top of page

COLETIVO NINJA LOKA FORTALECE REDE DE PRODUÇÃO CULTURAL NA AMÉRICA LATINA

As produtoras culturais Janaína Mello e Carol Barreiro, fundadoras do coletivo Ninja Loka Produção, estão de partida para uma caravana de produção de festivais independentes de teatro e dança entre Peru, Chile e Brasil.

Foto: Juliana Caribé

Em 2018 na realização da 2 edição do festival internacional DF Improvisa dança, as ninjas trouxeram a Brasília bailarinos, criadores e produtores de festivais de dança envolvendo seis países: Brasil, Peru, Chile, Equador, Uruguai e Argentina. Agora, a Ninja Loka Produção estará diretamente envolvida em seis festivais de dezembro de 2019 a fevereiro de 2020. São eles:


7 ªResidencia Interdisciplinar de improvisação conexões BSB-GO-Cusco/Peru;

11 Encuentro de Danza Contacto Improvisacion em Santiago do Chile;

 9º Encontro Internacional de Contato Improvisação em São Paulo;

Transformando pela Prática, Festival de Contato Improvisação,  Gamboa, SC/ Brasil.


Além de participarem das equipes de produção e programação formativa, também representarão grupos, artistas e projetos desenvolvidos no DF em roda de negócios do Santiago a Mil, importante festival internacional voltado as artes cênicas em Santiago do Chile.  Para a ida ao Chile as produtoras foram contempladas com o edital Conexão Cultura, importante programa do Fundo de Apoio à Cultura do DF que apoia viagens para capacitação e participações em eventos nacionais e internacionais. Carol Barreiro irá ministras aulas de dança e artes marciais e Janaína Mello estará na assistência de produção do 11 Encuentro de Danza Contacto Improvisacion em Santiago do Chile. O apoio recebido pelo FAC para a ida do Ninja Loka produção ao Chile permite continuidades e possibilidades de estender intercâmbios, difusão e circulação da produção local e para outros artistas do DF.  


A resistência tem sido a marca da Ninja Loka Produção. Neste ano de 2019 foram dois festivais realizados de forma independente ou sem apoio do fundo de cultura: O DF Improvisa Dança convida NIC/ SP e o 1/4 de cena Festival de cenas curtas. Devido ao congelamento do edital de áreas culturais do FAC-2018, as produtoras decidiram arriscar, sem nenhum retorno financeiro, ao erguer encontros na área da cultura sem a verba e o apoio das políticas públicas do DF. No retorno a Brasília a Ninja Loka irá ofertar uma mesa de debate e aulas de dança como contrapartida do projeto do Conexão Cultura, onde irão expor a vivencia e compartilhar a experiencia dessa jornada de 2 meses de viagem.


Itinerário Ninja

- 2 de dezembro a 05 de Janeiro 2020 - Vale sagrado dos incas-Cusco, Peru encontro internacional 𝗚𝗘𝗦𝗧𝗨𝗔𝗟𝗜𝗗𝗔𝗗 𝗗𝗘𝗟 𝗖𝗨𝗘𝗥𝗣𝗢 𝗖𝗢𝗟𝗘𝗖𝗧𝗜𝗩𝗢 7 ª 𝗥𝗲𝘀𝗶𝗱𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗱𝗶𝘀𝗰𝗶𝗽𝗹𝗶𝗻𝗮𝗿 de 𝗜𝗺𝗽𝗿𝗼𝘃𝗶𝘀𝗮𝗰𝗶𝗼́𝗻 conexões BSB-GO-Cusco/Peru.

- 6 a 15 de Janeiro 2020 - 11° encuentro de danza contacto inprovisacion em Santiago do Chile

- 16 a 21 de Janeiro 2020 -  Santiago a Mil - Chile

- 17 a 24 de janeiro 2020 -  11º Encontro Internacional de Contato Improvisação de São

- 26 de janeiro a 3 de fevereiro 2020 - 9º Encontro Internacional de Contato Improvisação em São Paulo

- 6 a 18 de fevereiro de 2020 - Transformando pela Prática, Festival de Contact Improvisacion, en la playa de Gamboa, SC, Brazil. De 6 a 18 de febrero de 2020.


Infos: @Ninjalokaproducao

Janaína Mello -  (61) 9 8632-1907

Carol Barreiro – (61) 9166-3900

bottom of page