top of page
  • davicdm

CIRCO TRAVESSIA REALIZA CIRCULAÇÃO EM COMUNIDADES RURAIS DO DF

Projeto Parabólica Show na Roça vai contemplar as zonas rurais de Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal. Na programação: espetáculo, prosas, cine e oficinas gratuitas

Foto: Diego Bresani

Durante o mês de junho, o Circo Travessia promove o projeto Parabólica Show na Roça. A iniciativa vai realizar oito apresentações do Parabólica Show, espetáculo solo da artista circense Lelê Marins, passando por assentamentos, acampamentos e escolas rurais de Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal. Cada apresentação será seguida de bate-papo com o público e de atividades livres que incluem exibição de filmes e oficinas abertas para toda a comunidade. Tudo com entrada franca.


Em Parabólica Show, Lelê Marins apresenta um espetáculo solo de rua, palhaçaria, música e interação direta com o público, dando continuidade à sua linha de atuação e pesquisa na comicidade feminina, itinerância e palhaçaria de rua. Originalmente criada em 2019, com o nome de Hiperbólica, a montagem já circulou por vários festivais do DF e de estados das regiões Nordeste e Sudeste. Em 2023, com direção da palhaça argentina Letícia Vetrano, o espetáculo ganha uma nova dramaturgia e estética (figurino e cenário), sendo rebatizado de Parabólica Show. Após entrar em cena com a Palhaça Superela, protagonista do Parabólica Show, Lelê Marins promoverá rodas de conversa com o público, abrindo espaço para uma interação mais afetiva, especialmente com as crianças. Cada comunidade receberá também uma das seguintes atividades livres, facilitadas por artistas convidados/as: Vivência em Palhaçaria, com Ana Luiza Bellacosta; Oficina de Malabares, com João Gabriel Aguiar; Oficina de Dança Braking, com Julia Maia; e Cinema ao Ar Livre, na Kombi do Circo Travessia.


A realização do Parabólica Show na Roça conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.


Itinerâncias e descentralização da arte

A macrorregião que engloba Sobradinho, Sobradinho II, Planaltina e Fercal possui uma vasta população que habita em zonas rurais, incluindo comunidades que trabalham com agricultura familiar e escolas rurais. A escolha do projeto por estes territórios vem da busca por descentralizar o acesso às artes circenses e da ativa experiência da artista Lelê Marins em travessear por assentamentos, escolas e locais em situação de vulnerabilidade. Para tanto, toda a itinerância é feita na Kombi do Ciro Travessia, com um estrutura compacta que permite a chegança nos mais variados espaços. Um picadeiro móvel!


Sinopse do espetáculo

Parabólica Show é um programa de TV inusitado, que receberá pela 1ª vez uma convidada que é um fenômeno sobrenatural: Superela! Uma apresentadora estranha e uma convidada super poderosa, duas personalidades chocantes e uma grande confusão em meio a mistérios revelados! Duração: 40 minutos. Classificação: livre. Sobre a artista Lelê Marins é palhaça e produtora cultural de Brasília. É fundadora do Circo Travessia, uma cia de uma mulher só! Com seus números e espetáculos autorais, desde 2014 participa dos principais festivais de teatro, circo e palhaçaria do Brasil, tendo circulado por mais de 100 cidades de todas as regiões do país. Como produtora cultural, idealizou e coordenou o Laboratório de Palhaças e Palhaços (Brasília/2018/2023), além de outros festivais e projetos de circulação de espetáculos. Em 2018, foi premiada com o Melhor Espetáculo de Rua no Prêmio Sesc de Teatro Candango, com o “Segura, mamãe!”, da Cia da Sorte. PROGRAME-SE Circulação Parabólica Show na Roça QUANDO: 08, 11, 17, 21, 24 e 28 de junho ONDE: assentamentos, acampamentos e escolas rurais de Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal ENTRADA: franca CLASSIFICAÇÃO: livre REDES SOCIAIS: www.instagram.com/circo.travessia ENTREVISTAS (Lelê Marins): 61 9.8491.4943 PROGRAMAÇÃO - 08 de junho (quinta) - 18h: Acampamento Margarida Alves - Sobradinho - 11 de junho (domingo) - 17h: Acampamento Nelson Mandela - Sobradinho - 17 de junho - (sábado) 17h: Assentamento Oziel Alves - Planaltina - 21 de junho (quarta) (manhã e tarde): Escola Classe Queima Lençol - Fercal - 24 de junho (sábado) - 14h: Acampamento 8 de Março - Planaltina - 28 de junho (quarta) (manhã e tarde): Escola Classe Morro do Sansão - Sobradinho II

Comments


bottom of page