top of page

COMEÇOU O FESTIVAL DE CENAS CURTAS 1/4 DE CENA - DF

Mostra reúne propostas cênicas - em diferentes linguagens - e descortina a produção local contemporânea pensada para o palco

Aberto à experimentação! Esse é o fundamento do festival, que acontece ao longo de quatro dias, de 2 a 5 de novembro, no SESC Garagem da 913 Sul e com ingressos a R$ 20. Serão apresentadas, ao todo, 18 criações artísticas, com duração de até 15 minutos cada, que vão do drama à comédia, da ficção à fantasia, expressas no teatro, dança, circo e performance.

Nas quatro sessões o público terá a oportunidade de conferir pesquisas em linguagens experimentais, cenas ainda em processo de construção ou prontas, e recortes de espetáculos, inéditos ou não. Todas, fruto da criação de consagradas/os ou amadoras/es dramaturgos/as, atrizes/atores, diretores/as e intérpretes criadores/as.

As noites de 2, 3 e 4 de novembro serão dedicadas às cenas recomendadas para maiores de 16 anos. Já a tarde de domingo, dia 5, será ao público infantil, quando a criançada vai se divertir com seis momentos de arte circense, palhaçaria, magia e teatro. Programação completa em www.umquartodecenafestival.com.br.

Apesar de curtas, não cabe avaliar que as cenas são menos elaboradas. Todas têm sua equipe de produção e criação, que leva ao palco luz, figurino e cenário, além de dramaturgia coerente e direção complexa e bem cuidada. As cenas, que compõem a programação, foram selecionadas por um corpo de curadoras, dentre 65 inscritas no chamamento. O que demonstra a força deste formato na produção cênica do DF.

Competitivo, o Festival vai premiar cenas vencedoras, eleitas pelo público, com obras de arte como troféu. Obras essas assinadas pelo reconhecido artista plástico Wagner Hermusche.

Além do palco e antecedendo o Festival, foram promovidas duas mentorias com os diretores e dramaturgos Jonathan Andrade e Denis Camargo. E, durante a realização, haverá bate-papo aberto ao público, uma instalação audiovisual, com autoria de VJ Nibêra e euFraKtus_X, pensada em consonância com a exposição de obras do artista visual Wagner Hermusche, ambas apresentadas no Foyer do Teatro SESC Garagem.

O Festival de Cenas Curtas ¼ de Cena, idealizado pela atriz e produtora Janaina Mello, nasceu em 2015 com o intuito de promover a produção de artistas independentes, grupos e companhias de todo o Distrito Federal. A realização do Festival conta com fomento do FAC - Fundo de Apoio à Cultura do DF.

O tema que norteia a edição deste ano do Festival é DEUS EX MACHINA, que diz sobre resoluções inesperadas e sobrenaturais. Segundo Janaina, “essa expressão, enraizada no teatro grego antigo, simboliza intervenções súbitas, irônicas e críticas. Em contraste, o festival celebra a tecnologia do corpo e as artes vivas, desafiando convenções e expectativas”, que convida: “abraçamos a era virtual, mas chamamos todos a redescobrirem a tecnologia presencial”.

Programação:

2 de novembro, quinta-feira

Breve Costura Ancestral, com Likidah, Diadorim Silva, Mylena Edna

Coisamente, com André Kainan

Último Dia, da Raiz de 3

Manifesto para Viver mais, com Janaína Valente

3 de novembro, sexta-feira

Filme, do Grupo Caras e Teatro Multifácico

Coaching de Memória, do Circo Travessia

Pai Nosso, do Coletivo ARAR e Arte Resistência e Afeto

Nascida do Chifre do Boi, com Elisa Carneiro

4 de novembro, sábado

Rasga Cara, mas nem tanto, do Teatro Pândego

Mosca Varejeira e Beija-flor, do Coletivo de Teatro Enleio e Sutil Ato

Vazio, do ChamaDOS Lúdicos

Se os Tubarões Fossem Homens, da La Casita Amarilla e AUGE Produtora

PROGRAME-SE

4ª Edição do Festival de Cenas Curtas ¼ de Cena

Local: SESC Garagem da 913 Sul

Dias: de 2 a 5 de novembro de 2023

Horários das sessões: de quinta-feira a sexta, a partir das 20h, e domingo, a partir das 16h. Todas com tradução simultânea em Libras.

Visitação à exposição e instalação audiovisual: a partir das 19h

Classificação indicativa: confira em www.umquartodecenafestival.com.br

Comments


bottom of page