Elenco: Ale Barata, Bianca Terraza, Bruna Amorim, Clara Rabello, Cristiano Moutella, Davi Lídia, Gabriel Fernandes, Gabriel Rodrigues, Iago Farias, João Ricken, Julia Perdiz, Julia Tempesta, Julia Rehder, Jully Cabral, Letícia Fonseca, Ludmylla Geiger, Luiza Davison, Marina Magalhães, Mayara Nobre, Natália Macedo, Nathan Balzani, Rafaela Giavoni, Taís Bizerril, Thays Oak.

Classificação Indicativa: 16 anos


A Queda De Quem Nunca Foi Anjo Disciplina: Diplomação em Interpretação Teatral Direção: Alice Stefânia

Sinopse: Um dia eu decidi que ia até o céu descobrir por que a gente não tem lugar. Ninguém me atendeu. Minhas asas derreteram e eu fiquei no chão estatelado. Como outros tantos corpos pretos. A solidão, as marcas, os “despedaços”, os afetos (e a falta deles) de uma bixa preta que não queria, mas tem coração.

Ator criador: Igor Ferreira

Classificação Indicativa: 12 anos


Cadeiras Disciplina: TEAC I

Direção: Hugo Rodas

Sinopse: Resultado da disciplina de TEAC I orientada por Hugo Rodas.

Elenco: Leonardo Rodrigues, Inaê Silva, Wanderley Mendes, Julia Tempesta e Ana V Rabelo

Classificação Indicativa: 12 anos


Casa-corpo Corpo-casa Disciplina: Movimento e Linguagem III

Direção: Fabiana Marroni

Sinopse: Bate papo entre participantes

Elenco: Amanda Zoé, Aysha Luíza, Bruna Senseve, Carol Amorim, Giulia Faleiro, Helena Maria, Iago Farias e Titia Maldita.

Classificação Indicativa: Livre


Dramelão

Disciplina: Laboratório de Teatro - Melodrama digital

Direção: Alisson Araujo

Sinopse: Uma minissérie em 3 episódios onde iremos ver encontros e desencontro, amores, mistérios e revelações dentro da fictícia Teamslândia.

Elenco: Alessandra Araújo Amanda Inter Ana Cecília Kresch Brenda Lacerda Claudio Henri Eduardo da Conceição Santana Felipe Lucena João Cury Lorrany Alves Shirley Araújo Victu Conce Wanderley Mendes Xavier

Classificação Indicativa: 16 anos


Desventuras em série.com/error Disciplina: Diplomação em Interpretação Teatral Orientação: Alice Stefânia

Direção/ Ator: João Gabriel Aguiar

Sinopse: João toma banho em um novo normal dia pandêmico. Histórias do passado vêm à tona quando lembranças de erros e situações tão aleatórias quanto bizarras invadem o pacífico banho de João. Tô sofrendo por amor de novo? Será que essa sina um dia acaba? Socorro? Me ajude a segurar essa barra que é banhar com você.

Classificação Indicativa: 16 anos


Elefante Amarelo

Disciplina: PEAC - MOVER

Direção: Arthur Scherdien

Sinopse: Existem por volta de 350 milhôes de pessoas no mundo que possuem um elefante amarelo de estimação. A grande maioria desses animais permanecem em uma sala de estar, em uma cozinha, em um quarto ou até mesmo passeia contigo nas costas

Elenco: Bruno Pupe e Naiara Lira Classificação Indicativa:16 anos


Elevador de Serviço

Disciplina: Diplomação em Interpretação Teatral Direção: Alice Stefânia

Sinopse: Em um prédio muito tranquilo na área nobre de Brasília, um porteiro se depara com uma situação que o deixa sem saber o que fazer. Caroline só queria fazer um filme, tipo a Fernanda Montenegro que quase ganhou o Oscar. Baseado no livro Contos Negreiros por Marcelino Freire.

Elenco: Daniela Souza, Marianne Marinho e Natália Macedo

Classificação Indicativa: 14 anos


ET VOX VERBUM... Disciplina: Voz e Palavra na Performance Teatral Contemporânea 1 Turmas A e B

Direção: César Lignelli

Sinopse: Exercício final da Disciplina realizado individualmente com temática livre em formato de narrativas que mesclam realidades e ficções. Nos vídeos foram trabalhadas relações de sentido entre visualidades (planos, locações, figurinos, adereços e iluminação) e sonoridades (voz, palavra, música e sonoplastia).

Elenco:

Turma A - Aysha Luiza Silva de Sousa, Carolyne Sousa de Amorim, Gabriel Rodrigues da Silva, Giulia Faleiro de Brito, Julia Rehder Rodrigues Barbosa Martins, Ludmylla Nunes Geiger, Nathan Balzani de Carvalho, Tais Andrade Bizerril, Titia Oliveira dos Santos.

Turma B - Arthur Travassos De Arruda Nobrega, Amanda Paula Silva e Borges, Bruna de Sousa Amorim, Cleiton Rodrigues Da Silva

Classificação Indicativa: Livre


Experimento Cênico-Visual: Esquecer Direção: Lino Nilo

Sinopse: Na solidão de um quarto, um ator em decadência vivencia momentos de angústia e abandono. O silêncio permeia a sua existência, misturando-se com a dor da ausência. O silêncio também é resposta? O silêncio é a ausência mais visitada?

Elenco: Gabriel Cabral

Classificação Indicativa: 10 anos


EXPERIMENTOS EM VIDEOPERFORMANCE Disciplina: Interpretação Teatral IV

Direção: Ana Vaz

Sinopse: Experimento cênico de criação de videoperformances individuais, partindo de interesses pessoais de cada performista e sua relação com o isolamento social, abordando temas como: ancestralidade, gênero, memória, patriarcado, o contexto das queimadas e a dificuldades com o ensino remoto.

Elenco: Amanda Fatima Serra Carvalho, Ana Carolina Ferreira Nóbrega Alves, Bruna Teixeira Lamounier, Magno Martins de Oliveira Junior, Marconi Cristino Silva

Classificação Indicativa: 14 anos


Mulheres

Disciplina: Interpretação teatral III

Direção: Ana Vaz

Sinopse: Trabalho desenvolvido a partir de um processo híbrido que mescla as linguagens da dança, do teatro e do vídeo, que teve como resultado a criação de quatro cenas baseadas nas personagens de Antígona, da obra "Antígona", Nora Helmer de "A casa de bonecas", a viúva da obra "Agreste" e Cinderela, da versão dos Irmãos Grimm.

Elenco: Amanda Paula Silva e Borges, Ana Paula Monteiro, Aysha Luíza Silva de Sousa, Giulia Faleiro de Brito

Classificação Indicativa: 14 anos


Multiplicidade

Disciplina: A Voz em Performance - Turma B

Direção: Tiago Mundim

Sinopse: Mais do que diversidade, "Multiplicidade" traduz os anseios da turma em cantar sobre o indivíduo, sobre o diferente, sobre o coletivo e sobre o múltiplo. É sobre multiplicar o discurso das minorias e conquistar ainda mais os espaços político-sociais das pessoas que não necessariamente são minoria em quantidade, mas são excluídas pela sua cor, identidade sexual e/ou religião.

Elenco: Brenda Lacerda, Fabi Souza, Ilgner Boyek, Jaqueline Luchesi, João Machado, Luiz Lemes, Nadyne Uakti, Paulo Abreu, Rebeca Alvim, Rian Lisboa, Thiago Bellargo, Victor Oliveira.

Classificação Indicativa: 16 anos


Muto - Banda Narciso Lyrio

Disciplina: Direção

Orientação: Gabriel Coelho

Direção: Carla Veras

Sinopse: Vídeo clipe de música autoral desenvolvido com base em uma dramaturgia do movimento e conceitos da musicalidade aplicada a cena, co